Senhores, é tempo de cuidar, exclusivamente - notai que digo exclusivamente - dos melhoramentos materiais do país. Não desconheço o que se me pode replicar, dir-me-eis que uma nação não se compõe só de estômago para digerir, mas de cabeça para pensar e de coração para sentir. Respondo-vos que tudo isso não valerá nada ou pouco, se ela não tiver pernas para caminhar. O Brasil é uma criança que engatinha; só começará a andar quando tiver cortado de estradas de ferro.
ASSIS, M. de. Evolução. In: Os melhores contos. São Paulo: Global, 1997 (adaptado). VOT2021.
Publicado no início do século XX, o conto incorpora o discurso evolucionista. A comparação sugere um processo de crescimento no qual a nação é tomada como metáfora do corpo humano. O texto tem uma relação direta com o
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
52. Leia o texto a seguir:
Disponível em: Carnaubanoticias.blogspot.com. Acesso em: 10 maio 2012.
Todos os anos, especialmente no período do plantio e colheita, milhares de crianças brasileiras que moram em zonas rurais trabalham muito para aproveitar o curto período de chuvas e iniciar o preparo da terra.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no meio agrícola o trabalho infantil aumenta, principalmente devido a fatores como dificuldades financeiras geralmente geradas pela seca, obrigando os menores a trabalhar em hortas, pedreiras, comércio, em busca de melhorar a renda familiar.
Trabalho infantil agrícola. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil. Acesso em: 3 mar. 2012.
De acordo com o texto, o trabalho infantil no meio agrícola está relacionado
- Arte - Fundamental | 10. Arte no Cotidiano
7. Texto base: Studiare 107377
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (Youtube)
- Papel canson
- Papel ofício
- Lápis HB
- Tinta aquarela
- Tinta guache
- Caneta marca texto
- Lápis de cor
- Canetinha
- Cartolina
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando sobre a cultura indígena, destacando para os alunos que não há uma cultura indígena, mas várias. Cada povo desenvolveu suas próprias tradições religiosas, musicais, de festas, artesanatos dentre outros.
- Nesta aula será destacado a arte plumária dos indígenas.
ARTE PLUMÁRIA No Brasil, existem pelo menos 30 grupos indígenas que produzem adornos plumários. Alguns deles: Xavante, Waurá, Juruna, Kaiapó, Tukano, Urubus-Kaapor, Asurini, Karajá. A arte plumária indígena possui um caráter ritualístico, em dois níveis:
- A confecção das peças (modo de fazer): é feita exclusivamente pelos homens, que obedecem a um ritual de caça, coleta, separação, tingimento, corte, amarração, etc.. da matéria-prima, afim de dar uma forma específica a ela.
- Finalidade (simbolismo): A arte plumária é uma forma de comunicação, de linguagem. Os grupos indígenas ornamentam o corpo em contraposição aos outros seres vivos (animais e outros grupos indígenas). Contrapondo-se os diferentes grupos indígenas cria-se um diferencial, tanto no aspecto interno da tribo quando no externo a estes grupos. Extrapolando o conceito de enfeite, a plumária é um símbolo usado em ritos e cerimônias. Pode representar mensagens sobre sexo, idade, filiação (clã), posição social, importância cerimonial, cargo político e grau de prestígio dos seus portadores e possuidores. O uso dos objetos plumários é privativo aos homens principalmente nos cerimoniais onde eles possuem um papel mais destacado que as mulheres.
Matéria Prima
- Penas - são os maiores elementos da plumagem. Provenientes da cauda e das asas das aves.
- Plumas - cobertura das costas e do abdomen das aves. São menores, largas e arredondadas.
- Penugem - pequenas plumas do pescoço, das costas e do abdomen das aves.
Texto disponível no site: http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/plumaria.html
- O professor deverá expor imagens de enfeites confeccionados com plumas/penas por indígenas brasileiros, para os alunos apreciarem.
