(UEL) Considere as frases a seguir.
I. Atualmente, Rattus norvegicus ocorre em todos os continentes.
II. As ratazanas de uma cidade vivem principalmente na rede de esgotos e nos depósitos de lixo.
III. Um rato branco é submetido a um experimento de fisiologia em laboratório.
As frases nas quais se mencionam, respectivamente, um indivíduo, uma espécie e uma população são:
Questões relacionadas
- Arte
(ENEM 2NEM 2015 1º APLICAÇÃO)
As formas plásticas nas produções africanas conduziram artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas vanguardas. A máscara remete à:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.12 Gêneros Digitais: Mensagem Instantânea, Post e Chat
Para responder à questão, leia as mensagens de leitores enviadas para a Revista São Paulo, comentando uma notícia referente a projetos para a avenida Paulista – um novo vão-livre, uma ciclovia, um shopping e mais centros culturais.
Mensagem I
A nova avenida Paulista terá um enorme shopping, além de outros imponentes prédios. Só acho que a prefeitura, que aprovou todos esses novos monumentos, deveria ter se preocupado com o verde e com o trânsito. Afinal, quantos veículos terão acesso à já saturada Paulista?
MARQUES, Antonio Jose G., 64, corretor de imóveis. Folha de S.Paulo. 21 dez. 2014. Revista São Paulo.
Mensagem II
Apesar dos novos espaços, o que vemos naquela importante via é o descaso das autoridades; das 82 lixeiras, apenas duas estão em estado de utilização; mendigos abrem sacos de lixo, que deveriam ser depositados em caixas subterrâneas; calçadas em péssimas condições; canteiros sem flores; ambulantes com mercadorias espalhadas. Enfim, o caos.
SANTOS, Antonio Clarét Maciel, 63, advogado. Folha de S.Paulo.
21 dez. 2014. Revista São Paulo.
Considerando o tema e as colocações de cada leitor, podemos afirmar que as mensagens I e II são
- História | 1.1 Pré-Colonial
(UDESC) Analise as proposições sobre a administração colonial na América portuguesa, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Com o objetivo de diminuir as dificuldades na administração das capitanias, D. João III implantou, na América portuguesa, um Governo-Geral que deveria ser capaz de restabelecer a autoridade da Corte portuguesa nos domínios coloniais, centralizar as decisões e a política colonial.
( ) A Capitania de São Vicente foi escolhida pela Coroa Portuguesa para ser a sede do Governo, pois estava localizada em um ponto estratégico do território colonial português. Foi nesta Capitania que se implementaram as novas políticas administrativas da Coroa com a instalação do Governo-Geral.
( ) Tomé de Souza foi o responsável por instalar o primeiro Governo- Geral. Trouxe com ele soldados, colonos, burocratas, jesuítas, e deu início à construção da primeira capital do Brasil: Rio de Janeiro.
( ) A criação e instalação do Governo-Geral na América portuguesa foi uma alternativa encontrada pela Coroa Portuguesa para organizar e ocupar a colônia, que enfrentava dificuldades, dentre elas os constantes conflitos com os indígenas e os resultados insatisfatórios de algumas capitanias.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.01 Coesão Textual: Pronomes Anafóricos e Catafóricos
Texto base: Leia o texto para responder à questão.
Enunciado:
Justifique o uso da 1.ª pessoa do plural, por Sara, em sua carta para a avó.
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
“Não existe democracia racial efetiva, onde o intercâmbio entre indivíduos pertencentes a ‘raças’ distintas começa e termina no plano da tolerância convencionalizada. Esta pode satisfazer as exigências do bom-tom, de um discutível espírito cristão e da necessidade prática de ‘manter cada um no seu lugar’. Contudo, ela não aproxima realmente os homens senão na base da mera coexistência no mesmo espaço social e, onde isso chega a acontecer, da convivência restritiva, regulada por um código que consagra a desigualdade, disfarçando-a e justificando-a acima dos princípios de integração da ordem social democrática”.
Florestan Fernandes, 1960.
Florestan Fernandes se refere à ideia de “democracia racial” que, durante um período, foi considerada constitutiva da identidade nacional brasileira. Esta tese era caracterizada por: