Pequenos cérebros de uma espécie humana já extinta são recriados em laboratório e então aprendendo a andar com auxílio de robôs. A pesquisa do geneticista brasileiro Alysson Muotri, em desenvolvimento nos EUA, primeiro desenvolveu “ minicérebros” de neandertais - eles tem quase o tamanho de uma ervilha. Esses minicérebros ainda são muito jovens, como conexões neurais parecidas com as de um bebê humano. Segundo o pesquisador, para que eles se desenvolvam, é necessário de explorem o ambiente.
MARINS, Carolina. Cientista brasileiro insere cerebro neandertal em robôs e ensina a andar. Disponivel em: https://noticiasuol.com.br/
De acordo com o texto, as regiões de conexão que estão sendo estimuladas para que os robôs possam aprender a andar são chamadas de:
Questões relacionadas
- Física | 2.1 Cinemática
Um objeto é lançado obliquamente para cima, a partir da superfície da Terra, com velocidade inicial cuja direção forma um ângulo α com a horizontal.
Considere que o mesmo objeto seja lançado, nessas mesmas condições, mas da superfície da Lua, onde a aceleração gravitacional é um sexto da terrestre e a resistência do ar é desprezível.
essa nova situação, comparando-se com o que ocorre na Terra, este objeto apresentará, no ponto mais alto da sua trajetória,
- Física
Presume-se que os impactos ambientais da Usina Hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco, em Sergipe, são a provável causa da morte recente de uma pessoa, após mergulho, nas proximidades da Usina. As condições ambientais e a velocidade da água, que cai de uma altura da ordem de para gerar uma potência da ordem de em cada uma das suas unidades geradoras, contribuem para a formação de uma forte correnteza que se torna sinuosa por conta da quantidade de pedras, algumas submersas, que formam redemoinhos e puxam o banhista para o fundo do rio.Considerando-se a densidade da água do rio igual a e a aceleração da gravidade local igual a é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(UFRGS) No século XV, viu-se a Europa invadida por uma raça de homens que, vindos ninguém sabe de onde, se espalharam em bandos por todo o seu território. Gente inquieta e andarilha, deles afirmou Paul de Saint-Victor que era mais fácil predizer o 1........ das nuvens ou dos gafanhotos do que seguir as pegadas da sua invasão. Uns risonhos despreocupados: passavam a vida esquecidos do passado e descuidados do futuro. Cada novo dia era uma nova aventura em busca do escasso alimento para os manter naquela jornada. Trajo? No mais completo 2........4: 3........ sujos e 7puídos cobriam-lhes os corpos queimados do sol. Nômades, aventureiros, despreocupados – eram os boêmios.
Assim nasceu a semântica da palavra 13boêmio. O nome gentílico de 9Boêmia passou a aplicar-se ao 8indivíduo despreocupado, de existência irregular, relaxado no vestuário, vivendo ao 11deus-dará, à toa, na vagabundagem alegre. 12Daí também o substantivo boêmia. Na definição de Antenor Nascentes5: vida despreocupada e alegre, vadiação, estúrdia, vagabundagem. 14Aplicou-se depois o termo, especializadamente, à vida desordenada e sem preocupações de artistas e escritores mais dados aos prazeres da noite que aos trabalhos do dia. Eis um exemplo clássico do que se chama degenerescência semântica. De limpo gentílico – natural ou habitante da Boêmia – boêmio acabou carregado de todas essas conotações desfavoráveis.
A respeito do substantivo 15boêmia, vale dizer que a forma de uso, ao menos no Brasil, é boemia, acento tônico em -mi-. E é natural que assim seja, considerando-se que -ia é sufixo que exprime condição, estado, ocupação. Conferir6: 16alegria, 18anarquia, barbaria, 17rebeldia, tropelia, 20pirataria... Penso que sobretudo palavras como folia e 19orgia devem ter influído na fixação da tonicidade de boemia. Notar também o par abstêmio/abstemia. Além do mais, a prosódia boêmia estava prejudicada na origem pelo nome 10próprio Boêmia: esses boêmios não são os que vivem na Boêmia...
Adaptado de: LUFT, Celso Pedro. Boêmios, Boêmia e boemia. In: O romance das palavras. São Paulo: Ática, 1996. p. 30-31.
Considere os pares de palavras abaixo.
1. puídos (ref. 7) e indivíduo (ref. 8)
2. Boêmia (ref. 9) e próprio (ref. 10)
3. deus-dará (ref. 11) e Daí (ref. 12)Em quais pares as palavras respeitam a mesma regra de acentuação ortográfica?
- Química | A. Cálculos Químicos
(FAMERP) O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6g/mol) e a celestita, SrSO3 (massa molar 183,6g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício. Considere a relação:
O valor desse quociente é, aproximadamente,
- Física | A. Escalar
No seu balão “Brasil” ou em outro qualquer, Santos Dumont sentia-se duplamente gratificado: pelo prazer do esporte e porque cada subida trazia-lhe sempre novas experiências. Num grande balão que mandara construir, partiu com os amigos para uma ascensão. A partida foi lenta, pois havia pouco vento mas, até os 1000 metros de altura, tudo corria bem. A 1500 metros, quase estacionário, largaram os sacos de lastro a fim de atingir os 2000 metros de altura.
A vida de grandes brasileiros: SANTOS DUMONT. São Paulo: Editora Três, 1974 (adaptado).
Supondo que Santos Dumont larga simultaneamente dois sacos de lastro, sendo a massa de um saco o dobro da massa do outro, se desprezarmos a resistência do ar, verificamos que o saco de lastro de maior massa