Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus amigos presumiam que a justiça era algo real e importante. Trasímaco negava isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas.
RACHELS. J. Problemas da filosofia. Lisboa: Gradiva, 2009.
O sofista Trasímaco, personagem imortalizado no diálogo A República, de Platão, sustentava que a correlação entre justiça e ética é resultado de
Questões relacionadas
- Matemática | 13.5 Polígonos
(ITA) A razão entre as áreas de um triângulo equilátero inscrito em uma circunferência e a área de um hexágono regular cuja medida do apótema é 10 m circunscrito à mesma circunferência é
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto.
Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana. [...] Segundo alguns estudos, os sucessores do Australopithecus foram os Homo habilis (2,4 milhões de anos) e o Homo erectus, o qual haveria surgido há aproximadamente 1,8 milhão de anos. [...] A partir do processo evolutivo sofrido por esse último espécime, haveria surgido o chamado Homo sapiens, uma espécie da qual descenderia o Homo neanderthalensis. Este integrante do processo evolutivo humano teria vivido entre 230 e 30 mil anos atrás. [...] Durante algum tempo, teria vivido juntamente com o Homo sapiens moderno.
Este último corresponde a nossa espécie e teria surgido no planeta há cerca de 150 mil anos.
SOUZA, R. G. A evolução do homem. Mundo Educação. Disponível em:
<www.mundoeducacao.com/historiageral/a-evolucao-homem.htm>. Acesso em: 6 set. 2014. Adaptado.
Glossário
Arcada – parte do corpo (óssea, fibrosa ou vascular) em forma de arco.
Com base na leitura do texto sobre a evolução da espécie humana, pode-se afirmar que
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el cuento sobre los números.
Los números se enfadan
Érase una vez un país llamado Numerandia, en el que habitaban todos los números, los grandes, los pequeños, los bonitos, los feos. Cada uno estaba a lo suyo, pero, un día, hubo un gran desorden entre ellos. Todos los números no querían trabajar. Primero se quejaban de estar siempre haciendo cuentas, y decían que eso no era normal. Después decían que no podían ser tantas comas, tantos decimales. También protestaban porque siempre los pintábamos de negro, y a ellos les gustaba también aparecer en otros colores. Otra de sus quejas era que nadie les había pedido permiso para utilizarlos. Así que tras oír sus quejas, y ver que empezaban a desaparecer los signos, los puntos, los números ordinales y después los cardinales y ver el gran caos que se organizaba en Numerandia, los habitantes de aquel país remoto comprendieron que no se habían portado bien con los números, y empezaron a utilizarlos con diferentes tipos de letras y colores y a hacerlos más bonitos y a agradecerles la ayuda que les prestaban, ay así todos se pusieron contentos y todo volvió a funcionar correctamente.
Disponible en: <http://bibliotecaescolarjuanpedro.blogspot.com.br/2011/02/nuestros-cuentos-los-numeros-se-enfadan.html>. Acceso el: 05 nov. 2014.
¿Cuáles características (adjetivos) encontradas en el texto son atribuidas a los números?
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
A perda de massa muscular é comum com a idade, porém, é na faixa dos 60 anos que ela se torna clinicamente perceptível e suas consequências começam a incomodar no dia a dia, quando simples atos de subir escadas ou ir à padaria se tornam sacrifícios. Esse processo tem nome: sarcopenia. Essa condição ocasiona a perda da força e qualidade dos músculos e tem um impacto significante na saúde.
Disponível em: www.infoescola.com. Acesso em: 19 dez. 2012 (adaptado).
A sarcopenia é inerente ao envelhecimento, mas seu quadro e consequentes danos podem ser retardados com a prática de exercícios físicos, cujos resultados mais rápidos são alcançados com o(a):
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(UNISC) Um dos levantes mais importantes da história do Rio Grande do Sul foi a Revolução de 1923, conhecido como um movimento armado que se arrastou por onze meses daquele ano e que resultou na pacificação de dezembro de 1923. O que desencadeou este conflito