Uma editora de livros de História deseja realizar a reformulação de seu logotipo e, para isso, contratou uma empresa de designer gráfico. A empresa contratada enviou um projeto de logotipo no formato de uma clepsidra, conforme ilustra a figura a seguir.
O formato do projeto do logotipo enviado pela empresa objetiva remeter ao formato das ampulhetas de areia, um dos objetos mais antigos utilizados para medir o tempo.
A clepsidra é uma figura espacial composta por
Questões relacionadas
- Química | 3.7 Polímeros
(PUCRS) A utilidade dos polímeros para o ser humano parece não ter fim. Nossa espécie encontrou inúmeras aplicações para os polímeros sintéticos, mas os polímeros naturais também não ficam atrás: não só nós, como também outros seres vivos valem-se deles para uma infinidade de usos. São exemplos de polímeros naturais os componentes majoritários de:
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UNIMONTES) As adaptações foliares apresentam morfologias e fisiologias que permitem a um vegetal desenvolver características que favorecem diversificados hábitos e comportamentos no ecossistema. As alternativas a seguir referem-se a esse assunto. Analise-as e assinale a que apresenta uma relação CORRETA com as brácteas.
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(UNIT)
As vezes é fácil perceber que uma reação química está acontecendo devido à produção de luz ou calor, à mudança de cor, à expansão de gases, fenômenos físicos que ocorrem simultaneamente e não devem ser confundidos com as transformações químicas. De forma simbólica, essas transformações podem ser representadas por meio de equações químicas. O fenômeno de produção gasosa é observado quando uma solução de ácido sulfúrico, H2SO4 (aq), reage, inicialmente com quantidade suficiente de carbonato de cálcio, CaCO3 (s), como no béquer da figura.
Considerando-se as informações do texto e a reação química que ocorre, em meio aquoso, no béquer, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
eu acho um fato interessante... né... foi como meu pai e minha mãe vieram se conhecer... né... que... minha mãe morava no Piauí com toda família... né... meu... meu avô... materno no caso... era maquinista... ele sofreu um acidente... infelizmente morreu... minha mãe tinha cinco anos... né... e o irmão mais velho dela... meu padrinho... tinha dezessete e ele foi obrigado a trabalhar... foi trabalhar no banco... e... ele foi... o banco... no caso... estava... com um número de funcionários cheio e ele teve que ir para outro local e pediu transferência prum local mais perto de Parnaíba que era a cidade onde eles moravam e por engano o... o... escrivão entendeu Paraíba... né... e meu... e minha família veio parar em Mossoró que era exatamente o local mais perto onde tinha vaga pra funcionário do Banco do Brasil e:: ela foi parar na rua do meu pai... né... e começaram a se conhecer... namoraram onze anos... né... pararam algum tempo... brigaram... é lógico... porque todo relacionamento tem uma briga... né... e eu achei esse fato muito interessante porque foi uma coincidência incrível... né... como vieram a se conhecer... namoraram e hoje... e até hoje estão juntos... dezessete anos de casados…
CUNHA, M. A. F. (Org.) . Corpus discurso & gramática: a língua falada e escrita na cidade do Natal. Natal: EdUFRN, 1998.Na transcrição de fala, há um breve relato de experiência pessoal, no qual se observa a frequente repetição de “né”. Essa repetição é um(a):
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Das fotos apresentadas, qual é o lugar que tem a brincadeira mais comum entre as crianças brasileiras?