(IFRN) A questão acerca do conhecimento tem sido uma das principais temáticas da filosofia ao longo da história. As posições divergentes sobre esse assunto tem demonstrado que os pensadores, de modo geral, admitem discutir o conhecimento a partir das suas próprias perspectivas histórico-sociais. Tendo em vista a pertinência do tema para a filosofia, pode-se afirmar que
Questões relacionadas
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(UNICENTRO) Uma pessoa, inicialmente parada na frente de um espelho plano, aproxima-se 2,0m deste. Em consequência, a distância entre a pessoa e sua imagem formada pelo espelho
- Biologia | 09. Botânica
Os hormônios vegetais são substâncias que estimulam, inibem ou modificam os processos fisiológicos da planta. Eles podem agir à distância do seu local de síntese e são específicos.
Associe a primeira coluna de acordo com a segunda.
( 1 ) Giberelina
( ) Envelhecimento vegetal, queda das folhas amadurecimento de frutos.
( 2 ) Auxina
( ) Divisão celular e desenvolvimento de gemas laterais.
( 3 ) Ácido abscísico
( ) Inibição da germinação de sementes e das gemas durante condições desfavoráveis.
( 4 ) Etileno
( ) Alongamento de caule e estímulo à formação de raízes.
( 5 ) Citocinina
( ) Estímulo à germinação de sementes.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
16. Texto base:
MATERIAL
Para a caixa tátil:
- Caixa de papelão
- Tesoura - Cola ou durex
- Papel colorido para encapar a caixa
Para o interior da caixa
- Objetos variados, com diferentes formas e texturas, como esponja, lixa, bolinhas, escova de dente, lápis, caixa de fósforo, bombril , etc.
- O professor poderá pedir aos alunos que tragam esses objetos de casa .(objetos presentes no seu cotidiano)
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá preparar com antecedência a caixa de papelão que vai ser usada na brincadeira do tato. Para isso, pegue a caixa de papelão e faça 02 furos nas laterais para que os alunos consigam introduzir as mãos.
- Encape a caixa com o papel colorido.
- Deixe livre a tampa da parte de cima da caixa, para que se tenha acesso ao interior, a fim de acrescentar diferentes objetos.
- O professor deverá organizar a sala em círculo, explicar o objetivo da atividade:. (que é o reconhecer as diferentes sensações e percepções relacionadas ao tato) e em seguida solicitar a um aluno que coloque as mãos no interior da caixa, escolha um objeto e o descreva.
- Depois que o objeto for desvendado, este deverá ser retirado da caixa a apresentado ao grupo.
- Enquanto o aluno descreve o objeto, os outros alunos podem tentar adivinhar qual objeto é.
- O procedimento deve ser realizado com todos os alunos.
- Para finalizar o professor deve escolher 03 objetos com texturas e formatos diferentes e salientar as sensações percebidas.
Fonte: https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/ciencias-para-conhecer-a-percepcao-tatil.htm
Enunciado:
TEXTURA TÁTIL
- Física | E. Geradores e Receptores
(ESPECEX) A pilha de uma lanterna possui uma força eletromotriz de 1,5 V e resistência interna de 0,05 Ω. O valor da tensão elétrica nos polos dessa pilha quando ela fornece uma corrente elétrica de 1,0 A a um resistor ôhmico é de
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(PUC-SP) Radiação cósmica de fundo em micro-ondas (CMB em inglês), predição da teoria do Big Bang, é uma forma de radiação eletromagnética que preenche todo o universo, cuja descoberta experimental se deve a Arno Penzias e Robert Wilson. Em qualquer posição do céu, o espectro da radiação de fundo é muito próximo ao de um corpo negro ideal, cujo espectro tem uma frequência de pico de 160 GHz. Considerando a CMB distribuída isotropicamente pelo Universo, com velocidade de propagação de 3 x 105 km/s determine o número inteiro aproximado de ondas dessa radiação por centímetro linear do Universo.