(UNIT)
Durante experimento realizado no laboratório de química com a decomposição do peróxido de hidrogênio, , na ausência e na presença de catalisador Mn
Uma análise dos resultados do experimento e do gráfico que o representa permite corretamente afirmar:
Questões relacionadas
- Linguagens | Capítulo 01: Resumo
Resumo: O uso da internet pela comunidade de docentes da
área de saúde pública no Brasil. Autora: Angela Maria Belloni
Cuenca
Introdução: Destaca a influência da internet no processo da
comunicação científica de pesquisadores da área de saúde
pública do Brasil. Objetivo - Conhecer a influência da internet
nas atividades acadêmico-científicas dos docentes da área de
saúde pública e as alterações provocadas pela inserção das
novas tecnologias da informação no processo da comunicação
científica.
Métodos: A população foi constituída por 372 pesquisadores
vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
das Instituições de Ensino Superior no Brasil, nos níveis Mestrado
e Doutorado, cadastradas no sistema CAPES (Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no ano de 2001.
Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de questionário via
internet. Para os que não responderam o instrumento eletrônico,
foram enviados questionários impressos.
Resultados: A taxa de retorno dos questionários eletrônicos e
impressos foi de 64,8%. O uso da internet foi apontado por 95,0%
dessa comunidade, sendo o correio eletrônico (92,1%) e a web
(55,9%) os recursos mais utilizados, diariamente. A influência
mais marcante da internet foi na comunicação informal entre os
docentes, principalmente para o desenvolvimento de pesquisas,
propiciando maior colaboração com colegas de instituições
brasileiras e de outros países. Quanto à divulgação de resultados
de pesquisa, ainda há predominância dos formatos impressos,
sendo principalmente, em artigos de periódicos de circulação
nacional. Os docentes que declararam não utilizar a internet
argumentaram a falta de tempo e facilidade de conseguirem de
seus colegas o que precisam.
Conclusões: Os dados mostram que a internet influenciou no
trabalho dos acadêmicos e vem afetando o ciclo da comunicação
científica, principalmente na rapidez com que a informação
pode ser recuperada, porém com forte tendência em eleger a
comunicação entre os pesquisadores como a etapa que mais
passou por mudanças desde o advento da internet no mundo
acadêmico brasileiro.
Descritores: Programas de Pós-Graduação; Pesquisadores; Tecnologia da Informação; Internet; Saúde Pública. USP - Resumos - 5 exemplos. Disponível em:https://biblioteca.fsp.usp.br/guia/a_cap_05.htm
O texto original a que se refere o resumo lido tem 158 páginas. Diante de uma produção científica com tantas páginas, qual a importância que o resumo tem?
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Analise as duas figuras a seguir que representam cenas de jogos de vídeo game “A Era do Gelo”.
Imagens 3D são codificadas de forma a dar ao espectador a ilusão de uma terceira dimensão espacial. Com o surgimento, nos últimos anos, do 3D Digital, animadores e cineastas podem enganar seus olhos de uma forma mais real como se você realmente estivesse vendo o filme através de uma janela entre o mundo real e o mundo fantástico dos jogos e cinemas.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Filme_3D Acesso em: 20 set. 2011 Mas não é tão simples, tudo depende de ilusões de ótica para se criar cenas tão reais.
A matemática, para essa finalidade, contribui com o recurso de apresentar
- Geografia - Fundamental | 02. Cartografia
(UFL) Considerando-se as linhas a seguir como os “eixos imaginários” Equador e Greenwich (GMT) e os pontos assinalados como a localização aproximada das cidades de Tóquio/Japão e Lavras/MG-Brasil, assinale a alternativa que não analisa corretamente a localização das duas cidades no globo.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O texto a seguir é um trecho da carta ficcional que Fanny Abramovich escreveu para uma professora, Dona Licinha. Leia-a e resolva as questões
Dona Licinha,
A senhora não me conhece. Faz tanto tempo e me lembro de detalhes do seu jeito, sua voz, seu penteado e roupas... A senhora ensinava na 3ª série B e eu era aluna da 3ª série C no Grupo Escolar do Tatuapé... Passava no corredor fazendo figa para mudar de classe, pra minha professora viajar e nunca mais voltar, pra diretora implicar e me mandar pra 3ª B... Nunca tive tanta inveja na minha vida como tive das crianças da série B...
Lembro que na sua sala se ouviam risadas quase o tempo todo. Maior gostosura! De vez em quando, um enorme silêncio quebrado por uma voz suave... era hora de contar histórias. Suspirando, eu grudava na janela e escutava o que podia... Também muitos piques e hurras, brincadeiras correndo solto. Esconde-esconde, telefone sem fio, campeonato de Geografia. Tanto fazia a aprontação inventada. Importava era sentir a redonda contenteza dos alunos.
Dona Licinha, eu quis tanto ser sua aluna quando fiz a 3ª série. Não fui... Hoje, tanto tempo depois, sou professora. Também de uma 3ª série. Agora sou sua colega... Só não esqueço que queria estar na sua classe, seguir suas aulas risonhas, sem cobranças, sem chateações, sem forçar barras, sem fazer engolir o desinteressante. Numa sala colorida, iluminada, bailante. Também quero ser uma professora assim. Do seu jeito abraçante.
Hoje, vi uma garotinha me espiando pela janela. Arrepiei. Senti que estava chegando num jeito legal de estar numa sala de aula... Por isso resolvi escrever para a senhora. Vontadona engolida por décadas. Tinha que dizer que continuo querendo muito ser aluna da Dona Licinha. Agora, aluna de como ser professora. Fazendo meus alunos viverem surpresas inventivas.
Ciça ABRAMOVICH, Fanny. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/dona-licinha-634345.shtml Acesso em: 29 mar. 2012. Adaptação
Agora chegou a sua vez! Produza uma carta para um amigo de outra sala o qual você gostaria que fizesse parte de sua turma. Lembre-se que Ciça se esqueceu de alguns dados indispensáveis a uma carta. Deixe seu texto completo.
- Matemática - Fundamental | 02. Potenciação e Radiciação
(ESPM) Sabendo-se que x = 1/2 e y = - 4, o valor da expressão
é igual a: