A fabricação de cerveja envolve a atuação de enzimas amilases sobre as moléculas de amido da cevada. Sob temperatura de cerca de 65 °C, ocorre a conversão do amido em maltose e glicose. O caldo obtido (mosto) é fervido para a inativação das enzimas. Após o resfriamento e a filtração, são adicionados o lúpulo e a levedura para que ocorra a fermentação. A cerveja sofre maturação de 4 a 40 dias, para ser engarrafada e pasteurizada.
PANEK, A. D. Ciência Hoje, São Paulo, v. 47, n. 279, mar. 2011 (adaptado).
Dentre as etapas descritas, a atividade biológica no processo ocorre durante o(a):
Questões relacionadas
- História | 5.4 Absolutismo
(UERN) As origens do Antigo Regime estão ainda no final do período Medieval, quando começaram a se formar Estados Nacionais. Na transição da Idade Média para Idade Moderna, as monarquias que se colocavam no domínio político dos nascentes Estados cooptaram a nobreza para integrar o corpo aristocrático que incluía ainda o clero.
(Disponível em: www.infoescola.com.)
Sobre o Antigo Regime, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A expressão Antigo Regime é uma construção a posteriori, que se reveste de fortes conotações ideológicas em função da legitimação da Revolução Francesa.
( ) Foi um processo de construção histórica que culminou nas regiões de Alexandria, Constantinopla e Jerusalém, nos séculos XV e XVI.
( ) Buscou, no século XVII, unificar toda a Europa em torno de um único rei absolutista caracterizado pela sua ligação com a igreja e o respeito às individualidades.
( ) Constitui basicamente um fenômeno típico das regiões centro-ocidentais da Europa.
A sequência está correta em:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Leia o texto a seguir para responder as questões.
O lobo guará
Devido às suas pernas longas e finas parece mais uma raposa do que um lobo. É o maior mamífero carnívoro da América do Sul. Sua altura nos ombros chega a 87 centímetros. O corpo é coberto de pelos cor de ferrugem,e os pelos dorsais, atrás da cabeça, ficam em pé quando o animal está excitado. As partes inferiores das pernas, a extremidade da cauda e o focinho do guará são negros. O comprimento incomum das pernas facilita a tarefa de subir morros.
O lobo guará é solitário, tem hábitos noturnos e alimenta-se de pequenas cutias, pacas, aves, répteis, frutas, mel, cana-de-açúcar, peixes, moluscos e pequenos insetos. Veloz e ágil, salta longe para apanhar a presa e consegue localizá-la de longe, graças à sua altura. Selvagem e medroso, o guará evita lugares mais habitados e raramente ataca carneiros ou cabras dispersos no mato, mas chega a capturar galinhas junto às casas isoladas. O guará é um animal pouco agressivo. Reúnem-se em casais apenas durante o período de reprodução.
Hoje restam apenas alguns milhares de espécimes nas planícies de Mato Grosso. Praticamente desapareceu das serras e dos pampas. Vive em média 13 anos.
Disponível em: www.curiosidade animal.com/mamífero_loboguara._sthml /adaptado. Acesso em: 08 out. 2012.
Releia a frase a seguir.
“Selvagem e medroso, o guará evita lugares mais habitados...”
O sujeito dessa frase, o guará, pode ser substituído por um pronome pessoal. Cite esse pronome.
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Uma empresa presta serviço de abastecimento de água em uma cidade. O valor mensal a pagar por esse serviço é determinado pela aplicação de tarifas, por faixas de consumo de água, sendo obtido pela adição dos valores correspondentes a cada faixa.
- Faixa 1: para consumo de até 6 m3, valor fixo de R$ 12,00;
- Faixa 2: para consumo superior a 6 m3 até 10 m3, tarifa de R$ 3,00 por metro cúbico ao que exceder a 6 m3;
- Faixa 3: para consumo superior a 10 m3, tarifa de R$ 6,00 por metro cúbico ao que exceder a 10 m3. Sabe-se que nessa cidade o consumo máximo de água por residência é de 15 m3 por mês.
O gráfico que melhor descreve o valor P, em real, a ser pago por mês, em função do volume V de água consumido, em metro cúbico, é
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Abaixo, Georges Gneka, africano que hoje mora no Brasil, lembra que na aldeia de Sekleke, localizada na Costa do Marfim, todos se reuniam embaixo de uma árvore conhecida por baobá.
Acredita-se que o baobá, que pode ser encontrado por toda a África, é o elo entre a terra e o além e que essa árvore conversa com o Criador e não o deixa dormir, sempre pedindo mudanças para o continente através de seus braços voltados para o céu.
Nossos antepassados entregavam a sua sabedoria por meio da palavra. [...]
Nas noites de lua cheia, todas as pessoas do vilarejo sentavam debaixo de uma grande árvore para ouvir e trocar umas histórias que falavam de animais, de água, de fogo, do porquê disso, porquê daquilo. Eu era muito curioso e ficava intrigado. Por que os velhos sempre se reuniam por horas, discutindo debaixo da Árvore da palavra, que era como chamavam a árvore baobá? Como era imponente com seus braços levantados na direção dos céus, parecendo implorar eternamente algo para o divino. Será que ela levava mesmo as mensagens dos velhos para o além?
Sim, respondeu minha avó, que me contou outras tantas histórias.
LIMA, Heloisa Pires. A semente que veio da África. São Paulo: Salamandra, 2005. p. 18-23. Adaptado.
Glossário:
intrigado – desconfiado.
A partir do relato de Georges Gneka, é possível concluir que:
I. A frase “Nossos antepassados entregavam a sua sabedoria por meio da palavra” mostra que os membros da aldeia Sekleke valorizavam as histórias transmitidas pelos mais velhos.
II. A passagem “Como era imponente com seus braços levantados na direção dos céus, parecendo implorar eternamente algo para o divino” mostra que os membros da aldeia de Sekleke gostavam de brincar com os deuses.
III. O trecho “Nas noites de lua cheia, todas as pessoas do vilarejo sentavam debaixo de uma grande árvore para ouvir e trocar umas histórias [...]” revela que os membros da aldeia valorizavam o costume de ouvir e trocar histórias.
Estão corretas:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Juliana e seus amigos foram fazer um passeio no Jardim Zoológico. Quando o ônibus saiu da escola, o relógio do pátio marcava:
Que horas o ônibus saiu da escola?