(UFRGS) Sabe-se que a replicação do DNA é semiconservativa. Com base nesse mecanismo de replicação, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) O DNA original atua como molde, e cada novo DNA possui uma fita antiga e outra nova.
( ) Os quatro ribonucleosídeostrifosfatados, dATP, dGTP, dCTP e dUTP, devem estar presentes.
( ) O DNA deve ser desnaturado (desenrolado)para tornarse acessível ao pareamento das novas bases.
( ) A enzima DNA polimerase adiciona nucleotídeos novos de acordo com o molde de DNA.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Diz-se, em termos gerais, que é preciso “falar a mesma língua”: o português, por exemplo, que é a língua que utilizamos. Mas trata-se de uma língua portuguesa ou de várias línguas portuguesas? O português da Bahia é o mesmo português do Rio Grande do Sul? Não está cada um deles sujeito a influências diferentes ― linguísticas, climáticas, ambientais? O português do médico é igual ao do seu cliente? O ambiente social e o cultural não determinam a língua? Estas questões levam à constatação de que existem níveis de linguagem. O vocabulário, a sintaxe e mesmo a pronúncia variam segundo esses níveis.
VANOYE, F. Usos da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1981 (fragmento).
Na fala e na escrita, são observadas variações de uso, motivadas pela classe social do indivíduo, por sua região, por seu grau de escolaridade, pelo gênero, pela intencionalidade do ato comunicativo, ou seja, pelas situações linguísticas e sociais em que a linguagem é empregada. A variedade linguística adequada à situação específica de uso social está expressa
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
BROCOS, M. A Redenção de Cam. 1895. Disponível em: https://pt.wikipedia.org. Acesso em: 3 mar. 2021.
O quadro, que “remete à imagística cristã da natividade”, mostra, da esquerda para direita, uma senhora negra, descalça sobre um chão de terra, que ergue as mãos e os olhos aos céus ao lado de uma mulher, provavelmente sua filha, de tom de pele mais claro, que segura seu bebê, branco, no colo e um homem branco à sua direita.
A pintura explicita um movimento iniciado no Brasil que visava o(a)
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O texto menciona a primeira forma de ocupação da América Portuguesa, o sistema de capitanias hereditárias.
Uma das razões que levou Portugal a adotar esse sistema no Brasil está associada à
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
Uma partícula, executando um movimento harmônico simples, move-se ao longo de um eixo Ox e sua posição, em função do tempo ao longo desse eixo é representada no gráfico da figura abaixo.
A partir da análise do gráfico, a função horária, em unidades SI que representa corretamente o movimento harmônico simples descrito por essa partícula é:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(ACAFE) Laboratório recria coração fóssil de peixe, traça evolução e ajuda medicina
Uma pesquisa coordenada pelo Laboratório Nacional de Biociências (LNBIo), em Campinas (SP), em parceria com 12 universidades e instituições brasileiras e estrangeiras, recriou o coração fóssil de um peixe que existiu entre 113 e 119 milhões de anos e foi encontrado na Chapada do Araripe, no Ceará, um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. A pesquisa iniciada há dez anos foi publicada na revista britânica Elife e pode abrir caminho para o esclarecimento da evolução cardíaca dos fósseis dos animais mais primitivos e auxiliar no futuro na cura de doenças cardíacas em humanos.
Fonte: g1.globo, 20/04/2016
Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.
I - Os fósseis são uma forte evidência da evolução porque podem nos fornecer indícios de parentesco entre espécies diferentes que habitaram o planeta e os seres viventes atuais.
II - Além dos registros fósseis, a Teoria Evolucionista reúne uma série de evidências e provas da evolução das espécies, como os órgãos vestigiais, provas moleculares, embriologia comparada e as analogias e homologias. Como exemplo de homologia, podem ser citadas as asas de insetos e asas de aves.
III - Uma visão evolutiva das espécies estabelece que os animais do subfilo Vertebrata teriam um ancestral comum do qual derivariam as demais classes desse subfilo. Assim, o grau de complexidade dos órgãos e sistemas corporais seria progressivo com o avançar na escala evolutiva, saindo de estruturas mais simples e primitivas nos peixes até atingir estágios de maior complexidade nas aves e mamíferos.
IV - O coração dos peixes é primitivo, em forma de tubo contínuo, com duas cavidades, um átrio e um ventrículo. Assim, o sangue proveniente do corpo, rico em CO2, passa pelas brânquias, onde por difusão realiza as trocas gasosas com a água. O sangue oxigenado, portanto arterial, sai das brânquias e vai até o coração, onde é bombeado para todo o corpo. Esse tipo de circulação é denominada simples e completa.
V - De acordo com a Teoria Sintética, a evolução pode ser elucidada por fatores evolutivos, como por exemplo, as mutações, a recombinação gênica e a seleção natural. Enquanto a mutação e a recombinação aumentam a variabilidade genética nas populações, a seleção natural age na diminuição, visto que indivíduos com genes desfavoráveis à determinada condição ambiental tendem a ser eliminados e junto com eles seus genes.
Todas as afirmações corretas estão em: