(UFSM) Os filósofos Ame Naess e George Sessions propuseram, em 1984, diversos princípios para uma ética ecológica profunda, entre os quais se encontra o seguinte:
O bem-estar e o florescimento da vida humana e não humana na Terra têm valor em si mesmos. Esses valores são independentes da utilidade do mundo não humano para finalidades humanas.
Considere as seguintes afirmações:
A ética kantiana não se baseia no valor de utilidade das ações.
“Valor intrínseco” é um sinônimo para “valor em si mesmo”.
A ética utilitarista rejeita a concepção de que as ações têm valor em si mesmas.
Está(ão) correta(s):
Questões relacionadas
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
(UNESP) Na cobra do milharal, os alelos A/a e B/b regulam a coloração da pele. O pigmento preto é determinado pelo alelo dominante A, enquanto o alelo recessivo a não produz esse pigmento. O pigmento laranja é determinado pelo alelo dominante B, enquanto o alelo b não produz esse pigmento. A cobra selvagem produz os pigmentos preto e laranja. Cobras pretas produzem apenas pigmento preto. Cobras laranja produzem apenas pigmento laranja. Existem ainda cobras albinas, que não produzem os dois pigmentos. As figuras apresentam os quatro fenótipos possíveis de coloração da pele. Assinale a alternativa na qual os genótipos representam, respectivamente, uma cobra selvagem e uma cobra albina. - Matemática | 16. Raciocínio Lógico
Uma loja identifica seus produtos com um código que utiliza 16 barras, finas ou grossas. Nesse sistema de codificação, a barra fina representa o zero e a grossa o 1. A conversão do código em algarismos do número correspondente a cada produto deve ser feita de acordo com esta tabela:
Observe um exemplo de código e de seu número correspondente:
Considere o código abaixo, que identifica determinado produto.
Esse código corresponde ao seguinte número:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.3 Conjunção
Texto base: Leia o texto. Ciência da Natureza e Meio Ambiente Raquel Beer em 30/04/2015 às 15:45 Pesquisa divulgada hoje na revista americana Science mostra que, se as emissões de gás carbônico continuarem no mesmo ritmo, levando a um aumento de até 4,3 graus de temperatura em 90 anos, uma em cada seis espécies de animais e de plantas deve ser extinta. Caso os esforços globais de mitigação surtam efeito e consiga-se limitar o aquecimento a apenas dois graus até o fim do século, o risco passaria a ser 10% menor. As espécies que têm como hábitat a América Latina, Nova Zelândia e Austrália serão as mais ameaçadas. Isso porque uma das consequências do aquecimento global é o aumento do nível do mar, que faria com que a área dos territórios diminuísse. Para agravar a situação, muitas dessas regiões têm terrenos acidentados, cortados por rios, montanhas ou florestas densas, que funcionam como barreiras e dificultam a migração dos animais. “É importante ressaltar que os modelos utilizados para prever os riscos de extinção são bastante completos, mas não são perfeitos”, disse à Veja o americano Mark Urban, professor de Biologia da Universidade de Connecticut e autor do estudo. “Não é analisado, por exemplo, o potencial que as espécies têm de se adaptar às mudanças climáticas. Mas há outros fatores que poderiam aumentar a taxa de risco que também ficaram de fora”. [...] Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/uma-em-cada-seis-especiespodem-ser-extintas-devido-as-mudancas-climaticas>. Acesso em: abr. 2015.
Enunciado:
Em “ Mas há outros fatores que poderiam aumentar a taxa de risco que também ficaram de fora”, o termo em destaque opõe a frase à ideia de que:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Os resultados de um ensaio clínico randomizado na Indonésia apontaram uma redução de 77% dos casos de dengue nas áreas que receberam o mosquito Aedes aegypti infectado com a bactéria Wolbachia. Trata-se da mesma técnica utilizada no Brasil pelo Método Wolbachia, iniciativa conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz — Fiocruz. Essa bactéria induz a redução da carga viral no mosquito e, consequentemente, o número de casos de dengue na área, sendo repassada por meio do cruzamento entre os insetos. Como essa bactéria é um organismo intracelular e o vírus também precisa entrar nas células para se reproduzir, ambos necessitarão de recursos comuns.
COSTA, G. Agência Fiocruz de Notícias. Estudo confirma eficácia do Método Wolbachia para dengue. Disponível em: https://portal.fiocruz.br. Acesso em: 3 jun. 2022 (adaptado).
Essa tecnologia utilizada no combate à dengue consiste na
- Biologia | 03. Bioquímica
(Unit) A água é uma substância extremamente importante para a manutenção da vida no Planeta. Ela faz parte do corpo de todos os organismos vivos, transporta substâncias, garante a realização de diversas reações químicas, além de ser considerada um solvente universal em virtude de sua capacidade de dissolver outros compostos químicos.
Além de todas essas considerações, essa substância apresenta, entre suas propriedades,