A maior incógnita para quem se aventurava pelos mares durante a chamada Época dos Descobrimentos era saber se, durante ou depois de uma tempestade, continuaria vivo. Ser pego por tormentas era quase inevitável; chegar à terra, seco ou molhado, muito incerto. Mais ainda, no local exato. Por vezes, não era o previsto. Restava depois saber se a chegada à praia seria aos trancos e barrancos ou levado pelas ondas. E ainda, se se sobreviveria terra adentro. Por tudo isso, era necessário destreza, mas também muita sorte.
VIEIRA, P. A. Assim se pariu o Brasil. Rio de Janeiro: Sextante, 2016 (adaptado). VOT2022
Quando se estuda a Expansão Marítima o objetivo é mostrar a chegada dos europeus na Índia, grande produtora de especiarias. No entanto, o relato acima mostra que as viagens
Questões relacionadas
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(Ufla) Tecido de revestimento do corpo vegetal, tecido de condução de água e sais, e tecido de sustentação constituído de células vivas e paredes celulares espessadas são, respectivamente:
- Filosofia | 3. Medieval
(UFU) Segundo o texto abaixo, de Agostinho de Hipona (354-430 d. C.), Deus cria todas as coisas, a partir de modelos imutáveis e eternos, que são as ideias divinas. Essas ideias ou razões seminais, como também são chamadas, não existem em um mundo à parte, independentes de Deus, mas residem na própria mente do Criador, [...] a mesma sabedoria divina, por quem foram criadas todas as coisas, conhecia aquelas primeiras, divinas, imutáveis e eternas razões de todas as coisas, antes de serem criadas [...].
Sobre o Gênese, V
Considerando as informações acima, é correto afirmar que se pode perceber:
- História - Fundamental | 12. A Mineração na América Portuguesa
Leia o trecho a seguir
Muitos dos mulatos e forros são donos de escravos, participavam ativamente da vida artística local, na construção e ornamentação das igrejas, na música, na feitura de santos e em tudo o mais. Do ponto de vista econômico, possuem vendas e lojas, cultivam cana e fabricam cachaça, são ferreiros, alfaiates, padeiros etc..
SACRANO, Julita. Negro nas terras do ouro: cotidiano e solidariedade (século XVIII). São Paulo: Brasiliense, 2002. p. 29. (Fragmento)
O texto demonstra que a sociedade formada na região de Minas Gerais
- Literatura | 5.2 Modernismo
Os textos literários são obras de discurso, a que falta a imediata referencialidade da linguagem corrente; poéticos, abolem, “destroem” o mundo circundante, cotidiano, graças à função irrealizante da imaginação que os constrói. E prendem‐nos na teia de sua linguagem, a que devem o poder de apelo estético que nos enleia; seduz‐nos o mundo outro, irreal, neles configurado (...). No entanto, da adesão a esse “mundo de papel”, quando retornamos ao real, nossa experiência, ampliada e renovada pela experiência da obra, à luz do que nos revelou, possibilita redescobri‐lo, sentindo‐o e pensando‐o de maneira diferente e nova. A ilusão, a mentira, o fingimento da ficção, aclara o real ao desligar‐se dele, transfigurando‐o; e aclara‐o já pelo insight que em nós provocou.
Benedito Nunes, “Ética e leitura”, de Crivo de Papel.
O que eu precisava era ler um romance fantástico, um romance besta, em que os homens e as mulheres fossem criações absurdas, não andassem magoando‐se, traindo‐se. Histórias fáceis, sem almas complicadas. Infelizmente essas leituras já não me comovem.
Graciliano Ramos, Angústia.
Romance desagradável, abafado, ambiente sujo, povoado de ratos, cheio de podridões, de lixo. Nenhuma concessão ao gosto do público. Solilóquio doido, enervante.
Graciliano Ramos, Memórias do Cárcere, em nota a respeito de seu livro Angústia.
(FUVEST 2020 1º FASE) O argumento de Benedito Nunes, em torno da natureza artística da literatura, leva a considerar que a obra só assume função transformadora se
- Língua Espanhola | 2.06 Numerais
(IFBA) Educación técnico-profesional
A partir del 2015 se llevará a cabo una completa modernización de las especialidades que imparten los liceos técnico-profesionales (TP). 1Después de diversos análisis y consultas se decidió actualizar de manera integral esta modalidad educacional que ha sido muy valorada no sólo por jóvenes más vulnerables, sino también por el sector empresarial.
Este último enfrenta el desafío de mejorar La capacidad de innovación y la productividad y, por esa vía, lograr un crecimiento económico que garantice un mayor bienestar social. Para lograr este fin se requiere avanzar en múltiples áreas; sin embargo, una de las más importantes implica disponer de un capital humano en la cantidad y calidad apropiados.
En este contexto, las políticas orientadas a mejorar la calidad de los aprendizajes logrados a nivel de la educación secundaria no sólo deben facilitar transiciones exitosas de los jóvenes hacia los estudios de nivel terciario, sino también al mundo del trabajo. 2Asimismo, es interesante constatar que 3la participación promedio de La educación TP en la Ocde (Organización para La Cooperación y Desarrollo Económico) alcanza El de la matrícula de educación secundaria, mientras que en Chile este guarismo representa un Además, es posible anticipar que El interés por este nivel educacional aumentará em el tiempo debido a la necesidad de disponer de una fuerza laboral más orientada a ocupaciones técnicas.
Los jóvenes que han cursado este tipo de educación parecen tener mejores herramientas para enfrentar el mundo laboral en comparación con sus pares egresados de educación científico-humanista. No obstante lo anterior, se aprecian diferencias significativas en el impacto que generan sobre el empleo y salarios cada categoría de educación TP (industrial, técnica, comercial, agrícola, etc.).
Por último, 4los principales desafíos de política pública serán mantener actualizada la oferta curricular de esta modalidad junto a lãs necesidades del mercado laboral, asegurar um sistema de información adecuado para la toma de decisiones de los jóvenes y sus familias y um sistema de formación de profesores alineados con las nuevas tendencias mundiales.
Disponivel em: http://www.latercera.com/noticia/opinion/ideasy- debates/2013/07/895-535319-9-educacion-tecnicoprofesional.shtml
Adaptado. Acesso em: 17 de setembro de 2013.
“(…) los principales desafíos de política pública serán mantener actualizada la oferta curricular de esta modalidad junto a las necesidades Del mercado laboral (...)”. (ref. 4)
La expresión subrayada corresponde, respectivamente, a: