As catapultas são dispositivos que participaram de várias investidas de conquistadores na tentativa de invadir castelos e fortalezas. Essas obras da engenharia podem ser de vários tipos, desde as que usam contrapeso até as que usam molas para lançar seus bólidos. Atualmente as catapultas de molas têm sido muito utilizadas em entretenimento nos parques de diversões, como mostra a figura.
Na catapulta mostrada o conjunto de cordas elásticas possui uma constante elástica equivalente com valor de 3200 N/m e a massa (pessoas + cadeiras) suportada é de 200 kg. Considere que a gravidade no local tem valor de 10 m/s2.
Quando o sistema é deformado de 5 m, qual a altura que as pessoas irão atingir?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Carnavália
Repique tocou
O surdo escutou
E o meu corasamborim
Cuíca gemeu, será que era meu, quando ela passou por mim?
[...]ANTUNES, A.; BROWN, C.; MONTE, M. Tribalistas, 2002 (fragmento).
No terceiro verso, o vocábulo “corasamborim”, que é a junção coração + samba + tamborim, refere-se, ao mesmo tempo, a elementos que compõem uma escola de samba e à situação emocional em que se encontra o autor da mensagem, com o coração no ritmo da percussão.
Essa palavra corresponde a um(a):
- Matemática - Fundamental | 03. Números
Na região nordeste do Brasil há muitas frutas deliciosas. A turma do 2º ano fez uma pesquisa para descobrir qual era a fruta preferida dos alunos. Observe o gráfico que mostra o resultado dessa pesquisa.
a) Complete a tabela com o número de votos que cada fruta recebeu.
b) Quantos tipos de frutas foram escolhidos pela turma do 2º ano? _______________________
c) Qual das frutas foi a preferida dos alunos? _____________________________
d) Qual é o total de votos da turma? __________________________
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
(UNIGRANRIO) “Cientista britânico diz ter inventado 'álcool que não dá ressaca e nem lesiona fígado'
“Um cientista britânico afirma ter descoberto um novo tipo de álcool sintético que poderá permitir bebedeiras sem ressacas. A nova substância, batizada de alcosynth, é resultado do trabalho do químico David Nutt, do Imperial College de Londres, e, ironicamente, ex-consultor do governo do governo britânico para assuntos ligados a drogas. David Nutt diz que nova substância simula "efeitos positivos" da embriaguez, mas não causa dor de cabeça ou náuseas, por exemplo. E tampouco agride o fígado e poderia substituir o álcool tradicional até 2050.”
(Adaptado de: G1, BEM ESTAR - 27/09/2016 13h00 - Atualizado em 27/09/2016 15h13).
Baseado na Fisiologia Humana e na matéria acima, leia as assertivas abaixo e assinale aquela que pode ser considerada como FALSA:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
TRABALHO INFANTIL DIMINUI, MAS AINDA AFETA 10% DAS CRIANÇAS E JOVENS
O trabalho infantil diminuiu no Brasil em 2008, de acordo com pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A queda vem sendo observada nos últimos anos. (...)
Do total da população com 5 a 13 anos, 993 mil pessoas estavam empregadas. Para essa faixa etária, a legislação brasileira não permite qualquer tipo de trabalho. (...) Com 14 a 17 anos, estavam empregados 3,4 milhões de pessoas. (...)
O IBGE aponta ainda que dos trabalhadores com 5 a 17 anos de idade, a maior parte era empregada como trabalhadores domésticos ou em atividades agrícolas. Entre os menores de idade que trabalhavam em 2008, a grande maioria estava na escola. (...)
Os trabalhadores com idade de 5 a 17 anos ganhavam, em média, R$ 269 mensais em 2008. (...) Sobre a jornada de trabalho do menor, a pesquisa verificou que os empregados de 5 a 17 anos de idade passavam, em média, 27 horas por semana no trabalho. (...)
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u625606.shtml> Acesso em 01/07/2010 - adaptação
Cite duas informações positivas que foram encontradas nessa pesquisa do IBGE com relação às crianças que trabalham.
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
(ENEM 2012 1ª APLICAÇÃO) E como manejava bem os cordéis de seus títeres, ou ele mesmo, títere voluntário e consciente, como entregava o braço, as pernas, a cabeça, o tronco, como se desfazia de suas articulações e de seus reflexos quando achava nisso conveniência. Também ele soubera apoderar-se dessa arte, mais artifício, toda feita de sutilezas e grosserias, de expectativa e oportunidade, de insolência e submissão, de silêncios e rompantes, de anulação e prepotência. Conhecia a palavra exata para o momento preciso, a frase picante ou obscena no ambiente adequado, o tom humilde diante do superior útil, o grosseiro diante do inferior, o arrogante quando o poderoso em nada o podia prejudicar. Sabia desfazer situações equívocas, e armar intrigas das quais se saía sempre bem, e sabia, por experiência própria, que a fortuna se ganha com uma frase, num dado momento, que este momento único, irrecuperável, irreversível, exige um estado de alerta para a sua apropriação.
RAWET, S. O aprendizado. In: Diálogo. Rio de Janeiro: GRD, 1963 (fragmento).
No conto, o autor retrata criticamente a habilidade do personagem no manejo de discursos diferentes segundo a posição do interlocutor na sociedade. A crítica à conduta do personagem está centrada: