A ampla diversidade genética é uma característica presente nas plantas fanerógamas, que ocorreu em razão da presença de estruturas reprodutivas que lhes garantiram o sucesso adaptativo. Os insetos contribuem para a manutenção e o aumento da variabilidade genética, ao transportarem diretamente para o órgão reprodutivo da flor uma importante estrutura desse grupo vegetal.
Qual estrutura vegetal carregada pelos insetos está diretamente relacionada ao incremento do referido processo nesse grupo vegetal?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
No momento em que o avô conta a história familiar para sua neta mostrando fotos, ele está usando uma fonte histórica
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, analise o mapa a seguir.
Crédito: arquivom.wordpress.com. Acesso em 12 mar. 2012.
Escreva um parágrafo historicamente correto utilizando as palavras a seguir.
PÓLIS – ATENAS – ESPARTA
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Felipe Guaman Poma de Ayala produziu uma obra ilustrada contando a vida do seu povo, os incas. Observe as imagens e leia as descrições apresentadas a seguir.
1) Cuidar dos animais, como o jovem pastor está fazendo na imagem ___________ , era tarefa comum para os camponeses.
2) O quipu, representado na imagem ___________ , era um sistema de cordas cheia de nós utilizado para fazer cálculos e transmitir mensagens ao Sapa Inca.
3) Embora os incas preferissem ampliar seu império por meio da reciprocidade, não há dúvida de que as batalhas, como a representada na imagem ___________ cumpriram um papel importante na consolidação do Império.
4) A imagem ___________ mostra um camponês vestido para a sua função: espantar os predadores da plantação.
Associando cada uma das imagens às suas respectivas descrições, a sequência correta de números é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 04. Pontuação
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Trecho de um diário
Ontem, eu passei um aperto danado na aula de História. Quem dá aula é o Gregório, e ele é durão. Tinha marcado um questionário, e eu acabei não fazendo. Levei um baita de um zero, e depois ele ainda ficava me judiando:
_ Fala, Gustavo. Por que você não fez o questionário? Qual é a dificuldade em História? – e falava alto, todo mundo ouvindo.
Eu fui ficando assim vermelho, foi me dando uma gagueira, e todo mundo assobiando e fazendo barulho e eu sei que meu olho foi ficando vermelho e, olha, graças a Deus bateu o sinal, porque eu ia estourar.
Mas depois acabou sendo legal. O Gregório me chamou, eu e mais quatro, e abriu o jogo: - vou dar uma oportunidade pra vocês. Marquei um trabalho em equipe, valendo nota. E vou colocar vocês em equipes mais fortes. Aproveitem esta chance, hem?
E eu caí na equipe da Claudinha. Valeu, puxa vida, se valeu a pena, a Claudinha é morena, tem cabelo comprido. Tem um rosto lindo, quando ela dá risada faz uma covinha na bochecha. E nunca me esnobou. Nunca mesmo. E nem é japonesa. É brasileira, é meio italiana, sei lá. É linda, linda.
***
KUSPTAS, Márcia. Crescer é perigoso. São Paulo: Moderna, p.8 e 9, 1986.
Leia o trecho a seguir.
_ Fala, Gustavo.
No trecho apresentado, a vírgula foi empregada para isolar um
- Física | F. Circuitos Elétricos
(UNIT)
A associação de resistências representada na figura está submetida a uma ddp de 192,0V. Com base nessas informações, conclui-se que a intensidade da corrente elétrica que circula pelo resistor de 30Ω, em A, é igual a