(PUC-SP) Analise a tira de quadrinhos abaixo.
Embora hermafroditas, os caramujos normalmente têm fecundação cruzada, mecanismo que leva a descendência a apresentar
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2010 2ª APLICAÇÃO) Quincas Borba mal podia encobrir a satisfação do triunfo. Tinha uma asa de frango no prato, e tricava-a com filosófica serenidade. Eu fiz-lhe ainda algumas subjeções, mas tão frouxas, que ele não gastou muito tempo em destruí-las.
- Para entender bem o meu sistema, concluiu ele, importa não esquecer nunca o princípio universal, repartido e resumido em cada homem. Olha: a guerra, que parece uma calamidade, é uma operação conveniente, como se diséssemos o estalar dos dedos de Humanitas; a fome (e ele chupava filosoficamente a asa do frango), a fome é uma prova a que Humanitas submete a própria víscera. Mas eu não quero outro documento da sublimidade do meu sistema, senão este mesmo frango. Nutriu-se de milho, que foi plantado por um africano, suponhamos, importado de Angola. Nasceu esse africano, cresceu, foi vendido; um navio o trouxe, um navio construído de madeira cortada no mato por dez ou doze homens, levado por velas, que oito ou dez homens teceram, sem contar a cordoalha e outras partes do aparelho náutico. Assim, este frango, que eu almocei agora mesmo, é o resultado de uma multidão de esforços e lutas, executadas com o único fim de dar mate ao meu apetite.
ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Civilização Brasiliense, 1975.
A filosofia de Quincas Borba - a Humanitas - contém princípios que, conforme a explanação do personagem, consideram a cooperação entre as pessoas uma forma de:
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(UESC)
O diagrama representa o equilíbrio entre fases da água pura em função da temperatura. A análise desse diagrama permite afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Fábula é uma narrativa figurada, na qual seres irracionais, objetos inanimados ou situações fictícias ganham características humanas ou existência imaginária, com o propósito de instrução moral, que sustenta toda a história e, em geral, é revelada ao seu fim. É um gênero muito versátil, pois permite diversas maneiras de se abordar determinado assunto. Esopo, o mais conhecido entre os fabulistas, foi sem dúvida um grande sábio que viveu na Grécia, na antiguidade. Sua origem é um mistério cercado de muitas lendas. Acredita-se que já nasceu escravo, e pertenceu a dois senhores. Em suas fábulas ou parábolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo, em vários contos, os personagens humanos por animais, objetos, ou coisas do reino vegetal e mineral.
A mensagem transmitida pela fábula informa aos leitores que cada pessoa encontra um tesouro em sua vida quando
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
Leia a placa informativa presente em uma churrascaria.
Porcos e javalis são subespécies de uma mesma espécie, Sus scrofa. A referência ao número de cromossomos justifica-se pelo fato de que são considerados javalis puros apenas os indivíduos com 36 cromossomos. Os porcos domésticos possuem 38 cromossomos e podem cruzar com javalis.
Desse modo, é correto afirmar que:
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UNIPÊ) Sabia-se há muitos anos que pessoas retiradas do mar por um helicóptero de salvamento corriam risco de sofrer o colapso pós-salvamento; embora vivas e aparentemente nada sofrendo quando na água, sofriam uma parada cardíaca assim que suspensas até o helicóptero. Compreendeu-se que a redistribuição do sangue durante a imersão na água reduzia a quantidade de sangue que fluía para os membros inferiores e permitia que eles se resfriassem, chegando a uma temperatura muito inferior que a do centro do corpo. Até poucos anos atrás, a maioria das pessoas era salva na vertical, usando um cinto que lhes envolvia o tórax sob os braços; consequentemente, quando a vítima emergia da água, havia um fluxo imediato de sangue para as pernas, onde ele esfriava rapidamente e assim, ao retornar ao coração, induzia uma parada cardíaca. A solução foi passar um segundo cinto sob as pernas da vítima, o que permitia que a pessoa fosse içada na horizontal, evitando assim a redistribuição do sangue, mantendo-as deitadas até que as extremidades tivessem se reaquecido gradualmente.
(ASHCROFT, 2001, p.76-9).
Em relação aos conceitos fisiológicos humanos contidos nas informações presentes no texto, é correto afirmar: