Foram recolhidas 50 toneladas de lixo, no aterro da Praia de Iracema, após o Réveillon 2020 de Fortaleza. Se cada uma das pessoas que foi ao aterro tivesse levado 50 g de lixo para casa, o lugar teria amanhecido limpo.
MAIA, L. 50 toneladas de lixo são retiradas do aterro da Praia de Iracema. O Povo, 1 jan. 2020.
Disponível em: https://www.opovo.com.br. Acesso em: 10 fev. 2020 (adaptado).
De acordo com as informações fornecidas, no evento, o público estimado foi de quantas pessoas?
Questões relacionadas
- Física | 3.5 Gases
(ACAFE) Em algumas situações de resgate, socorristas do SAMU podem usar cilindros de ar comprimido para garantir condições normais de respiração em ambientes pouco ventilados. Tais cilindros, cujas características estão indicadas na tabela a seguir, alimentam máscaras que se acoplam ao nariz e fornecem para a respiração, a cada minuto, cerca de 40 litros de ar, a pressão atmosférica e temperatura ambiente.
A alternativa correta que apresenta, nesse caso, a duração do ar desse cilindro, em minutos, é de aproximadamente:
- Literatura | 8. Obras Literárias
– Pois, Grilo, agora realmente bem podemos dizer que o sr. D. Jacinto está firme.
O Grilo arredou os óculos para a testa, e levantando para o ar os cinco dedos em curva como pétalas de uma tulipa:
– Sua Excelência brotou!
Profundo sempre o digno preto! Sim! Aquele ressequido galho da Cidade, plantado na Serra, pegara, chupara o húmus do torrão herdado, criara seiva, afundara raízes, engrossara de tronco, atirara ramos, rebentara em flores, forte, sereno, ditoso, benéfico, nobre, dando frutos, derramando sombra. E abrigados pela grande árvore, e por ela nutridos, cem casais* em redor o bendiziam.
Eça de Queirós, A cidade e as serras.
*casal: pequena propriedade rústica; pequeno povoado.
(FUVEST 2016 1° FASE) O teor das imagens empregadas no texto para caracterizar a mudança pela qual passara Jacinto indica que a causa principal dessa transformação foi
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: 10509843
Leia o texto. [...] De fato, Joana começou como uma simples camponesa. Ela cresceu trabalhando na fazenda do pai e, à primeira vista, não parecia nada especial. Para chegar a algum lugar na época dela, era preciso ser homem – e também rico –, e Joana não era nem um nem outro. Mesmo assim, ela acabou mudando o curso da história do seu país e se tornou a mais famosa e bem-sucedida líder militar do seu tempo, tudo isso com apenas dezessete anos de idade. Mas, então, como ela conseguiu ter tamanho impacto? Bom, para começar, Joana sabia dizer aos outros o que pensava sobre as coisas. Estava sempre zangada com o que acontecia ao seu redor; e escrevia frequentemente a reis e duques e outras figuras importantes, dizendo-lhes como fazer melhor e até lhes dando ordens. Mas ela não apenas mandava suas cartas e parava por aí: graças a um temperamento extragrande, um gosto por aventuras repletas de ação e uma atitude “nunca diga nunca”, na maioria das vezes ela conseguia o que queria. Inacreditavelmente, Joana começou pastoreando carneiros e gado e acabou jantando com reis e liderando exércitos em batalhas. [...] Também há algumas surpresas. Por exemplo, você sabia que ela... Teve que fugir de casa para encontrar o rei da França? Tentou impedir um exército inteiro de falar palavrões? Sobreviveu a uma flecha que lhe atravessou o peito? Roubou o cavalo de um bispo? A história de Joana costuma ser narrada como se se tratasse de um conto de fadas: algo que aconteceu uma vez, numa terra muito, muito distante... [...] A história de Joana foi contada umas centenas de vezes ao longo dos séculos. Ela estrelou mais livros e filmes do que quase qualquer outra pessoa na história – e nunca deixou de impressionar a quem conhecia sua trajetória. [...] Ninguém sabe exatamente a data, mas Joana provavelmente nasceu em uma noite fria de janeiro de 1412, em uma pequena aldeia chamada Domrémy, no leste da França. Domrémy fica no centro da bela região conhecida como Lorena. [...] Os orgulhosos pais de Joana eram um casal trabalhador e se chamavam Jacques e Isabel Darc. [...] ROBINS, Phil. Joana d’Arc e suas batalhas. Tradução de Marcelo Andreani de Almeida.
São Paulo: Companhia das Letras, 2010. Glossário
Pastorear – conduzir e/ou vigiar (carneiros; gado) no pasto.
Enunciado:
Releia o seguinte trecho.
Bom, para começar, Joana sabia dizer aos outros o que pensava sobre as coisas. Estava sempre zangada com o que acontecia ao seu redor; e escrevia frequentemente a reis e duques e outras figuras importantes [...]
O tempo verbal predominante nesse trecho é utilizado para indicar
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a imagem de Ângelo Agostini denominada “O câmbio esmaga o povo”, de 1891. Disponível em: <http://goo.gl/c8Reny>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
Relacione a charge de Agostini com a política econômica do Encilhamento.
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(ACAFE)
Sob temperatura de 25°C uma amostra de água de poço apresentou pOH= 8,21
Assinale a alternativa que corresponde à razão da concentração dos íons [H+] (em mol/L) entre a água mineral e a água de poço.