Os romanos sempre foram muito preocupados em tornar público, por meio de inscrições, tudo aquilo que se referia à vida em sociedade. Um bom exemplo disso foi a “Lei das Doze Tábuas”. Gravadas em tábuas de bronze, em 450 a. C., e fixadas na plataforma em que os oradores falavam para o povo romano, diante do Senado. O fato de ser pública foi muito importante, pois, assim todos eram capazes de saber exatamente o que se podia ou não fazer e quais as punições previstas para os desobedientes. Por muitos séculos, as crianças deviam copiar e decorar as leis, tarefa difícil, mas que demonstra o valor atribuído pelos romanos ao conhecimento da lei.
FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo. Editora Contexto, 2019. VOT2021.
Mesmo antes de Cristo, os romanos se tornaram especialistas na elaboração de leis, exercendo até os dias atuais influências no Direito ocidental. Como vimos no texto do Pedro Funari, o conhecimento das leis é de suma importância porque:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
Um asteroide batizado de 2013-TV135 passou a aproximadamente 6,7 x 10i6,7x106/tag*{hi} 6,7 x 10^{6} quilômetros da Terra. A presença do objeto espacial nas proximidades da Terra foi detectada por astrônomos ucranianos, que alertaram para uma possível volta do asteroide em 2032.
Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 30 out. 2013.
O valor posicional do algarismo 7, presente na notação científica da distância, em quilômetro, entre o asteroide e a Terra, corresponde a
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia a notícia a seguir. Ex-advogado tatua mapa-múndi nas costas e colore países que conhece Até 2006, o americano Bill Passman, de 59 anos, nunca tinha tido um passaporte. Após acordar um dia e se perguntar o que havia acontecido com seu sonho de juventude de viajar muito, ele resolveu largar o emprego de advogado e começou a rodar o mundo. A prova da mudança de estilo de vida de Bill está em sua própria pele. Ele fez uma tatuagem com o contorno do mapa-múndi nas costas, e cada novo país visitado é preenchido. O desenho está cada vez mais colorido: são 65 países até hoje. Sua primeira viagem foi à Tanzânia, para subir o Kilimanjaro. “Enfrentei os 5895 metros de subida, e não foi fácil, especialmente para alguém vindo da Louisiana, onde não há montanhas”, contou Bill ao G1. Depois disso ele se demitiu do trabalho e, desde então, vem viajando pelo globo, e colorindo suas costas. Afirma que aprendeu a “mochilar” e, em 2011, lançou um livro com dicas para viajar barato. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2015.
Enunciado:
Se Bill Passman tivesse a ideia de tatuar as costas quando tinha 20 anos, ele
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee y compara los dos textos.
Texto I - Números: Enteros o naturales
Los números enteros son llamados también números naturales. Los naturales son representados por números comprendidos del 1 al 9 incluyendo al cero. El primer número natural es el 1 (uno), luego le sigue el dos 2 (dos), después el 3 (tres), 4, 5, 6, 7...Si seguimos agregando la unidad al último número entero no vamos a terminar nunca, esto significa que los números naturales Comienzan con el Número Uno 1 pero que no tienen fin es decir son INFINITOS. Cuando logramos contar el número exacto de compañeros del salón. El número de regalos que nos dieron el día de cumpleaños. El número de personas que se encuentran dentro de nuestras casas... es decir cuando logramos darle un número determinado a las cosas que contamos o cuando dejamos de contar algo porque la numeración llega a un fin. Decimos que esas cosas que contamos son FINITAS, tienen fin. Sabemos entonces que los números naturales son infinitos, pero que sin embargo sólo utilizamos DIEZ símbolos para la representación de los mismos. Por esto nuestro sistema de numeración se llama SISTEMA DE NUMERACIÓN DECIMAL.
Disponible en: <http://www.rena.edu.ve/primeraetapa/Matematica/numenatu.html>. Acceso el: 05 nov. 2014.
Texto II - Los números se enfadan
Érase una vez un país llamado Numerandia, en el que habitaban todos los números, los grandes, los pequeños, los bonitos, los feos. Cada uno estaba a lo suyo, pero, un día, hubo un gran desorden entre ellos. Todos los números no querían trabajar. Primero se quejaban de estar siempre haciendo cuentas, y decían que eso no era normal. Después decían que no podían ser tantas comas, tantos decimales. También protestaban porque siempre los pintábamos de negro, y a ellos les gustaba también aparecer en otros colores. Otra de sus quejas era que nadie les había pedido permiso para utilizarlos. Así que tras oír sus quejas, y ver que empezaban a desaparecer los signos, los puntos, los números ordinales y después los cardinales y ver el gran caos que se organizaba en Numerandia, los habitantes de aquel país remoto comprendieron que no se habían portado bien con los números, y empezaron a utilizarlos con diferentes tipos de letras y colores y a hacerlos más bonitos y a agradecerles la ayuda que les prestaban, ay así todos se pusieron contentos y todo volvió a funcionar correctamente.
Disponible en: <http://bibliotecaescolarjuanpedro.blogspot.com.br/2011/02/nuestros-cuentos-los-numeros-se-enfadan.html>. Acceso el: 05 nov. 2014.
Lee nuevamente y explica en qué se diferencian los dos textos.
- História | 5.3 Reforma Protestante
Dois grandes eventos históricos tornaram possível um caso como o de Menocchio: a invenção da imprensa e a Reforma. A imprensa lhe permitiu confrontar os livros com a tradição oral em que havia crescido e lhe forneceu as palavras para organizar o amontoado de ideias e fantasias que nele conviviam. A Reforma lhe deu audácia para comunicar o que pensava ao padre do vilarejo, conterrâneos, inquisidores — mesmo não tendo conseguido dizer tudo diante do papa, dos cardeais e dos príncipes, como queria.
GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.
Os acontecimentos históricos citados ajudaram esse indivíduo, no século XVI, a repensar a visão católica do mundo ao possibilitarem a
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2017 1ª APLICAÇÃO) Nuances
Euforia: alegria barulhenta. Felicidade: alegria silenciosa.
Gravar: quando o ator é de televisão. Filmar: quando ele quer deixar claro que não é de televisão.
Grávida: em qualquer ocasião. Gestante: em filas e assentos preferenciais.
Guardar: na gaveta. Salvar: no computador. Salvaguardar: no Exército.
Menta: no sorvete, na bala ou no xarope. Hortelã: na horta ou no suco de abacaxi.
Peça: quando você vai assistir. Espetáculo: quando você está em cartaz com ele.
DUVIVIER, G. Folha de S. Paulo, 24 mar. 2014 (adaptado).
O texto trata da diferença de sentido entre vocábulos muito próximos. Essa diferença é apresentada considerando-se a(s)