(FATEC) A invenção do microscópio possibilitou várias descobertas e, graças ao surgimento dos microscópios eletrônicos, houve uma revolução no estudo das células.
Esses equipamentos permitiram separar os seres vivos em procarióticos e eucarióticos, porque se descobriu que os primeiros, entre outras características,
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
L eia os textos a seguir:
Eu acredito, firmemente, que o autoritarismo é uma página virada na história do Brasil. Resta, contudo, um pedaço do nosso passado político que ainda atravanca o presente e retarda o avanço da sociedade. Refiro-me ao legado da era Vargas – ao seu modelo de desenvolvimento autárquico e ao seu Estado intervencionista.
Discurso de despedida do então senador Fernando Henrique Cardoso, após a confirmação de seu nome como presidente eleito, 14 dez. 1994. Disponível em www.planalto.gov.br. Acesso em 16 nov. 2015.
“Inegavelmente, se Getúlio Vargas não tivesse feito nada neste país, além da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), ele já teria sido o presidente que tirou toda uma nação de um estágio de semiescravidão para torná-los cidadãos com direitos. [...] Foi durante a Era Vargas que se criou [...] a Petrobras, que se criou a Companhia Siderúrgica Nacional, que se criou a Companhia Vale do Rio Doce, que se criou o Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que se criou o Instituto do Livro”.
Discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Rio Grande do Sul, em cerimônia de lançamento do PAC, 24 de ago. 2007. Disponível em: <globo.com>. Acesso em: 16 nov. 2015.
Em seus discursos os ex-presidentes brasileiros, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva evocam a memória de Getúlio Vargas e demonstram que seu governo
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os textos a seguir sobre as três matrizes religiosas do ocidente e em seguida responda a questão.
Texto 1
Ao contrário do que se pensa, os povos judeus e árabes conviveram em paz durante séculos. Na Torá e no Alcorão está escrito que judeus e árabes descendem do mesmo patriarca, que teria nascido na antiga Ur, na Mesopotâmia. Portanto, são “primos”. Na Espanha muçulmana, havia laços de amizade e de comércio. Por exemplo, o rabino, médico e filósofo judeu Moshe bem Maimon ( Maimônides, 1135-1204) escreve suas obras notáveis em árabe e era amigo de filósofos muçulmanos. Chegou a ser médico do vizir do Egito muçulmano e foi enterrado em Jerusalém, em solo sagrado judaico. Sua vida é monumento à tolerância e entendimento entre todos os homens.
SCHMIDT, Mario Furley. Nova História crítica: ensino médio. 1ª Ed. São Paulo, Nova Geração,
2005. p.68
Texto 2
Há várias distinções substanciais e vitais entre o judaísmo e o cristianismo. Claro, também há muitas semelhanças, basicamente porque o cristianismo surgiu do judaísmo. Todavia, o cristianismo seguiu um outro caminho desde o início, pois suas lideranças romperam com o judaísmo e formaram uma nova religião. Portanto, é um grande equívoco acreditar que ambas as religiões têm a mesma essência, ou ver o cristianismo como uma continuação natural do judaísmo. Nada é mais distante da verdade.
http://www.conversaojudaica.org/diferencas.php. Acesso em 25/06/2011
Texto 3
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida.
Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes.
A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo. De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 a.C, Abraão recebeu um sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã (atual Palestina). Isaque, filho de Abraão, tem um filho chamado Jacó. Este luta, num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jacó dão origem às doze tribos que formavam o povo judeu. Por volta de 1700 AC, o povo judeu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A libertação do povo judeu ocorre por volta de 1300 AC. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebe as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficam peregrinando pelo deserto, até receberem um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.
http://www.suapesquisa.com/judaismo/. Acesso em 25/06/2011
Há várias distinções substanciais e vitais entre o judaísmo e o cristianismo. Apresente um princípio de fé diferente entre eles.
- História | A. Grécia
Ócio entre os gregos era um conceito, de origem aristocrática, que implicava, precisamente, a liberdade, eleutheria, que advém de não se ter obrigatoriamente que trabalhar. Mas liberdade para quê? Liberdade para participar da vida pública e para refletir sobre o mundo, para flanar, para dedicar-se a discussões estimulantes.
FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2019. (VOT2021)
Bem diferente da nossa atualidade, na Grécia Antiga o ócio era valorizado, o que servia para entender a relação entre
- Física | B. Vetorial
(UNIME) Uma excelente opção de exercícios é andar de bicicleta, pois ajuda a fortalecer as articulações dos joelhos, tornozelos e quadril. Considerando-se um jovem pedalando uma bicicleta com uma frequência constante de 4,0 Hz por 20 min e sendo o diâmetro da roda traseira igual a 70,0 cm e π igual a 3, é correto afirmar que a distância linear percorrida pelo jovem, no intervalo de tempo considerado, em km, é igual a
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(FGVRJ) Visando economizar energia elétrica, uma família que, em 30 dias, consumia em média 240 kWh, substituiu doze lâmpadas de sua residência, dez de 60 W e duas de 100 W, por lâmpadas econômicas de 25 W. Na situação em que as lâmpadas ficam acesas 4 horas por dia, a troca resultou em uma economia de energia elétrica, aproximadamente, de