Ao mesmo tempo que as novas tecnologias inseridas no universo do trabalho estão provocando profundas transformações nos modos de produção, tornam cada vez mais plausível a possibilidade de liberação do homem do trabalho mecânico e repetitivo.
JORGE, M. T. S. Será o ensino escolar supérfluo no mundo das novas tecnologias?
Educação e Sociedade, v. 19, n. 65, dez. 1998 (adaptado).
O paradoxo da relação entre as novas tecnologias e o mundo do trabalho, demonstrado no texto, pode ser exemplificado pelo(a)
Questões relacionadas
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Quando se abre um refrigerante a uma temperatura ambiente (25°C) tem-se uma grande saída de gás desse recipiente, e se deixado aberto é comum as pessoas afirmarem que o gás acabou dentro daquele líquido. Os refrigerantes possuem dióxido de carbono dissolvido em excesso na água, e está de acordo com a curva de solubilidade representada abaixo.
A afirmação feita por algumas pessoas quando se deixa o refrigerante aberto é
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNIC)
As descobertas mais recentes de um biólogo da Universidade de Carolina do Sul, Estados Unidos, em abril de 2014, mostraram algo de novo em Chernobyl, na Ucrânia, após a explosão atômica, em 1986. Algumas espécies de pássaros parecem ter se adaptado ao ambiente radioativo com a produção de níveis mais altos de antioxidantes protetores, com a redução de danos genéticos, o que configura uma mudança evolutiva. A radiação ionizante, produzida pelo césio 137,
A partir dessas informações e do diagrama de energia de emissões radioativas relacionados aos efeitos das radiações sobre os seres vivos, é correto afirmar:
- História | 1. Colônia
Os anúncios publicados em diferentes jornais que circularam no Brasil, durante o século XIX, a respeito dos anúncios de fugas e/ou vendas de negros cativos, constituem documentos importantes para a escrita da História, pois permitem verificar o perfil do escravo que fugia, o cotidiano da escravidão, dentre outras questões. O levantamento realizado no quadro abaixo sobre anúncios de escravos publicados no jornal O Universal (Ouro Preto/MG), entre 1825-1831, permite algumas inferências sobre a história da escravidão.
Sexo
Africanos
%
Criolos
%
Indeterm.
%
Total
%
Homens
52
91,22
37
92,5
8
42,10
97
83,62
Mulheres
5
8,78
3
7,5
0
0
8
6,90
Indeterm.
2
0
0
0
11
57,90
11
9,48
Total
57
100
40
100
19
100
116
100
*Africanos: escravos nascidos na África.
** Criolos: escravos nascidos no Brasil, conforme os anúncios do jornal.
Fonte: AMANTINO, Márcia. Os escravos fugidos em Minas Gerais e os anúncios do jornal “O Universal” - 1825 a 1832. Locus: Revista de História, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p.59-74, jul./dez. 2006.
Analise as proposições, considerando as informações do quadro acima e a história da escravidão no Brasil.
I. O quadro fornece informações importantes sobre sexo e etnia, por exemplo, dos 116 escravos fugidos mais de 90% eram africanos, e mais de 80% do sexo masculino.
II. A maioria de homens, entre os fugitivos nos anúncios, não deve ser explicada somente pelo fato de que eram predominantes no conjunto da escravaria, outras questões devem ser observadas para além dos números como, por exemplo, as relações familiares, principalmente a existência de crianças que dependiam das mulheres, dentre outros fatores que merecem estudos auxiliares.
III. A publicação de inúmeros anúncios de fuga permite inúmeras inferências, a mais óbvia deve-se à negação do cativeiro, a uma forma de recobrar o domínio de suas vidas, haja vista que o sistema lhes negava tal domínio.
IV. Menos de 7% das mulheres cativas fugiam, segundo os anúncios publicados, o que se explica pelo fato de os homens serem a maioria no conjunto dos escravos, e, considerando-se a questão de gênero, serem mais corajosos e propensos ao risco da fuga.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 8.6 Verminoses
Dupla humilhação destas lombrigas, humilhação de confessá-las a Dr. Alexandre, sério, perante irmãos que se divertem com tua fauna intestinal em perversas indagações: “Você vai ao circo assim mesmo? Vai levando suas lombrigas? Elas também pagam entrada, se não podem ver o espetáculo? E se, ouvindo lá de dentro, as gabarolas do palhaço, vão querer sair para fora, hem? Como é que você se arranja?” O que é pior: mínimo verme, quinze centímetros modestos, não mais — vermezinho idiota — enquanto Zé, rival na escola, na queda de braço, em tudo, se gabando mostra no vidro o novelo comprovador de seu justo gabo orgulhoso: ele expeliu, entre ohs! e ahs! de agudo pasmo familiar, formidável tênia porcina: a solitária de três metros.
ANDRADE, C. D. Boitempo. Rio de Janeiro: Aguiar, 1988.
O texto de Carlos Drummond de Andrade aborda duas parasitoses intestinais que podem afetar a saúde humana. Com relação às tênias, mais especificamente, a Taenia solium, considera-se que elas podem parasitar o homem na ocasião em que ele come carne de:
- Matemática | 15.3 Circunferência
(ESPCEX) Seja C a circunferência de equação x² + y² + 2x + 4y + 2 = 0. Considere em C a corda MN cujo ponto médio é (P(-1, -1,). O comprimento de MN (em unidade de comprimento) é igual a