A agricultura familiar é muito importante para a economia brasileira porque
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O texto e o infográfico a seguir mostram alguns dados importantes sobre o processo de industrialização do Nordeste na atualidade.
Já se foi o tempo em que as belas praias impulsionavam quase solitariamente a economia do Nordeste. Nos últimos anos, a região deixou de apenas atrair turistas e passou a ser receptora também de investimentos de peso, ajudando os Estados a se industrializarem.
Nos últimos cinco anos, o Nordeste passou a atrair grandes investimentos. Entre os setores, estão fábricas de carros e motos, refinarias, estaleiros e siderúrgicas.
Disponível em: <http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/02/19/com-investimentos-de-mais-de-r-100-binordeste-vira-rota-de-grandes-empresas.htm>.
Acesso em: 9 fev. 2015. Adaptado.
A partir da análise dos dados apresentados e dos seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:
- Biologia | D. Excreção
No sistema urinário do corpo humano, são ________________ que realizam a filtração do sangue. O processo de eliminação de urina acontece em duas etapas: primeiro, a urina trazida ________________ acumula-se ________________; depois, ocorre a micção, com a eliminação da urina através ________________.
As informações que completam corretamente os espaços estão na alternativa:
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Admitir que a anemia falciforme é uma doença associada a negros não tem fundamentação científica, considerando-se que
( ) mutações são eventos aleatórios com frequência variada, sendo a sua permanência nas populações dependente do valor adaptativo.
( ) indivíduos portadores do traço falcêmico têm vantagem adaptativa em zonas malarígenas — fator que condicionou a alta frequência do gene mutado na África.
( ) a apropriação de conhecimentos da genética de populações modificou a visão da representação social da anemia falciforme, reconhecendo-a como uma doença geográfica.
( ) o fluxo gênico, associado à composição étnica do povo brasileiro, manteve constante no Brasil a frequência de falcemia observada na população de origem.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a: - História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: A Primeira Guerra Mundial nada resolveu. As esperanças que gerou de um mundo pacífico e democrático, formado por Estados-nação sob a Liga das Nações; de um retorno à economia mun dial de 1913 (mesmo entre os que saudaram a Revolução Russa como o início da derrubada do capitalismo mundial, dentro de anos ou meses, por um levante dos oprimidos) – logo foram frustradas. O passado estava fora de alcance, o futuro fora adiado e o presente era amargo, a não ser por uns poucos anos passageiros em meados da década de 1920. HOBSNAWM, Eric J. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Enunciado:
O período que vai de 1914 a 1945 marca o início da Primeira Guerra Mundial e o fim da Segunda e é chamado por alguns historiadores como a ‘ Era da Catástrofe’. Com relação a este período, é possível destacar:
- Química | 2.6 Eletroquímica
Os bafômetros (etilômetros) indicam a quantidade de álcool, C2H6O (etanol), presente no organismo de uma pessoa através do ar expirado por ela. Esses dispositivos utilizam células a combustível que funcionam de acordo com as reações químicas representadas:
(I) C2H6O (g) → C2H4O (g) + 2 H+ (aq) + 2e– (II) ½ O2 (g) + 2 H+ (aq) + 2e– → H2O (I)
Na reação global de funcionamento do bafômetro, os reagentes e os produtos desse tipo de célula são: