A Anvisa não registra alisantes capilares conhecidos como “escova progressiva” que tenham como base o formol (massa molar 30 g/mol) em sua fórmula. A substância só tem uso permitido em cosméticos nas funções de conservante com limite máximo de 0,2% em massa, solução cuja densidade é 0,8 g/mL.
Disponível em: www.anvisa.gov.br (adaptado).
Sendo conhecida a constante de Avogadro (6,0 × 1023 mol-1), o número de moléculas contidas em 625 mL dessa substância é próximo de
Questões relacionadas
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
(Uece) “Pois uma estátua não é apenas um documento histórico. Ela é sobretudo um dispositivo de celebração. Como celebração, ela naturaliza dinâmicas sociais, ela diz: ‘assim foi e assim deveria ter sido’. Um bandeirante com um trabuco na mão e olhar para frente é a celebração do ‘desbravamento’ de ‘nossas matas’. [...] Quando a ditadura militar criou o mais vil aparato de crimes contra a humanidade, dispositivo de tortura de Estado e assassinato financiado com dinheiro do empresariado paulista, não por acaso seu nome foi: Operação Bandeirante. Sim, a história é implacável. Como disse no início, o passado é o que não cessa de retornar.”
SAFATLE, Vladimir. Do direito inalienável de derrubar estátuas. In: El país, em 26-07-2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/opiniao/2021-07-26/do-direito-inalienavel-de derrubar-estatuas.html.
Nas passagens acima citadas de seu artigo de opinião, o filósofo Vladimir Safatle faz uso, por duas vezes, do conceito de dispositivo. Sobre este conceito, formulado por Michel Foucault (1926-1984), é correto afirmar que
- Geografia | 5.3 Urbanização
(UEL) Leia o texto e observe as figuras a seguir.
O esquema clássico de hierarquia urbana teve origem no final do século XIX e se estendeu até meados da década de 1970. Porém, essa concepção tradicional de hierarquia urbana não explica as relações travadas entre as cidades no interior da rede urbana. Dessa forma, uma nova hierarquia urbana foi elaborada, aproximando-se da realidade de uma rede urbana.
Adaptado de: MOREIRA, J. C.; SENE, E. Geografia para o Ensino Médio: geografia geral e do Brasil. V.único. São Paulo: Scipione, 2002, p.101-102.
A figura a seguir mostra as relações entre as cidades em uma rede urbana.
Com base no texto, associe os elementos da figura com as descrições apresentadas a seguir.
A. As relações seguem uma hierarquia crescente sob a influência de certos centros urbanos.
B. Em função dos avanços tecnológicos nos transportes e nas comunicações, rompe-se com a hierarquia rígida.
C. A cidade local pode se relacionar diretamente com a metrópole nacional, pois a hierarquia é rompida.
D. As relações das cidades são diretas com a metrópole nacional, sem a intermediação de cidade de porte médio.
E. A hierarquia é destacada a partir da submissão das cidades menores às grandes cidades.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
- Física
Sobre as leis de Newton e as de conservação de energia afirma-se:
I. Uma partícula em movimento retilíneo uniforme encontra-se em equilíbrio.
II. Um corpo ao ser empurrado por uma pessoa move-se porque a força de ação ocorre antes da reação.
III. A energia cinética de uma partícula aumenta se sua energia potencial diminuir proporcionalmente.
IV. A energia potencial de um pássaro em pleno voo e proporcional a sua altura em relação a um referencial fixo.
São corretos apenas os itens
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
(UPE) Leia o relato de um usuário de drogas a seguir:
“Faz bem falar sobre o assunto. É bom perceber que outras pessoas passam pela mesma coisa. A minha experiência pode ajudar alguém, principalmente os mais novos. São cada vez mais jovens. Crianças. Existe a curiosidade, os amigos e o preço que engana. Parece mais barato que outras drogas, mas, como o efeito dura pouco, sai caro. Já experimentei de tudo: maconha, cocaína, merla, ácido...O crack é diferente. É mais rápido que a luz. Você quer mais e mais e mais. Já gastei numa única noite R$ 3 mil em pedras. E nessa hora, fica você e o cachimbo. Não tem família, comida, banho... Nada. É a perdição. Quando a onda começa a passar, vem a coisa ruim. Parece que tem alguém te perseguindo, observando... Não dá para pensar em mais nada: ou fuma ou morre... O crack te faz sentir inferior. É gratificante perceber que tenho projetos para o futuro aos 44 anos. Quero casar, arrumar emprego e, quem sabe, até outro filho.
”Fonte: Correio Braziliense / ABEAD (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras.
No relato, são descritos os efeitos do crack. Sobre isso, analise as proposições a seguir, comparando esses efeitos aos da cocaína e da maconha, também consumidas pelo usuário.
I. As alucinações e paranoia, atribuídas ao crack, também podem ocorrer durante o consumo da cocaína e da maconha.
II. Assim como o crack, a cocaína e a maconha afetam o cérebro do usuário, pois liberam substâncias, que atuam nas sinapses, seja imitando, seja impedindo a ação dos neurotransmissores nos receptores.
III. O uso do crack é responsável tanto pelas sensações de euforia quanto de depressão profunda. Ainda podem surgir complicações cardiovasculares que resultam em óbito. Tais complicações também podem ocorrer com o uso da cocaína.
IV. O uso do crack pode causar impotência sexual, ao contrário do uso da maconha.
V. As três drogas mencionadas afetam a memória do usuário, ligando-se aos receptores de noradrenalina, a qual tem efeito sedativo nas células do córtex cerebral, por causa do seu efeito inibidor na maioria dos tecidos, inclusive na musculatura cardíaca.
Estão CORRETAS apenas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.4 Sentido Denotativo, Sentido Conotativo e Polissemia
Texto base: A questão refere-se à mensagem a seguir, com um personagem de um desenho animado – Bob Esponja Calça Quadrada – exibido no Brasil pela Rede Globo de Televisão. Leia-a e observe-a com atenção. Fonte: http://www.recadosonline.com/bob-esponja.html - 4/11/2009 - adaptado.
Enunciado:
Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto.
De acordo com o conceito de conotação, comente os significados das ações estabelecidas nas dicas das orações conversar com um saco de cimento e aquilo que um dia pode ser concreto, de acordo com o contexto e a Linguagem Conotativa utilizada na mensagem do Bob Esponja.