(FAC. PEQUENO PRÍNCIPE) As moléculas dos combustíveis orgânicos – glicose, ácidos graxos e alguns aminoácidos - fornecidas pela alimentação são oxidadas para liberar moléculas do grupo acetil do acetil-CoA. Esse acetil-CoA é introduzido no ciclo de Krebs (ou ciclo do ácido cítrico), uma das etapas da respiração celular.
O ciclo de Krebs é responsável por cerca de dois terços da oxidação total dos compostos de carbono da maioria das células. Nesse ciclo, serão liberados elétrons de alta energia que serão transportados pelo NADH e pelo FADH2 .
Observe, a seguir, o ciclo de Krebs.
É CORRETO afirmar que esse ciclo:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 12.1 Probabilidade
Caio, Larissa e Pedro são primos e foram passar o final de semana com os avós. Como de costume, a louça do almoço ficou por conta deles. No domingo, resolveram que a decisão de quem realizaria a tarefa aconteceria num jogo de moedas. Eles jogariam duas moedas simultaneamente. Se saíssem duas caras, Larissa lavaria a louça; se saíssem duas coroas, Pedro lavaria; se saísse uma cara e uma coroa, Caio ficaria incumbido de tal tarefa. A probabilidade de Caio ter de lavar a louça era de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto: “Prezados diretores [...] Envio esta carta para contestar a falta de atenção da empresa ao parar na madrugada durante a viagem para que dois passageiros embarcassem porque perderam o horário de partida na linha Maringá-São Paulo. No entanto, alguns passageiros perderam compromissos devido ao atraso [...]” Texto escrito por aluno do Ensino Fundamental. CECILIO, Sandra R. O ensino de língua portuguesa e os gêneros discursivos: um estudo de
análise linguística a partir dos gêneros carta de reclamação e texto de divulgação científica.
Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp087391.pdf>.
Acesso em: 20 dez. 2017.
O sentido da frase destacada estará correto se a locução conjuntiva “No entanto” for substituída por:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UECE) Fatos experimentais mostram que a força de um ácido aumenta com
- a diminuição de sua cadeia carbônica;
- a substituição de um átomo de hidrogênio por um átomo de halogênio;
- o aumento da eletronegatividade do halogênio;
- a proximidade do átomo do halogênio em relação à carboxila;
- o aumento do número de hidrogênios substituídos.
Usando as informações acima, coloque os ácidos listados a seguir na ordem de suas forças, numerando-os de 1 a 5, considerando o de número 5 o mais forte e o de número 1 o mais fraco.
( ) ácido 3-bromo-hexanoico
( ) ácido 2,3-diclorobutanoico
( ) ácido 2-cloropentanoico
( ) ácido heptanoico
( ) ácido tricloacético
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A ARMA DA PROPAGANDA
O governo Médici não se limitou à repressão. Distinguiu claramente entre um setor significativo mas minoritário da sociedade, adversário do regime, e a massa da população que vivia um dia a dia de alguma esperança nesses anos de prosperidade econômica. A repressão acabou com o primeiro setor, enquanto a propaganda encarregou-se de, pelo menos, neutralizar gradualmente o segundo. Para alcançar este último objetivo, o governo contou com o grande avanço das telecomunicações no país, após 1964. As facilidades de crédito pessoal permitiram a expansão do número de residências que possuíam televisão: em 1960, apenas 9,5% das residências urbanas tinham televisão; em 1970, a porcentagem chegava a 40%. Por essa época, beneficiada pelo apoio do governo, de quem se transformou em porta voz, a TV Globo expandiu se até se tornar rede nacional e alcançar praticamente o controle do setor. A propaganda governamental passou a ter um canal de expressão como nunca existira na história do país. A promoção do “Brasil grande potência” foi realizada a partir da Assessoria Especial de Relações Públicas (AERP), criada no governo Costa e Silva, mas que não chegou a ter importância nesse governo. Foi a época do “Ninguém segura este país”, da marchinha Prá Frente, Brasil, que embalou a grande vitória brasileira na Copa do Mundo de 1970.
Boris Fausto, História do Brasil. Adaptado.
(FUVEST 2016 1° FASE) A estratégia de dominação empregada pelo governo Médici, tal como descrita no texto, assemelha-se, sobretudo, à seguinte recomendação feita ao príncipe – ou ao governante – por um célebre pensador da política:
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(IFPE) “A população ribeirinha da Zona da Mata Sul e do Agreste de Pernambuco enfrentou nesta sexta-feira (21/07/2017) mais uma enchente que deixou ruas e casas alagadas, além de famílias desabrigadas e desalojadas. É a segunda cheia na região em menos de dois meses. De acordo com moradores de Escada e Ribeirão, na Mata Sul, os Rios Sapucagi, Ipojuca e Amaraji transbordaram com as chuvas dos últimos dias”.
Disponível em < http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2017/07/22/zona-da-mata-sul-de-pernambuco-mais-uma-vez-atingida-por-enchentes-296835.php > Acesso em 17 de out. 2017.
A leptospirose é uma enfermidade associada à bactéria da espécie Leptospira interrogans. Ratos contaminados com a bactéria liberam-na na água através de sua urina. A bactéria dissemina-se na água e consegue penetrar na pele humana exposta e submersa, principalmente se houver arranhões ou ferimentos, o que resulta na doença. O doente apresenta febre alta, calafrios, dores de cabeça, musculares e articulares. Sabe-se que vetor biológico é o transmissor de uma doença e o agente etiológico é o causador da mesma.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje: os seres vivos. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013. 320p.
O primeiro texto nos remete ao problema das inundações decorrentes da poluição e do mau planejamento de barragens projetadas para abastecer cidades da Mata Sul de Pernambuco. Além do transtorno do desalojamento populacional, há risco de propagação de doenças como a leptospirose, a qual possui as características apresentadas no segundo texto. Desse modo, na leptospirose