Quando se abre um refrigerante a uma temperatura ambiente (25°C) tem-se uma grande saída de gás desse recipiente, e se deixado aberto é comum as pessoas afirmarem que o gás acabou dentro daquele líquido. Os refrigerantes possuem dióxido de carbono dissolvido em excesso na água, e está de acordo com a curva de solubilidade representada abaixo.
A afirmação feita por algumas pessoas quando se deixa o refrigerante aberto é
Questões relacionadas
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UESB)
O diagrama mostra como varia a pressão de um mol de um gás, em função do volume por ele ocupado, ao passar por uma transformação. Considerando-se a constante universal dos gases perfeitos R = 8,31 J/mol.K, a quantidade de calor, em joule, transferida durante o processo é um valor próximo de
- Física | 3.5 Gases
(FUVEST 2009 1ª FASE) Em um freezer, muitas vezes, é difícil repetir a abertura da porta, pouco tempo após ter sido fechado, devido à diminuição da pressão interna. Essa diminuição ocorre porque o ar que entra, à temperatura ambiente, é rapidamente resfriado até a temperatura de operação, em torno de – 18 °C. Considerando um freezer doméstico, de 280 L, bem vedado, em um ambiente a 27 °C e pressão atmosférica P0, a pressão interna poderia atingir o valor mínimo de:
Considere que todo o ar no interior do freezer, no instante em que a porta é fechada, está à temperatura do ambiente.
- Biologia
(UFV) Os invertebrados prepararam uma grande festa zoológica. Entretanto, para manter os bons costumes e evitar confusão, os convites continham a seguinte advertência: "Aqueles que apresentarem fecundação interna, não entram". Assim, dos invertebrados abaixo, aquele que poderá participar da festa é:
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(UNEB) Tão complexas quanto a química da vida, as condições para o bom crescimento das plantas se resumem em três números que representam as porcentagens de nitrogênio, fósforo e potássio, impressas em destaque em todas as embalagens de fertilizantes. No século XX, esses três nutrientes permitiram que a agricultura aumentasse a produtividade e que a população mundial crescesse seis vezes mais. O nitrogênio vem do ar, mas o fósforo e o potássio veem do solo. As reservas de potássio são sufi cientes para séculos, mas com o fósforo a situação é diferente.
É provável que os suprimentos disponíveis de imediato comecem a esgotar-se no final do século. Muitos dizem que quando isso acontecer, a população terá alcançado um pico além do que o planeta pode suportar em termos de sustentabilidade.
O fósforo, junto com o nitrogênio e o potássio, é um elemento crucial para os fertilizantes. É extraído de rochas ricas em fósforo, na forma de fosfato. O fósforo não ocorre livre na natureza, aparecendo principalmente na forma de fosforita, Ca3 (PO4) 2 , fl uorapatita, Ca5 (PO4) 3 F e hidroxiapatita, Ca5 (PO4) 3 OH.
A natureza obtém fósforo por meio de ciclos de intemperismo, uso biológico, sedimentação e, depois de 10 milhões de anos, elevação geológica. A necessidade exacerbada da agricultura moderna por fertilizantes triplicou a taxa de consumo de fósforo no solo, mas uma combinação de medidas pode suavizar o problema.
VACCARI. 2012. p.40-45.
Com base no conhecimento da importância do nitrogênio, potássio e fósforo, NPK, na produtividade primária do planeta e nas repercussões negativas para a natureza pelo mau uso desses nutrientes, é correto afirmar:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
O uso de protetores solares em situações de grande exposição aos raios solares como, por exemplo, nas praias, é de grande importância para a saúde. As moléculas ativas de um protetor apresentam, usualmente, anéis aromáticos conjugados com grupos carbonila, pois esses sistemas são capazes de absorver a radiação ultravioleta mais nociva aos seres humanos. A conjugação é definida como a ocorrência de alternância entre ligações simples e duplas em uma molécula. Outra propriedade das moléculas em questão é apresentar, em uma de suas extremidades, uma parte apolar responsável por reduzir a solubilidade do composto em água, o que impede sua rápida remoção quando do contato com a água.
De acordo com as considerações do texto, qual das moléculas apresentadas a seguir é a mais adequada para funcionar como molécula ativa de protetores solares?