A banda larga brasileira é lenta. No Japão já existem redes de fibras ópticas, que permitem acessos à internet com velocidade de 1 gigabit por segundo (Gbps), o suficiente para baixar em um minuto, por exemplo, 80 filmes. No Brasil a maioria das conexões ainda é de 1 megabit por segundo (Mbps), ou seja, menos de um milésimo dos acessos mais rápidos do Japão. A fibra óptica é composta basicamente de um material dielétrico (sílica ou plástico), segundo uma estrutura cilíndrica, transparente e flexível. Ela é formada de uma região central envolta por uma camada, também de material dielétrico, com índice de refração diferente ao do núcleo.
A transmissão em uma fibra óptica acontecerá de forma correta se o índice de refração do núcleo, em relação ao revestimento, for
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a imagem para responder a pergunta.
Enunciado:
A imagem é de um cartaz soviético em que dois camponeses chamam seus “camaradas”, e os dizeres representam ideias que a propaganda soviética queria passar sobre si mesma em oposição aos ideais capitalistas.
Baseado na leitura da imagem e dos dizeres, pode-se afirmar que
- Geografia | Não Possui Tópico Definido
Observe a figura.
A indicação do mapa e o texto demonstram que essa região histórica e geográfica está, hoje, localizada:
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
1 - Apresente aos alunos a obra Variants, de autoria da artista Mira Schendel:
SCHENDEL ,Mira. Variantes, 1977. Museu de Belas Artes, Houston; Leirner A Coleção de Arte Concreta Brasileira Adolpho.© A propriedade de Mira Schendel.
Disponível em: <http://www.justaplatform.com/review-mira-schendel-tate-modern/>. Acesso em: 21 mar. 2014.
2 - Variants é uma instalação da artista Mira Schendal, composta por folhas de papel com desenhos em monotipia reproduzidos duplamente, a fim de serem vistos dos dois lados. Os papéis estão fixados em duas placas de acrílico transparentes. A sensação é de que estamos diante de uma cortina, mas, na verdade, é um grande quadrado de acrílico no qual os papéis estão colados.
3 – Convide os alunos a executarem uma cortina de fios que possa ser fixada em algum lugar da escola com pedaços de papel, nos quais esteja uma imagem desenhada por eles.
4 - Os fios poderão ser de nylon (como aqueles para varais) ou até mesmo barbante.
5 - Fixe a cortina em um lugar de trânsito, para que as pessoas passem por ela. Reforce, portanto, a importância do que cada um irá desenhar, pois a experiência vai interferir em toda a escola.
6 - Varie a fixação dos papéis na cortina. Use papéis no formato 10 X10 cm e fixe os mesmos colando dois papéis entre os fios.
7 - A fixação dos fios para compor a cortina poderá ser feita através de fita dupla face. Estique a fita na medida do local onde a cortina será colocada e prenda suas extremidades com fita crepe. Os fios serão fixados ali cuidadosamente e quando todos os fios lá estiverem passe por cima deles outra fita dupla face. Em seguida, utilize uma tira de tecido estilo chita colorida para reforçar a fixação de um lado e outro, desta vez use cola branca.
8 - Acredito que se os papéis forem colorset coloridos o efeito será melhor. Use pincel atômico preto para os desenhos e cuidado para não borrar a tinta sobre o papel!
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
Pequenos cérebros de uma espécie humana já extinta são recriados em laboratório e então aprendendo a andar com auxílio de robôs. A pesquisa do geneticista brasileiro Alysson Muotri, em desenvolvimento nos EUA, primeiro desenvolveu “ minicérebros” de neandertais - eles tem quase o tamanho de uma ervilha. Esses minicérebros ainda são muito jovens, como conexões neurais parecidas com as de um bebê humano. Segundo o pesquisador, para que eles se desenvolvam, é necessário de explorem o ambiente.
MARINS, Carolina. Cientista brasileiro insere cerebro neandertal em robôs e ensina a andar. Disponivel em: https://noticiasuol.com.br/
De acordo com o texto, as regiões de conexão que estão sendo estimuladas para que os robôs possam aprender a andar são chamadas de:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Maus-tratos e tortura
Em cerca de 20% (11) das unidades prisionais inspecionadas foram encontrados indícios de maus-tratos ou da prática de tortura contra detentos por agentes prisionais.
Entre eles estavam hematomas nos corpos de presos, denúncias verbais feitas pelos detentos e marcas de tiros de borracha encontradas dentro das celas. (...)
Segundo uma denúncia coletada pela equipe, em Alagoas, uma equipe especial da Polícia Militar teria entrado em uma penitenciária do Estado e obrigado um grupo de presos a ficar nu no pátio da unidade. Lá, eles teriam sido agredidos por cerca de três horas com chutes, choque, gás de pimenta, cães, balas de borracha – além de violência psicológica. (...)
A ouvidora Valdirene Daufemback disse à BBC Brasil que denúncias de maus-tratos chegam ao órgão a partir de todas as regiões – não apenas das unidades inspecionadas em 2012. (...)
"Há abuso de poder e muitos castigos desproporcionais. Já soubemos de presos que por terem levantado a cabeça – quando deveriam estar com ela abaixada – perderam o direito de receber visitas por 30 dias", disse.
Uma dessas denúncias foi recebida durante a visita à Penitenciária Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, na Paraíba. Dois detentos afirmaram ter sido punidos por cantarolar enquanto lavavam um banheiro – contrariando a proibição dada por um agente prisional.
KAWAGUTI, Luis. Ouvidoria constata degradação e abusos em prisões do Brasil. BBC Brasil. São Paulo, 14 maio 2013. Disponível em:< http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130510_ouvidoria_prisoes_lk.shtml>. Acesso em: 25 jul 2013.
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