(FAC. ALBERT EINSTEIN) No século XVII, o biólogo e físico holandês Jean-Baptiste van Helmont (1580-1644), estudioso da fisiologia das plantas, defendia a geração espontânea e procurou demonstrar a origem da matéria que permitia às plantas crescerem em vasos
No experimento, Helmont plantou uma árvore jovem de salgueiro, de 2,28 kg, num vaso com 90,72 kg de terra. Após 5 anos, com hidratação contínua, a biomassa da árvore aumentou para 76,66 kg. Com base nos conhecimentos sobre fi siologia vegetal, a planta ganhou massa porque
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
Mito, na acepção aqui empregada, não significa mentira, falsidade ou mistificação. Tomo de empréstimo a formulação de Hans Blumenberg do mito político como um processo contínuo de trabalho de uma narrativa que responde a uma necessidade prática de uma sociedade em determinado período. Narrativa simbólica que é, o mito político coloca em suspenso o problema da verdade. Seu discurso não pretende ter validade factual, mas também não pode ser percebido como mentira (do contrário, não seria mito). O mito político confere um sentido às 1circunstâncias que envolvem os indivíduos: ao 2fazê‐los ver sua condição presente como parte de uma história em curso, ajuda a compreender e suportar o mundo 3em 4que vivem.
ENGELKE, Antonio. O anjo redentor. Piauí, ago. 2018, ed. 143, p. 24.
(FUVEST 2019 1° FASE) Sobre o sujeito da oração “em que vivem” (ref. 3), é correto afirmar:
- Biologia
(CPS) O personagem Bob Esponja, do desenho animado criado pelo biólogo marinho Stephen Hillenburg, representa um animal do Filo Porifera conhecido popularmente como esponja.
Para tornar esse desenho mais divertido e atraente, Stephen colocou nessa esponja várias características humanas, tais como boca, pernas, braços, olhos e dentes, que não condizem com a realidade desse animal na natureza. Se o Bob Esponja não andasse, falasse, dançasse ou comesse, seria, com certeza, muito sem graça. Sendo assim, muitos conceitos biológicos estão distorcidos nesse desenho animado. As esponjas verdadeiras são animais porosos, aquáticos, fixos, isolados ou coloniais e possuem diversas formas, cores e tamanhos. A água penetra no corpo dos poríferos através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome desses animais.
Comparando as esponjas verdadeiras com o personagem Bob Esponja, é correto afirmar que
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el fragmento de texto.
Martín iba a cumplir 8 años, y desde hacía unos meses, sólo pensaba en lo bien que se lo pasaría con sus amigos en la fiesta de cumpleaños que organizarían en el jardín de su casa. Y es normal, porque sus padres le organizaban una fiesta por todo lo alto. Venían payasos, malabaristas, e incluso ponían dos camas elásticas para que Martín y sus amigos se lo pasaran en grande dando saltos sin parar.
Disponible en: < http://www.cuentosinfantilescortos.net/cuentola-fiesta-de-cumpleanos-de-martin/>Acceso el: 20 jun. 2015. (Fragmento)
A) ¿Cuántos años iba a cumplir Martín?
B) ¿Qué iba a tener en la fiesta de cumpleaños de Martin?
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(PUC-CAMP) Muitos experimentos demonstram o efeito que a luz exerce sobre certos processos realizados pelas plantas. Um deles é apresentado a seguir. Três lotes de coleóptiles foram submetidos à iluminação unilateral e preparados da seguinte maneira:
I. inteiros, com os ápices descobertos;
II. inteiros, com os ápices cobertos por papel opaco;
III. sem os ápices.
Espera-se que ocorra fototropismo
- Arte - Fundamental | 03. Arte indígena
Materiais necessários
- Uma foto de rosto de cada criança (tipo 3x4), mas ampliada para o tamanho A4, em Xerox escala de cinza. (Pedir com antecedência para que tragam de casa).
- Tinta guache ou tinta artesanal de várias cores.
- Copinhos de café ou godês.
- Palitos de churrasco com ponta ou pincel bem fino.
- Panos para limpeza.
- Potes com água.
- Livro do aluno – páginas: 54 e 55.
- Lápis grafite e borracha.
- Datashow completo e apresentação de imagens no Power Point.
Procedimentos
1 º.As crianças já devem estar com suas fotos preparadas para o trabalho. Elas podem fazer um esboço a lápis da pintura que querem fazer no seu rosto. Incentive-os a repetir as formas e peça que já pensem em que cores utilizarão.
2 º.Coloque as tintas, em godês ou copinhos de café. As crianças utilizarão um pincel fino ou a ponta de palitos.
3 º.Deixe que façam o trabalho com tranquilidade e observe se estão repetindo o padrão, como fazem os indígenas.
4 º.Após a secagem dos trabalhos, exponha.
Disponível em: <http://amazonwatch.org/news/2013/0411-a-message-from-the-achuar-to-canada>. Acesso em 12 dez. 2015.