(ITA) A razão entre as áreas de um triângulo equilátero inscrito em uma circunferência e a área de um hexágono regular cuja medida do apótema é 10 m circunscrito à mesma circunferência é
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
O quadro apresenta os dados da pescaria de uma espécie de peixe realizada ao final de um dia de pesca, em lagos diferentes.
Considere que a medida do esforço de pesca (E) seja dada pela função E= 2. 2. 10-7. B. H. A captura (quantidade pescada C) e a população de peixes P(L) dessa espécie do lago L, no início desse dia de pescaria, relacionam-se pela fórmula C= E. P(L).
Em qual lago a população de peixes dessa espécie era maior no início do dia ?
- Língua Portuguesa
E SE...
... a água potável acabar?
As teorias mais pessimistas dizem que a água potável deve acabar logo, em 2050. Nesse ano, ninguém mais tomará banho todo dia. Chuveiro com água só duas vezes por semana. Se alguém exceder 55 litros de consumo (metade do que a ONU recomenda), seu abastecimento será interrompido. Nos mercados, não haveria carne, pois, se não há água para você, imagine para o gado. Gastam-se 43 mil litros de água para produzir 1 kg de carne. 1Mas não é só ela que faltará. A Região Centro-Oeste do Brasil, maior produtor de grãos da América Latina em 2012, não conseguiria manter a produção. Afinal, no País, a agricultura e a agropecuária são, hoje, as maiores consumidoras de água, com mais de 70% do uso. Faltariam arroz, feijão, soja, milho e outros grãos.
A vida nas metrópoles será mais difícil. Só a grande São Paulo consome atualmente 80,5 bilhões de litros por mês. A água que abastece a região virá de Santos, uma das grandes cidades do litoral que passarão a investir em dessalinização. O problema é que, para obter 1 litro de água dessalinizada, são necessários 4 litros de água do mar, a um custo de até US$ 0,90 o m2, 2segundo a International Desalination Association. Só São Paulo gastaria quase RS 140 milhões em dessalinização por mês, Como resultado, a água custaria muito mais do que os R$ 3 por m3 de hoje.
Mas há quem não concorde com esse cenário caótico. 3“Á água só acaba se você acabar com o ciclo dela”, diz Antônio Felix Domingues, da Agência Nacional de Águas. [...]
Rafael Soeiro. In Revista Superinteressante. São Paulo. Abril. Edição 305, junho/2012, p. 42.
O termo “se”, usado nos fragmentos abaixo, não estabelece declaração de condicionante em:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a imagem e leia o texto a seguir.
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-na-antiguidade/pintura-rupestre-10.php. Acesso em: 23 out. 2011.
(...) Além da fala, temos as crenças, as artes, que são criações culturais, porque inventadas pelos homens e transmitidas uns aos outros através das gerações. Elas se tornam visíveis, se manifestam, através de criações artísticas, ou de ritos e práticas (...), em que a gente vê os conceitos e as ideias religiosas ou artísticas se realizarem. Essa separação de coisas cósmicas, coisas vivas, coisas culturais, ajuda a gente de alguma forma? Sei não. Se não ajuda, diverte. É melhor que decorar um dicionário, ou aprender datas. Você não acha?
Trecho de RIBEIRO, Darcy; ZIRALDO. Noções de coisas. São Paulo: FTD, 1995. p. 34.
A) Identifique duas diferenças entre as religiões atuais e as práticas religiosas dos povos coletores e caçadores.
B) Explique por que o ser humano desenvolveu a religiosidade.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
OS SOBRENOMES CONTAM A HISTÓRIA DAS FAMÍLIAS
Os nomes que os objetos, os instrumentos, as plantas, os animais, as ruas, as praças, enfim, todas as coisas e principalmente as pessoas têm são muito importantes, pois eles identificam (dizem quem são) as pessoas e os objetos, facilitam a comunicação e a localização.
Ao nascer, recebemos um nome e um sobrenome.
Uma maneira de conhecermos a história de uma família é pelo sobrenome dos parentes. Para se identificarem, as pessoas começaram a usar sobrenomes. Assim, se a pessoa morava perto de uma árvore, poderia adotar como sobrenome o nome da árvore. Desse modo, surgiram sobrenomes como “Silva” (que veio de “selva”, ou seja, “floresta”), “Figueira” (a árvore que dá figo) e “Oliveira” (a árvore que dá azeitona).
Os sobrenomes também podiam indicar a profissão de alguém da família, como “Ferreira” (que trabalhava com o ferro). Outro costume era escolher um sobrenome que lembrasse o nome ou a aparência dos pais. “Fernandes”, por exemplo, significa “filho de Fernando”, e “Mariano”, “filho de Maria”. Já “Barbosa” significa que o pai tem uma longa barba.
PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Coleção Eu gosto mais. IBEP.
Vamos descobrir a origem de alguns sobrenomes. Leia os quadrinhos e identifique o significado dos sobrenomes
- Física
Um elevador de massa m=2,5.103kg é dotado de um dispositivo de segurança que, em caso de queda, aplica sobre ele uma força de atrito de intensidade constante e igual a 5.103N no sentido oposto ao do seu movimento. Considere o elevador inicialmente parado a 10,0m de altura em relação ao solo. Se ele caísse dessa altura, em queda livre (sem atuação do equipamento de segurança), chegaria ao solo com velocidade de módulo Vqlivre Se ele caísse, dessa mesma altura, com a atuação do equipamento de segurança, chegaria ao solo com uma velocidade de módulo Vdispositivo Determine a razão (Vqlivre/ Vdispositivo)2 Adote g=10 m/s2