O quadrado ABCD, de centro O e lado 2 cm, corresponde à trajetória de uma partícula P que partiu de M, ponto médio de AB, seguindo pelos lados do quadrado e passando por B, C, D, A até retornar ao ponto M.
Seja F(x) a função que representa a distância da partícula P ao centro O do quadrado, a cada instante de sua trajetória, sendo x (em cm) o comprimento do percurso percorrido por tal partícula. Qual o gráfico que representa F(x)?
Questões relacionadas
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Da análise do esquema que resume o dogma central da biologia celular, é correto afirmar que o vírus do HIV é uma exceção a esse fluxo unidirecional de informação, porque
- Biologia | 3.3 Vitaminas
(FATEC) “São substâncias orgânicas particulares que entram na constituição de diversas coenzimas de fermentos que catalisam processos metabólicos gerais e especiais. São de origem endógena nos vegetais verdes e em numerosos organismos unicelulares, e exógena nos metazoários. São necessários em quantidades muito pequenas e distinguemse dos outros constituintes da matéria viva porque não representam fontes de energia e não desempenham funções plásticas”.
O texto refere-se:
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Australians are not known for their love of boat people. They famously turned away a small group of Afghan refugees at the height of the war and rather amusingly, ran a scare campaign featuring crocodiles and sharks to deter would-be immigrants. But if global warming continues at its current rate, neighbouring Pacific islands could be lost to floods and Australia will be facing a new kind of intruder: climate refugees. Although the Red Cross produced a report four years ago estimating that 58 per cent of refugees are caused by environmental factors, no one has made any attempt to tackle the issue. Oxford University’s Norman Myers recently claimed that there could be an estimated 150 million environmental refugees within the next 50 years, and half of these could land on Australia’s doorstep. But the UN refuses to grant them refugee status, and aid groups and environmentalists squabble over whose responsibility they are.
DAZED & CONFUSED July 2005
(FUVEST 2006 1ª FASE) Which of these statements is true according to the passage?
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UECE) Relacione, corretamente, as fases da mitose, com algumas das suas características, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:
1. Prófase
2. Metáfase
3. Anáfase
4. Telófase
( ) Os cromossomos se tornam visíveis e inicia a formação do fuso mitótico.
( ) Os centrômeros se alinham na placa equatorial.
( ) O envoltório nuclear e o nucléolo se refazem.
( ) As cromátides-irmãs migram para polos opostos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Filosofia | 2. Antiga(UEL) Leia os textos a seguir.
Sim bem primeiro nasceu Caos, depois também Terra de amplo seio, de todos sede irresvalável sempre.
HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. 3.ed. Trad. de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1995. p.91.
Segundo a mitologia ioruba, no início dos tempos havia dois mundos: Orum, espaço sagrado dos orixás, e Aiyê, que seria dos homens, feito apenas de caos e água. Por ordem de Olorum, o deus supremo, o orixá Oduduá veio à Terra trazendo uma cabaça com ingredientes especiais, entre eles a terra escura que jogaria sobre o oceano para garantir morada e sustento aos homens.
“A Criação do Mundo”. SuperInteressante. jul. 2008. Disponível em:. Acesso em: 1 abr. 2014.
No começo do tempo, tudo era caos, e este caos tinha a forma de um ovo de galinha. Dentro do ovo estavam Yin e Yang, as duas forças opostas que compõem o universo. Yin e Yang são escuridão e luz, feminino e masculino, frio e calor, seco e molhado.
PHILIP, N. O Livro Ilustrado dos Mitos: contos e lendas do mundo. Ilustrado por Nilesh Mistry. Trad. de Felipe Lindoso. São Paulo: Marco Zero, 1996. p.22.
Com base nos textos e nos conhecimentos sobre a passagem do mito para o logos na filosofia, considere as afirmativas a seguir.
I. As diversas narrativas míticas da origem do mundo, dos seres e das coisas são genealogias que concebem o nascimento ordenado dos seres; são discursos que buscam o princípio que causa e ordena tudo que existe.
II. Os mitos representam um relato de algo fabuloso que afirmam ter ocorrido em um passado remoto e impreciso, em geral grandes feitos apresentados como fundamento e começo da história de dada comunidade.
III. Para Platão, a narrativa mitológica foi considerada, em certa medida, um modo de expressar determinadas verdades que fogem ao raciocínio, sendo, com frequência, algo mais do que uma opinião provável ao exprimir o vir-a-ser.
IV. Quando tomado como um relato alegórico, o mito é reduzido a um conto fictício desprovido de qualquer correspondência com algum tipo de acontecimento, em que inexiste relação entre o real e o narrado.
Assinale a alternativa correta.