(UNCISAL) O período pré-socrático é o ponto inicial das reflexões filosóficas. Suas discussões se prendem a Cosmologia, sendo a determinação da physis (princípio eterno e imutável que se encontra na origem da natureza e de suas transformações) ponto crucial de toda formulação filosófica. Em tal contexto, Leucipo e Demócrito afirmam ser a realidade percebida pelos sentidos ilusória. Eles defendem que os sentidos apenas capturam uma realidade superficial, mutável e transitória que acreditamos ser verdadeira. Mesmo que os sentidos apreendam “as mutações das coisas, no fundo, os elementos primordiais que constituem essa realidade jamais se alteram.” Assim, a realidade é uma coisa e o real outra.
Para Leucipo e Demócrito a physis é composta
Questões relacionadas
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
“Krakatau, uma ilha do tamanho de Manhattan, localizada entre Java e Sumatra, foi destruída em 1883 após uma série de poderosas erupções vulcânicas. Apenas um pequeno pedaço da ilha original permaneceu acima do nível do mar. Essa pequena ilha, chamada de Rakata, não possuía qualquer vida, era uma ilha estéril. Mas a vida logo começou a surgir novamente...”
WILSON, E. O. Diversidade da vida. Companhia das Letras, 1992. Adaptado.
Quando o biólogo E. O. Wilson diz que “a vida logo começou a surgir novamente”, ele estava se referindo a que fenômeno ecológico?
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Sendo função social antes que direito, o voto era concedido àqueles a quem a sociedade julgava poder confiar sua preservação. No Império, como na República, foram excluídos os pobres (seja pela renda, seja pela exigência de alfabetização), os mendigos, as mulheres, os menores de idade, os praças de pré, os membros de ordens religiosas.
CARVALHO, J. M. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi.
São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
A restrição à participação eleitoral mencionada no texto visava assegurar o poder político aos(às)
- Matemática - Fundamental | 5.2 Tipos de Ângulos
Joana está participando de uma gincana matemática e parte do jogo consiste em seguir corretamente as instruções abaixo:
1 — Partindo do ponto A, siga em linha reta até o ponto B.
2 — Vire 90º à esquerda.
3 — Siga em linha reta até o ponto C.
4 — Vire 120º à direita.
5 — Siga reto até o ponto D.
Qual desenho que melhor representa o caminho que Joana deverá seguir?
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Tennesse Mountain Properties Description
Own a renovated house for less than $290 per month !!!!!!!! New windows, siding, flooring (laminate throughout and tile in entry way and bathroom), kitchen cabinets, counter top, back door, fresh paint and laundry on main floor. Heat bills are very low due to a good solid house and an energy efficient furnace.
Disponível em: www.freerealestaeads.net . Acesso em: 30 nov. 2011(adaptado).
Em jornais, há diversos anúncios que servem aos leitores. O conteúdo do anúncio veiculado por este texto interessará a alguém que esteja procurando:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Imagens sugeridas no item 1 do desenvolvimento xerocadas em tamanho A4 em preto e branco.
- Cartolina branca no tamanho A4.
- Cola
- Lápis grafite 2B.
- Borracha
- Lápis de cor.
Desenvolvimento:
1 - Imprima as imagens a seguir em preto e branco e retire delas uma parte, recortando do todo um fragmento e distribua para as crianças a imagem incompleta colada sobre a cartolina. Use recortes estratégicos na imagem deixando espaço para que as crianças a completem como quiserem e, caso repita as imagens para mais de um aluno, mude o lugar do recorte. Recorte janelas retangulares.
Disponível em: <http://pt.gdefon.com/download/paisagem_mar_trpicos_bangal_pedra/391927/2560x1600>.
Acesso em: 10 mar. 2014.
Disponível em: <http://designhdbrasil.blogspot.com.br/2012/02/wallpapers-paisagens.html>. Acesso em: 10 mar. 2014.
Disponível em: <http://www.imagenshd.net/12-imagens-de-paisagens/imagens-hd-paisagens-11/>. Acesso em: 10 mar. 2014.
Disponível em: <http://www.panoramio.com/photo/1563543>. Acesso em: 10 mar. 2014.
2 - Entregue para cada criança a imagem faltando um pedaço, colada sobre a cartolina branca e proponha às crianças desenharem o que quiserem no lugar que está em branco na imagem.
3 - Depois de desenhadas pelas crianças, recolha as imagens e coloque sobre cada desenho um papel sulfite branco, na mesma medida da janela que eles desenharam, de forma que este papel possa ser levantado, como se fosse uma aba sobre o desenho.
4 - Monte os desenhos sobre colorset colorido com margem de 7cm e monte uma exposição.
5 - Proponha aos alunos uma visita à exposição dos desenhos a fim de que eles levantem as abas que estão sobre os fragmentos que completaram com seu próprio desenho e descubram o que os colegas desenharam.
5 - Em seguida, numa rodinha, explore com eles a totalidade da experiência:
- O que eles sentiram quando viram a imagem faltando um pedaço? E quando a proposta de completar o desenho foi feita? O que sentiram? Foi difícil decidir? Como eles fizeram a escolha do que iam desenhar? E no momento da exposição, como foi a surpresa? Eles gostaram do resultado? Do que eles mais gostaram? Do que não gostaram? Se eles tivessem visto o pedacinho que faltava, ficaria mais fácil? Seria mais criativo ou menos criativo?
- Será que um artista passa por isto quando está construindo uma obra? Será que ele sabe o tempo todo o que ele fará em seguida no seu trabalho? O que será que ajuda o artista a decidir? Será que o modo como ele vê o mundo interfere no que ele faz? Como? Será que, ao olhar uma obra de arte, pensamos no processo que o artista desenvolve enquanto faz seu trabalho? Nas dificuldades que ele enfrenta?
6 - Anote o que puder desse encontro, dessa conversa e monte uma bela exposição unindo os depoimentos recolhidos, as imagens produzidas pelos alunos e os recortes que pertencem a cada imagem e que foram retirados. Sugiro como título da exposição: "Criar é olhar para o que vejo dentro de mim".
Observações:
Montagem da autora
Aqui uma sugestão da localização de um recorte e do formato e tamanho deste.