O filósofo e astrônomo Eratóstenes (276-194 a.C.) usou a trigonometria para realizar a tarefa de medir o raio da circunferência da Terra e concluiu que essa medida é de 28.000 milhas. Sabe-se que uma milha é aproximadamente igual a 1.600 metros.
Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 27 out. 2016 (adaptado).
Qual foi, aproximadamente, a medida do raio da circunferência da Terra, em quilômetros, encontrada por Eratóstenes?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Segundo o texto, um dos objetivos da ONU-HABITAT é
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Calcule a distância total percorrida, em metros, por essa modelo durante seu desfile considerando os dados fornecidos.
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(UEFS)
As forças das interações intermoleculares são responsáveis por manter os estados de agregação nos líquidos e nos sólidos moleculares, além de influir sobre a diferença de temperatura de ebulição entre essas substâncias. Embora a intensidade das interações intermoleculares represente um fator preponderante, o tamanho da molécula também influi sobre a temperatura de ebulição dessas substâncias.
A tabela apresenta as massas moleculares e os pontos de ebulição de algumas substâncias moleculares. A partir dessas informações e da análise desses dados da tabela, é correto afirmar:
- Matemática | 10. Estatística
Os números de crescimento da China são impressionantes. Conforme a projeção para 2018, os números devem superar assustadores 1 trilhão de dólares (US$ 1 011 280 000 000,00), quase o total de vendas do e-commerce mundial de hoje (1,221 trilhões, segundo o eMarketer).
Suponha que a queda na variação de crescimento observada de 2017 para 2018 seja a mesma de 2018 para 2019. Nesse caso, em 2019, o número de vendas da China, em bilhões de dólares, será aproximadamente igual a
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(UNIC) O macrófago é uma célula derivada de um tipo de leucócito, o monócito, que é formado na medula hematopoiética. Os monócitos circulantes saem do sangue atravessando a parede dos vasos sanguíneos e se estabelecem no tecido conjuntivo e, nesse tecido, se transformam em macrófagos. Os macrófagos são considerados fagócitos profissionais, isto é, células cuja função primária é a de fagocitar partículas, sejam elas restos celulares, partículas inertes ou micro-organismos. Há outros tipos de células que eventualmente podem fagocitar e que não são, portanto, fagócitos profissionais. Atualmente, se sabe que, além de fagocitar, o macrófago tem uma enorme importância no desenrolar da resposta imunitária, produzindo e secretando um grande número de moléculas que, entre outras funções:
• atraem outras células para um local em que esteja ocorrendo uma reação inflamatória;
• regulam o funcionamento de células envolvidas na resposta imunitária;
• podem induzir a produção aumentada de células envolvidas em uma resposta inflamatória e/ou imunitária.
Além disso, os macrófagos têm a capacidade de expor em suas superfícies fragmentos de moléculas derivadas de sua ação fagocitária, exibindo estes fragmentos para células do sistema imunitário (linfócitos) que podem iniciar uma resposta imunitária após o reconhecimento destes fragmentos.
Exercendo esta função, os macrófagos recebem também o nome de células apresentadoras de antígenos.
À luz do sistema imunológico, os macrófagos desempenham funções muito relevantes e essenciais para a defesa do organismo.
Em relação a essa importância imunológica, é correto afirmar: