(BERNOULLI) Alexandre VI jamais fez ou pensou em outra coisa senão em enganar os homens, e sempre encontrou meios para fazê-lo. Nunca existiu homem algum que mostrasse maior eficácia ao afirmar – o que fazia com os maiores juramentos – e ninguém cumpriu menos o que disse. No entanto, sempre conseguiu enganar à vontade, porque conhecia bem este lado do mundo.
MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p. 84.
Na obra do pensador renascentista Maquiavel, são analisadas estratégias políticas de manutenção do poder. Nesse sentido, o exemplo do papa Alexandre VI (1431-1503) é utilizado para:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Texto base: Leia o fragmento texto. A África não poder ser reduzida a uma entidade simples, fácil de entender. Nosso continente é feito de profunda diversidade e de complexas mestiçagens. Longas e irreversíveis misturas de culturas moldaram um mosaico de diferenças que são um dos mais importantes patrimônios do nosso continente. Quando mencionamos essas mestiçagens, falamos com algum receio, como se o produto híbrido fosse alguma coisa menos pura. Mas não existe pureza quando se fala da espécie humana. Dizem que não há economia atual que não se alicerce em trocas. Pois não há cultura humana que não se fundamente em profundas trocas de alma [...]. COUTO, Mia. Meu nome é África. Casa das Áfricas, 14 nov. 2003. Disponível em:< http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/561909 >Acesso em: 10 abr. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Mia Couto reforça em seu texto a necessidade de
- História | 3.2 Antiguidade Clássica
A imagem abaixo retrata parte do mosaico romano de Nennig, um dos mais bem conservados que se encontram até o momento no norte da Europa. A composição conta com mais de e apresenta como tema cenas próprias de um anfiteatro romano.
https://fr.wikipedia.org/wiki/Perl_(Sarre)#/media/File:Retiarius_stabs_secutor_(color).jpg.
Acessado em: 12/08/2016.
A partir da leitura da imagem e do conhecimento sobre o período em questão, pode-se afirmar corretamente que a imagem representa:
- Física
Um cilindro maciço e homogêneo de peso igual a 1000N encontra-se apoiado, em equilíbrio, sobre uma estrutura composta de duas peças rígidas e iguais, DB e EA de pesos desprezíveis, que formam entre si um ângulo de 90° e estão unidas por um eixo articulado em C As extremidades A e B estão apoiadas em um solo plano e horizontal. O eixo divide as peças de tal modo que DC=EC e CA=CB conforme a figura abaixo.
Um cabo inextensível e de massa desprezível encontra-se na posição horizontal em relação ao solo, unindo as extremidades D e E das duas peças. Desprezando o atrito no eixo articulado e o atrito das peças com o solo e do cilindro com as peças, a tensão no cabo DE é:
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(UEFS) Enzimas que participam do controle dos níveis de insulina no sangue têm se mostrado alvos promissores na busca por novos tratamentos contra o diabetes tipo 2. Testados em camundongos, dois compostos que agem sobre essas enzimas conseguiram diminuir os níveis de glicose dos animais.
(ROCHA, 2014)
A respeito das informações contidas no texto e nos conhecimentos sobre a fisiologia do diabetes tipo 2, é correto afirmar:
- Biologia | 12.6 Populações
(Unipê)
Os ecólogos reconhecem que, quando os dados de sobrevivência ou de mortalidade total ao longo do tempo de uma determinada população, são plotados em um gráfico, as curvas resultantes devem assumir naturalmente três formas básicas (I, II e III).Os gráficos representados (a e b) ilustram (a) a proporção de sobreviventes de três populações distintas em relação à idade em anos e (b) a taxa de mortalidade também dessas populações por idade em anos.Com base nas informações do gráfico e nos conhecimentos atuais sobre dinâmica populacional, considere as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.( ) A curva do tipo I representa uma taxa de sobrevivência ou mortalidade constante com a idade. Assim, a sobrevivência total declina exponencialmente com a idade.( ) A curva do tipo II representa uma taxa de sobrevivência inicial alta, que então cai abruptamente com a idade, à medida que a taxa de mortalidade de idade específica aumenta. Caracteriza populações, como a humana em países desenvolvidos, onde a mortalidade é baixa no início e aumenta à medida que chega ao final da vida.( ) A curva do tipo III representa uma alta mortalidade no início da vida. Tipifica espécies, como os pequenos invertebrados, plantas e muitos peixes e anfíbios, nas quais os indivíduos jovens são extremamente vulneráveis aos fatores de risco, aos quais escapam à medida que se tornam maiores.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a