A mosca Drosophila, conhecida como mosca-das-frutas, é bastante estudada no meio acadêmico pelos geneticistas. Dois caracteres estão entre os mais estudados: tamanho da asa e cor do corpo, cada um condicionado por gene autossômico. Em se tratando do tamanho da asa, a característica asa vestigial é recessiva e a característica asa longa, dominante. Em relação à cor do indivíduo, a coloração cinza é recessiva e a cor preta, dominante.
Em um experimento, foi realizado um cruzamento entre indivíduos heterozigotos para os dois caracteres, do qual foram geradas 288 moscas. Dessas, qual é a quantidade esperada de moscas que apresentam o mesmo fenótipo dos indivíduos parentais?
Questões relacionadas
- Matemática | 01. Matemática Básica
A criptografia é um conjunto de técnicas que permite tornar incompreensível uma mensagem, de modo que somente o destinatário, com acesso à convenção combinada (chamada “chave”), consiga decifrá-la. Um dos métodos para criptografar, conhecido como Cifra de César, baseia-se em substituir cada uma das letras da mensagem por alguma letra que se encontra algumas posições à frente dela no alfabeto. Se a chave for 4, por exemplo, a letra A deve ser substituída por E, a letra B por F, C por G, e assim sucessivamente. Dessa forma, a palavra “CRIPTOGRAFAR” seria “GVMTXSKVEJEV”.
Uma possível alteração na Cifra de César consiste em utilizar uma chave de dois dígitos; se a chave for 53, por exemplo, o primeiro caractere é substituído por aquele que fica 5 posições à frente, o segundo por aquele 3 posições à frente, o terceiro por aquele 5 posições à frente, e assim por diante.
Utilizando esse método com a chave 53, “O RATO” seria “T UFWT”; logo, “A PEDRA” se tornaria:
- Geografia | 5.3 Urbanização
Alguns estudos recentes mostram que, de fato, há uma mudança ocorrendo na equação das migrações internas e na conformação das redes urbanas, com um novo papel de protagonismo regional dessas cidades médias, cuja população e PIB crescem mais do que as grandes cidades brasileiras.
(João S. W. Ferreira e Luciana Ferrara. “A formulação de uma nova matriz urbana no Brasil”. In: Tarcisio Nunes et al. (orgs.). Habitação social e sustentabilidade urbana, 2015. Adaptado.)
Assinale a alternativa que indica corretamente o fenômeno urbano caracterizado no excerto.
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
[...] Menos de um por cento da energia solar que chega à Terra é desviado para processos vitais. Mas o que a vida faz com esse um por cento é assombroso. Fabricando genes e descendentes a partir da água, da energia solar e do ar, formas encantadoras mas perigosas misturam-se e divergem, transformam-se e poluem, matam e nutrem, ameaçam e superam.
(MARGULIS; SAGAN, 2002, p.20)
A partir do conhecimento a respeito do fluxo de energia existente nas cadeias alimentares e das relações ecológicas associadas à manutenção desse fluxo, é correto afirmar:
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
En América, los incas y aztecas cultivaban la planta que llamaban tomatl ya desde 700 años a. de C. Cuando fue llevada a Europa se destacó por su valor ornamental y por la belleza de sus frutos, que en su versión amarilla merecieron un nombre en italiano: pomodoro, esto es, manzana de oro. Utilizada como planta ornamental en patios y jardines, por entonces quedó asociada a otras solanáceas venenosas, como la belladona, así que se consideraba que también lo era. No en vano, sus hojas contienen, como las de la planta de la papa, un alcaloide llamado solanina. Hasta el siglo XIX los tomates no fueron universalmente aceptados como alimento, e incluso entonces todavía se cocían durante horas para eliminar sus “venenos”. Hoy están entre los vegetales más consumidos y deben su prestigio nutricional, sobre todo, al contenido en vitamina C y betacaroteno.
Muy interesante. N° 212. Buenos Aires: GF, mar. 2005 (adaptado).
Considerando-se as informações apresentadas e o provável público-alvo, o texto foi construído com a intenção de
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Se reunieron em um volumen todas las entrevistas dadas por el poeta y dramaturgo Federico García Lorca. Lorca concedió 133 entrevistas; leyéndolas se sabrá qué estaba por detrás de la poética del escritor andaluz. Sobre su obra declaro em uma de ellas: “No he sido nunca poeta de minoria. He tratado de poner en mis poemas lo de todos los tempos, lo permanente, lo humano. A mí me ataca lo humano, es el elemento fundamental en toda obra de arte”. Y en outra dijo: “Hoy no interesa más que una problemática: lo social. La obra que no siga esa dirección está condenada al fracaso, aunque sea muy buena”. En su última entrevista, de junio de 196, Lorca se muestra profético: “Ni el poeta nie nadie tiene la clave y el secreto del mundo. Quiero ser bueno. Sé que la poesia eleva y creo firmemente que si hay un más allá tendré la agradable sorpresa de encontrarme con él. Pero el dolor del hombre y la injusticia constante que mana del mundo, y mi proprio cuerpo y mi proprio pensamento, me evitan transladar mi casa a las estrellas”.
AYÉN, X. Retrato del poeta como “muchacho gitanazo”. Disponível em: www.clarin.com.
Acesso em: 8 dez. 2017 (adaptado)
Esse trecho da resenha de um livro de entrevistas concedidas por Federico García Lorca tem por finalidade