Será que as coisas lhe pareceriam diferentes se, de fato, todas elas existissem apenas na sua mente — se tudo o que você julgasse ser o mundo externo real fosse apenas um sonho ou alucinação gigante, de que você jamais fosse despertar? Se assim fosse, então é claro que você nunca poderia despertar, como faz quando sonha, pois significaria que não há mundo “real” no qual despertar. Logo, não seria exatamente igual a um sonho ou alucinação normal.
NAGEL, T. Uma breve introdução à filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
O texto confere visibilidade a uma doutrina filosófica contemporânea conhecida como:
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | 8º Ano
Read the text and answer question.
The first men to walk on the moon
On 20th July 1969, NASA met President Kennedy's challenge, and Neil Armstrong and Buzz Aldrin became the first and second men to walk on the moon.
Michael Collins (centre) waited for them in orbit around the moon, in the command module spacecraft that would take them all home.
When they landed, the first words said on the moon were "the Eagle has landed", and as Neil Armstrong stepped onto the moon's surface he said "that's one small step for man, one giant leap for mankind.
They explored the moon's surface for less than three hours, collecting 22 kilograms of rocks for study back on earth. When they returned to earth they were welcomed as celebrities, and international heroes!
Available at: http://www.spacekids.co.uk/moon/. Access on: April 29th 2012
Ask questions to the following answers
.
1. ________________________________________________________________________________________?
Neil Armstrong and Buzz Aldrin were the first men to walk on the moon.
2. ________________________________________________________________________________________?
Michael Collins waited for them in orbit around the moon for three hours.
3. ________________________________________________________________________________________?
Neil Armstrong and Buzz Aldrin walked on the moon on 20th July 1969.
4. ________________________________________________________________________________________?
Neil Armstrong and Buzz Aldrin collected 22 kilograms of rocks to study.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Disponível em: <http://www.praticapropaganda.com.br/arquivo/396>. Acesso em 29 nov. 2015.
Enunciado:
Nesse anúncio, a comparação entre a teoria e a prática evidencia qual posicionamento ideológico do produtor do texto?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
A última travessura
Adolescentes usam toque de celular numa frequência que muitos adultos não escutam
Há muito as escolas decretaram que telefone celular só entra em sala de aula desligado e, de preferência, guardado bem no fundo da mochila. É compreensível. Não faz sentido que a lição seja interrompida pela versão digitalizada do último sucesso de Britney Spears – ou por coisa ainda pior. Agora, um grupo de adolescentes ingleses descobriu uma maneira engenhosa de burlar essa norma. Eles criaram um toque de celular, semelhante a um apito, que a maioria dos adultos não consegue ouvir. Com isso, podem receber avisos de mensagens armazenadas no celular, ou até mesmo chamadas, sem que a professora se dê conta da infração cometida bem à sua frente. O segredo está na frequência sonora em que o toque é executado: 17 quilohertz, o que resulta num som extremamente agudo. A ciência ensina que a perda gradativa da audição decorrente da idade, ou presbiacusia, começa com a menor percepção dos tons mais altos do espectro sonoro. O toque criado pelos garotos ingleses encontra-se justamente numa faixa do espectro que não é percebida pela maioria das pessoas com mais de 29 anos. "Em geral, não se percebe essa perda ao longo da vida porque poucos sons que ouvimos no dia a dia são emitidos em frequências tão altas", explica o otorrinolaringologista Ricardo Bento, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
CAMARGO, Leoleli. (Fragmento). Disponível em:
<http://veja.abril.com.br/210606/p_094.html> Acesso em: 20 out. 2011.
O enunciador do texto, o repórter, por vezes assume o discurso do professor, praticamente confundindo sua voz com a deste. Isso fica claro em
- Biologia | 05. Embriologia
(UFU) Observe os diferentes tecidos apresentados nas figuras I, II, III e IV.
As origens embrionárias dos tecidos são, respectivamente,
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: A mãe de Luana e Lucas comprou alguns materiais escolares para eles usarem na sala de aula. Luana e Lucas resolveram contar quantos lápis os dois tinham juntos.
Enunciado:
Leia as dicas.
É um número maior que 400.
É um número menor que 800.
É um número formado por 3 algarismos iguais.
É um número par.
A soma dos algarismos do número de lápis é 18.
Quantos lápis os dois têm juntos?