Os dois milhões de habitantes da Faixa de Gaza e as centenas de milhares de israelenses que moram em torno do território viveram o dia mais violento depois da devastadora guerra de 2014. O Hamas e a Jihad Islâmica dispararam mais de 450 projéteis, entre foguetes e granadas de morteiro, contra Israel, matando três pessoas. As represálias da aviação militar israelense contra 260 objetivos das milícias em Gaza mataram 21 pessoas.
Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 1 set. 2020 (adaptado).
Atualmente, o território no qual ocorreu o violento confronto é um (a)
Questões relacionadas
- História | 6.14 Guerra Fria
(UERN) A eclosão da guerra entre os blocos era improvável, mas a paz era impossível, sintetizava o cientista político francês Raymond Aron. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses em disputa. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição que, se acontecesse um conflito generalizado, seria, com certeza, o último. [...]
(José Arbex Júnior. Guerra Fria: o Estado terrorista. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2005. p. 10. Coleção Polêmica.)
De acordo com o contexto da Guerra Fria descrito anteriormente, analise as afirmativas.
I. “Foi o oferecimento aos países da Europa ocidental de matérias-primas, produtos e capital, na forma de créditos e doações. Um verdadeiro programa de ajuda econômica e militar dos EUA aos países destruídos pela Guerra.”
II. “A resposta do bloco socialista veio a partir da formação de uma aliança entre a URSS e alguns países da Europa Oriental.”
As afirmativas I e II se referem às estratégias distintas adotadas, respectivamente, pelos EUA e URSS durante a Guerra Fria. Trata-se de:
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
25 de dezembro... O João entrou dizendo que estava com dor de barriga. Percebi que foi por ele ter comido melancia deturpada. Hoje jogaram um caminhão de melancia perto do rio.
Não sei porque é que estes comerciantes inconscientes vêm jogar seus produtos deteriorados aqui perto da favela, para as crianças ver e comer.
... Na minha opinião os atacadistas de São Paulo estão se divertindo com o povo igual os Cesar quando torturava os cristãos. Só que o Cesar da atualidade supera o Cesar do passado. Os outros era perseguido pela fé. E nós, pela fome!
Naquela época, os que não queriam morrer deixavam de amar a Cristo.
Mas nós não podemos deixar de comer.
JESUS, C. M. de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2018.
Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, foi publicado em 1960, e apresenta o cotidiano de quem vive na favela. Na fala da narradora, é perceptível a variedade linguística
- Língua Inglesa
(UEMG) The Birth of a Storyteller
Jackie Torrence spent her childhood in North Carolina, in the southern part of the United States. She was a shy child because she had problems with her teeth, which made it hard for her to talk. Other children teased her because of her speech problem, so she spent much of her childhood playing alone. One of Jackie’s favorite games was to pretend she was on television. She told stories out loud using gestures and dramatic voices. At school, Jackie soon learned that she was good at writing stories, and with the help of her favorite teacher, she started to work on improving her speech.
Jackie’s first storytelling performance was in a library. She was working as a librarian and was asked to entertain a group of children. Jackie told them a story and they loved it! Before long, she began telling stories within her community. Many of her stories came from old American and African-American folktales. Eventually, she started telling stories across North America.
As Jackie’s fame increased, her health decreased. She now has to use a wheelchair, but this has not stopped her storytelling career. Jackie’s stories have been published in books, magazines, and newspapers and she has appeared on radio and television. She has won awards for nine of her sound recordings and three of her television specials.
Adapted from NorthStar 3: Listening and Speaking, 2nd Edition (Longman, p57), Helen S. Solórzano and Jennifer P. L. Schmidt
In the sentence, “She has won awards for nine of her sound recordings and three of her television specials”, the underlined expression shows that
- Geografia - Fundamental | 3.3 Placas Tectônicas
Leia as informações e analise a seguir.
A Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sua formação geológica é datada do período Terciário. A cordilheira possui aproximadamente 8000 km de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o pico Aconcágua com 6962 m de altitude. (Trecho do texto adaptado)
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cordilheira_dos_Andes Acesso em: 13 mar. 2012.
Placa sul americana
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_1dNjQ4O4_c8/TKJ0Iz6zFpI/AAAAAAAABQY/ZJSsSMiZT7s/s1600/placas_tectonicas Acesso em: 30 de jun.2012.
Explique o processo de formação da Cordilheira dos Andes destacando o processo orogenético.
- Biologia
(UFRGS) Observe a tira abaixo.
A biologia como ciência começou a ser estruturada no século XIX.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a essa área de conhecimento.
( ) As células são unidades estruturais básicas que provêm de células preexistentes.
( ) Os seres vivos são geneticamente relacionados e capazes de evoluir.
( ) A maioria das reações químicas que mantém os organismos vivos ocorre no ambiente extracelular.
( ) Conclusões obtidas a partir de um determinado organismo não podem servir de base para investigações em outros seres vivos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é