Os frutos da pupunha têm cerca de 1 g em populações silvestres no Acre, mas chegam a 70 g em plantas domesticadas por populações indígenas. No princípio, porém, a domesticação não era intencional. Os grupos humanos apenas identificavam vegetais mais saborosos ou úteis, e sua propagação se dava pelo descarte de sementes para perto dos sítios habitados.
DÓRIA, C. A.; VIEIRA, I. C. G. Iguarias da floresta. Ciência Hoje, n. 310, dez. 2013.
A mudança de fenótipo (tamanho dos frutos) nas populações domesticadas de pupunha deu- se porque houve
Questões relacionadas
- Biologia | 6.1 Tecido Epitelial
Analise as seguintes afirmações relacionadas à osteoporose:
I. É uma doença exclusiva de mulheres em idade avançada, associada à menopausa.
II. Pacientes com osteoporose não podem praticar musculação, pois essa prática aumenta o risco de fratura óssea.
III. Dor ou sensibilidade óssea, diminuição de estatura com o passar do tempo, postura encurvada ou cifótica são sintomas da osteoporose avançada.
É correto o que se afirma somente em
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia um fragmento da reportagem a seguir para responder à questão.
Animais resgatados de circo tentam superar sequelas no Zoo
Em dia de Sol e calor na capital federal, cada um aproveita como pode. O elefante Chocolate se refresca com um banho e, de quebra, ainda aproveita a massagem com a pressão da torneira. O rinoceronte Thor até decidiu sair do quarto com isolamento acústico para pegar um bronzeado. Mas, antes, rolou o corpo na poça de lama, que serve como um protetor solar. Já o hipopótamo fêmea Lully veio para a sombra ganhar comida na ‘boquinha’. No entanto, mais de 10 anos atrás, esses três animais de origem africana enfrentavam uma realidade muito diferente da que atualmente vivem no Zoológico de Brasília. Pertencentes ao grupo Le Cirque, sofriam maus-tratos e eram submetidos a condições precárias para fazer a alegria da criançada no picadeiro. Mesmo depois de terem sido resgatados em uma apreensão realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em agosto de 2008, as experiências vividas por trás das lonas não foram apagadas com o tempo. Marcas físicas e comportamentais ainda fazem parte do dia a dia desses animais. [...] Para quem presenciou a condição em que esses animais chegavam, o sentimento é de desespero. A atual diretora de Medicina Veterinária, Betânia Pereira, que na época acompanhou a chegada dos animais do Le Cirque, afirma que a preparação para recebê-los parecia uma ‘operação de guerra’. “Nenhum zoológico estava preparado para isso [...]”. Legislação Apesar de muitos estados possuírem leis locais que proíbem o uso de animais como forma de entretenimento, ainda não há uma legislação única que sirva para todo o Brasil. O Distrito Federal é uma dessas unidades federativas que proíbe a utilização de animais em circos ou apresentações semelhantes, embasada na Lei 6113, vigente desde 2018 [...]. Animais resgatados de circo tentam superar sequelas no Zoo.
Disponível em: www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2019/03/11/interna_brasil,779987/animais-resgatados-de-circo-tentam-superar-sequelas-no-zoo.shtml. Acesso em: 5 abr. 2019. Glossário Picadeiro: parte central dos circos, onde os artistas se exibem.
Na frase “A atual diretora de Medicina Veterinária, Betânia Pereira, que na época acompanhou a chegada dos animais do Le Cirque, afirma que a preparação para recebê-los parecia uma “operação de guerra”. O pronome “os”, do trecho “recebê-l os”, retoma o termo
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: https://www.facebook.com. Acesso em: 18 fev. 2022.
Considerando os elementos visuais e verbais da figura, é possível interpretar a fala da mulher como
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia.
Bebês de bolso
Há animais que possuem no corpo uma bolsa onde carregam os filhotes. Estes permanecem na bolsa até ficarem grandes. O filhote do canguru entra na bolsa da mãe de cabeça. Lá dentro ele se vira para ficar com a cabeça de fora.
Lotação esgotada
A fêmea do gambá dá à luz cerca de 10 filhotes. No início, todos vivem dentro de sua bolsa. Depois de certo tempo, eles ficam muito grandes e não cabem mais dentro dela. Então, mudam-se para as costas da mãe, onde se agarram para não cair!
Os filhotes. São Paulo: Globo. p. 28.
(Coleção Mundo incrível). Adaptado.
Segundo o texto, os filhotes da fêmea do gambá abandonam a bolsa quando:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Os benefícios da reciclagem são consideráveis e se situam para além de uma sensação de realização pessoal, advinda de uma responsável deposição de embalagens e demais produtos plásticos separados do restante do lixo. A figura a seguir registra o consumo e o destino de materiais plásticos nos Estados Unidos da América, o que não é muito diferente de outros locais ao redor do mundo.
De acordo com essa figura, o consumo de plásticos vem aumentando,