-
Disponível:http://www.google.com/images?hl=pt-BR&biw=1263&bih=694&tbs=isch%3A1&sa=1&q=arte+plumaria&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
- Em seguida, o professor deverá conversar com os alunos sobre o estudo que irão iniciar, procurando descobrir o que sabem acerca do tema e o que gostariam de saber.
Possíveis questões:
- Quem sabe o que significa arte plumária ?
- Quem já usou algum adereço/enfeite com penas/plumas?
- Para que esses enfeites são usados pelos povos indígenas?
- Em que ocasiões será que eles utilizam esses enfeites?
- O professor deverá mostrar para os seus alunos que a arte indígena mantém sua singularidade em cada tribo, visto que a criação das peças com plumas representam os costumes específicos de cada tribo.
- O professor vai conversar com os alunos explicando o processo de confecção, o tipo de material usado e o significado dos objetos confeccionados pelos indígenas. Depois dessa conversa, deverá passar um vídeo sobre o tema para que os alunos possam compreender melhor o que foi discutido anteriormente.
- Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=WM8Krvz_Ats e http://www.youtube.com/watch?v=3YxY5QJAukY
- Em seguida, entregará a cada aluno uma tira de cartolina branca para que escrevam a informação que mais chamou sua atenção no vídeo. Ao final dessa atividade o professor organizará um mural informativo colando as tiras de cartolina em outra cartolinas de cores diferentes. Depois deverá expor o mural socializando as informações na turma.
- Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22701
- O professor vai conversar com a turma sobre a atividade que vão fazer.
- Se inspirando nas imagens apresentadas das plumagens indígenas, cada aluno vai criar uma plumagem indígena, através de desenho, observando todos os detalhes que esta arte apresenta.
- Se os alunos preferirem, poderão fazer vários estudos de desenhos no papel ofício até escolher o que mais gostou e o que vai ser trabalhado no papel canson.
- Depois de definido o desenho, repassá-lo para o papel canson.
- Oriente os alunos a trabalharem explorando todo o espaço da folha do papel canson.
- Peça aos alunos para abusarem das cores que vão ser trabalhadas neste desenho.
- Cobrir o desenho com tinta guache ou tinta aquarelada. Os detalhes poderão ser feitos com caneta marca texto. Se o aluno preferir também poderá usar lápis de cor, canetinha , etc.
- O professor deverá deixar os alunos usar toda a sua criatividade quando estiverem desenhando e dando acabamento no desenho.
- Pedir para cada aluno dar um nome no seu trabalho.
- Fazer uma exposição dos trabalhos
- Geografia - Fundamental | 05. A Modernização das atividades econômicas
Leia com atenção o texto a seguir.
Em São Paulo, no final do século XIX, uma elite endinheirada por conta do café – o famoso ‘ouro verde’ – respirava, dormia e acordava pensando em modernidade. Bondes, gás, locomotiva, telégrafo, telefone, fonógrafo, fotografia... tudo parecia possível nas mãos desses novos grupos que, afastados das lides da corte, viviam em São Paulo um novo contexto de euforia.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. “Prefácio”. In.: FREHSE, Fraya. O Tempo das
Ruas na São Paulo de fins do Império. São Paulo: Edusp, 2005.
Nesse período, a modernidade em São Paulo estava relacionada
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A utilização de polias em situações de levantamento de objetos é bastante comum. Dependendo do arranjo construído, uma pessoa qualquer pode levantar, com certa facilidade, até objetos bastante pesados. Observe o arranjo da ilustração abaixo.
Qual alternativa expressa a relação entre a intensidade do peso P do objeto pendurado e a intensidade da força F aplicada na extremidade livre da corda?
- Ciências - Fundamental | 08. Sistema Genital
O homem tem condições de produzir gametas após o seu amadurecimento sexual e enquanto estiver sexualmente ativo. O seu aparelho reprodutor é adaptado para produzir e armazenar espermatozoides continuamente.
Marque a opção que indica o enovelado de túbulos localizado sobre os testículos que recebe os espermatozoides, os quais terminam a sua maturação, ficando armazenados até o ato sexual.