(UEL) Sócrates, Giordano Bruno e Galileu foram pensadores que defenderam a liberdade de pensamento frente às restrições impostas pela tradição. Na Apologia de Sócrates, a acusação contra o filósofo é assim enunciada:
Sócrates [...] é culpado de corromper os moços e não acreditar nos deuses que a cidade admite, além de aceitar divindades novas (24b-c). Ao final do escrito de Platão, Sócrates diz aos juízes: Mas, está na hora de nos irmos: eu, para morrer; vós, para viver. A quem tocou a melhor parte, é o que nenhum de nós pode saber, exceto a divindade. (42a).
(PLATÃO. Apologia de Sócrates. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2001. p. 122-23; 147.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a disputa entre filosofia e tradição presente na condenação de Sócrates, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
O BRASIL ENTRE DUAS DITADURAS
Texto base: Observe a imagem a seguir:
Enunciado:
A charge se relaciona ao governo de João Goulart (1961-1964), pois representa
- Matemática | 10. Estatística
Uma loja que vende sapatos recebeu diversas reclamações de seus clientes relacionadas à venda de sapatos de cor branca ou preta. Os donos da loja anotaram as numerações dos sapatos com defeito e fizeram um estudo estatístico com intuito de reclamar com o fabricante.
A tabela contém a média, a mediana e a moda desses dados anotados pelos donos.
Para quantificar os sapatos pela cor, os donos representaram a cor branca pelo número 0 e a cor preta pelo número 1. Sabe-se que a média da distribuição desses zeros e uns é igual a 0,45.
Os donos da loja decidiram que a numeração dos sapatos com maior número de reclamações e a cor com maior número de reclamações não serão mais vendidas. A loja encaminhou um ofício ao fornecedor dos sapatos, explicando que não serão mais encomendados os sapatos de cor:
- História | 3.4 Ditadura Militar
O termo manipulação significa uma consciente intervenção técnica em um material dado. Se a intervenção é de uma importância social imediata, a manipulação constitui um ato político. É o caso da indústria da consciência. Assim, toda utilização de meios pressupõe uma manipulação. Os mais elementares processos de produção constituem intervenções no material existente. Portanto, escrever, filmar ou emitir sem manipulação não existe. Por conseguinte, a questão não é se os meios são manipulados ou não, mas quem manipula os meios.
ENZENSBERGER, H. M. Elementos para uma teoria dos meios de comunicação.
Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1979 (adaptado).
Esse entendimento acerca dos meios de comunicação, produzido na década de 1970, contesta o(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.10 Biografia e Autobiografia
Texto base: Leia, a seguir, a entrevista do jogador de futebol Messi, considerado o melhor jogador do mundo no ano de 2009 Texto: Maria Carolina Cristianini Que Messi é um dos melhores jogadores do mundo, todos sabem. Mas talvez poucos tenham ideia de como a carreira desse argentino começou no Barcelona. Aos 11 anos, Messi descobriu que um problema de saúde dificultava o desenvolvimento de seus ossos. O tratamento para a doença era caro e, como os pais do garoto não tinham dinheiro para pagá-lo, decidiram tentar a vida em outro país: a Espanha. Foi graças a essa viagem que a vida de Messi mudou de uma vez. Ele logo foi aceito como jogador pelo Barcelona e ainda conseguiu que o clube pagasse o tratamento médico. Foi o início de uma carreira incrível! Leia a entrevista que fizemos com o supercraque: RECREIO: Do que você mais gosta no Brasil? Messi: Tudo! Especialmente as praias e as pessoas, que são muito parecidas com o meu povo argentino. RECREIO: No Brasil, você gosta de algum jogador em especial? Messi: Admiro muitos jogadores como Ronaldo, Deco, Cafu, Silvinho, entre tantos outros. RECREIO: Qual era a sua brincadeira favorita na infância? Messi: Brincar com bola e, é claro, o futebol. RECREIO: Por que você decidiu ser um jogador de futebol? Messi: Porque foi isso que eu sempre fiz na vida e algo que eu sempre gostei, desde que era um garotinho. RECREIO: Qual é a melhor memória que você tem de um jogo de futebol? Messi: A primeira partida profissional que fiz na vida sempre me traz as melhores lembranças. Também gosto de me lembrar da final da Liga dos Campões de 2009. RECREIO: E quais são as piores lembranças? Messi: Sem dúvida, os momentos em que me machuquei. RECREIO: E qual foi o gol mais bonito que você já viu? Messi: Acho que foi o do Maradona contra a Inglaterra, na Copa do Mundo de 1986, por causa da importância para aquele momento em que a seleção disputava as quartas-de-final. RECREIO: Qual era a sua matéria preferida na escola? Messi: Educação física. RECREIO: Que tipo de música você gosta de ouvir? Messi: Eu gosto de muitas coisas, mas adoro cumbia, uma música típica da Colômbia. RECREIO: Você tem animais de estimação? Messi: Tenho um cachorro. RECREIO: Que conselho você daria para quem não é muito bom em futebol, mas gosta de jogar? Messi: Que continue jogando, mas não se esqueça de estudar. RECREIO: Você sabia que tem muitos fãs no Brasil, apesar da rivalidade com a Argentina? Mande uma mensagem para eles. Messi: Eu sei que existem pessoas no Brasil que torcem pelo Barcelona e que sempre me tratam muito bem. Obrigado pelo amor que vocês me dão sempre que vou ao Brasil ou encontro com brasileiros pelo mundo. Ficha do craque
- Nome: Lionel Andrés Messi
- Apelidos: Leo, Lio e La Pulga
- Data de nascimento: 24 de junho de 1987
Disponível em: <http://www.recreio.com.br/fique-ligado/messi-diz-que-gostaria-de-jogar-no-sao-paulo-e-no-corinthians> Acesso em: 21 mar.2013.
Enunciado:
Com base em dados da entrevista do jogador Messi, escreva uma biografia resumida do atleta.
- História - Fundamental | 04. Expansão Marítima Europeia
Leia o texto abaixo.
Comércio de seres humanos
Em meados do XV, o lucro das viagens atlânticas fez com que os portugueses prosseguissem com a expansão; o comércio de escravos que foi criado com as regiões da costa ocidental africana permitiu continuar na busca de novos caminhos para o Oriente. No retorno para as terras europeias, os navegadores levavam as informações geográficas e as notícias que conseguiram sobre oportunidades de comércio em locais africanos um pouco mais ao sul de onde tinham chegado.
SIQUEIRA, Lucília. O nascimento da América portuguesa no contexto imperial lusitano. Considerações teóricas a partir das diferenças
entre a historiografia recente e o ensino de História. História, São Paulo, n. 28, vol. 1: 2009, p. 112. Adaptado.
De acordo com o texto, a busca por novas rotas marítimas para as Índias foi facilitada aos portugueses pela