Em Atenas, as decisões públicas eram tomadas diretamente pelas pessoas, e não à distância, como é de hoje a prática em todas as grandes democracias. Mas a democracia de Atenas, como a estrada que ia da cidade ao porto do Pireu, era enclausurada por paredes. Somente aqueles classificados como cidadãos tinham o direito de falar e votar e, a partir do ano 451 a.C., um cidadão ateniense que se casasse com uma estrangeira privava, consequentemente, todos os filhos desse casamento do direito de votar.
GEOFREY, B. Uma breve história do mundo. São Paulo: Editora Fundamento educacional, 2008. VOT2022.
O conceito de cidadania ganhou variações ao longo da História Ocidental. De acordo com o texto, na Grécia antiga esse conceito era
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto abaixo.
Da alface ao cafezinho
[...] os árabes contribuíram com centenas de vocábulos [...] da língua portuguesa, ainda durante seu período de formação. Segundo Antônio Houaiss (1915-1999), do total de cerca de três mil palavras do português primitivo, no mínimo 800 têm origem árabe. [...]
[...] Em português, é expressivo o número de palavras que começam pela letra “a” e que têm origem árabe – entre muitas outras, alvará (documentada em português desde 1331), alfaiate, açúcar, arroz, azeite, alface, alfândega, almofada, almôndega, açude, aldeia, algema, algodão, alicerce e alquimia.
“Al” é o artigo definido em árabe – independentemente do gênero e do número. Com frequência, os portugueses o incorporavam às palavras que ouviam, sem compreender que se tratava do artigo.
[...]
É importante observar que em português existem muitas palavras de origem árabe que não se iniciam pela letra “a”: café, leilão, xarope, javali, zênite, xerife, xeque (ou xeique), oxalá, rabeca, rês, tâmara e tarifa, entre várias outras...
Disponível em: <www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/da-alface-ao-cafezinho>. Acesso em: 4 fev. 2016.
Vocabulário:
Vocábulos – palavras.
Entre os motivos que estimularam a expansão árabe e a consequente influência árabe na Língua Portuguesa, pode-se destacar:
I) a busca de terras férteis.
II) o objetivo de divulgar o islamismo.
III) o interesse em ampliar o comércio.
IV) o combate contra os não muçulmanos que desrespeitavam o Islã, conhecido como jihad.
Considere V para os itens que você julga verdadeiros e F para os itens falsos.
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
(UFSM) Cada povo possui um tipo de culinária, um modo de preparar seus alimentos, como se fossem sinais culturais transmitidos por meio do paladar, da visão e do olfato. Por exemplo, no Brasil, os europeus foram os responsáveis pela introdução do sal, do açúcar e de diferentes especiarias, variando ainda mais o doce, o salgado, o azedo e o amargo do cardápio brasileiro.
Sobre esses sabores, é correto afirmar que sua percepção é
I. captada na língua e direcionada ao cérebro.
II. transmitida ao cérebro através dos neurônios.
III. reconhecida na região do sistema nervoso periférico.
IV. uma mistura de sensações do olfato e do paladar.
Estão corretas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Conto fantástico
Como nasceram as estrelas Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas pisca-pisca. Mas é erro. Antes os índios olhavam de noite para o céu escuro — e bem escuro estava esse céu. Um negror. Vou contar a história singela do nascimento das estrelas. Era uma vez, no mês de janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam, pescavam, guerreavam. Mas nas tabas não faziam coisa alguma: deitavam-se nas redes e dormiam roncando. E a comida? Só as mulheres cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer. Uma vez elas notaram que faltava milho no cesto para moer. Que fizeram as valentes mulheres? O seguinte: sem medo enfurnaram-se nas matas, sob um gostoso sol amarelo. As árvores rebrilhavam verdes e embaixo delas havia sombra e água fresca. Quando saíam de debaixo das copas encontravam o calor, bebiam no reino das águas dos riachos buliçosos. Mas sempre procurando milho porque a fome era daquelas que as faziam comer folhas de árvores. Mas só encontravam espigazinhas murchas e sem graça. — Vamos voltar e trazer conosco uns curumins.
(Assim chamavam os índios as crianças.) Curumim dá sorte. E deu mesmo. Os garotos pareciam adivinhar as coisas: foram retinho em frente e numa clareira da floresta — eis um milharal viçoso crescendo alto. As índias maravilhadas disseram: toca a colher tanta espiga. Mas os gatinhos também colheram muitas e fugiram das mães voltando à taba e pedindo à avó que lhes fizesse um bolo de milho. A avó assim fez e os curumins se encheram de bolo que logo se acabou. Só então tiveram medo das mães que reclamariam por eles comerem tanto. Podiam esconder numa caverna a avó e o papagaio porque os dois contariam tudo. Mas — e se as mães dessem falta da avó e do papagaio tagarela? Aí então chamaram os colibris para que amarrassem um cipó no topo do céu. Quando as índias voltaram ficaram assustadas vendo os filhos subindo pelo ar. Resolveram, essas mães nervosas, subir atrás dos meninos e cortar o cipó embaixo deles. Aconteceu uma coisa que só acontece quando a gente acredita: as mães caíram no chão, transformando-se em onças. Quanto aos curumins, como já não podiam voltar para a terra, ficaram no céu até hoje, transformados em gordas estrelas brilhantes. Mas, quanto a mim, tenho a lhes dizer que as estrelas são mais do que curumins. Estrelas são os olhos de Deus vigiando para que corra tudo bem. Para sempre. E, como se sabe, “sempre” não acaba nunca. LISPECTOR, Clarice. Como nasceram as estrelas: doze lendas brasileiras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997,p.46.
Enunciado:
Leia as frases seguintes do texto de Cecília Meireles.
I - As índias chamaram os curumins para que as ajudassem a encontrar milho.
II - Os curumins encontraram um milharal viçoso, pegaram muitas espigas, pediram à avó que lhes fizessem um bolo e comeram-no todo, por isso ficaram com medo das mães.
- III - As mães dos curumins se transformaram em estrelas e os curumins, em onças.
- IV - O papagaio amarrou um cipó no topo do céu para os curumins subirem.
São verdadeiras as frases:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Na República Velha, os chamados coronéis (grandes proprietários de terra de São Paulo e Minas Gerais) utilizavam-se de uma estratégia para tentar garantir que o candidato escolhido por eles fosse o mais votado. Assinale a alternativa que descreve corretamente essa estratégia.
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
As indústrias brasileiras de alimentos e bebidas fecharam um acordo com o Ministério da Saúde, no qual se comprometem a reduzir a quantidade de açúcar em alimentos e bebidas industrializadas. A meta é retirar mais de 144 mil toneladas de açúcar de alimentos e bebidas até 2022. A redução de açúcar será feita em 23 categorias de alimentos e bebidas, compreendidas em cinco grupos: bebidas adoçadas, biscoitos, bolos prontos e misturas para bolo, achocolatados em pó e produtos lácteos.
Internet: www.valor.com.br (com adaptações).
Com relação ao texto apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.
Uma dieta com ingesta rica em açúcar pode afetar a fertilidade da mulher, por interferir na ação do hormônio ovariano estrogênio, que é importante no ciclo reprodutivo feminino.