Quando se abre um refrigerante a uma temperatura ambiente (25°C) tem-se uma grande saída de gás desse recipiente, e se deixado aberto é comum as pessoas afirmarem que o gás acabou dentro daquele líquido. Os refrigerantes possuem dióxido de carbono dissolvido em excesso na água, e está de acordo com a curva de solubilidade representada abaixo.
A afirmação feita por algumas pessoas quando se deixa o refrigerante aberto é
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 4.03 Estrutura Geológica e Relevo do Continente Americano
57.
A) Você estudou que o solo brasileiro é bastante antigo, pois foi formado há milhares de anos e que nosso território está longe do encontro das placas tectônicas, portanto está livre de grandes terremotos. No entanto, conforme o mapa apresenta, podemos verificar que em nosso território ocorrem muitos abalos sísmicos. EXPLIQUE a principal causa para a ocorrência desses abalos em nosso território.
B) JULGUE a frase como verdadeira ou falsa e EXPLIQUE sua opinião
“Mesmo terremotos de baixas magnitudes podem ser perigosos no território brasileiro.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(CFTRJ) Desmatamento representa mais de 75% das emissões de CO2
O desmatamento e as queimadas respondem por mais de 75% das emissões brasileiras de dióxido de carbono (CO2), segundo os últimos dados dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2010 (IDS 2010). De acordo com a publicação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esses dois fatores são responsáveis por colocar o Brasil entre os dez maiores emissores de gases-estufa do mundo. Embora aponte tendência de queda no desmatamento em todos os nove estados que abrange a Amazônia Legal, o IBGE estima que a área total desmatada em 2009 se aproxima dos 20% da área original da Amazônia.
Adaptado de http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/09/06/e060916161.asp em 07/09/10
Sobre a notícia acima, podemos afirmar:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Uma parcela importante da água utilizada no Brasil destina-se ao consumo humano. Hábitos comuns referentes ao uso da água para o consumo humano incluem: tomar banhos demorados; deixar as torneiras abertas ao escovar os dentes ou ao lavar a louça; usar a mangueira para regar o jardim; lavar a casa e o carro.
Agência Nacional de Águas; Fundação Roberto Marinho.
Caminho das águas, conhecimento, uso e gestão: caderno do professor 1. Rio de Janeiro, 2006 (adaptado).
A repetição desses hábitos diários pode contribuir para
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Studiare 105156
MATERIAL
- Papel branco
- Canudinho
- Tinta aguada nas cores vermelha, azul e amarela (Guache)
- Água
- Pano para limpar
- Colherzinha de plástico
ORIENTAÇÕES
- Relembrar as crianças sobre o que aprenderam sobre as cores primárias e secundárias .
- Após a explicação, faremos uma pintura, misturando as cores.
- Usar a técnica da pintura de sopro. A criança deverá fazer o desenho assoprando a tinta com um canudo.
- Corte o canudo ao meio para evitar um esforço muito grande da criança e faça um furinho no topo para evitar que elas suguem a tinta.
- Coloque um pouco de tinta no papel com ajuda de uma colherzinha (certifique-se de que a tinta está rala).
- Misture um pouco de água na tinta, o suficiente para deixá-la rala, mas não aguada demais.
- Com o canudinho a criança deverá soprar a tinta no papel até formar o efeito desejado.
- Outra forma de direcionar esta atividade é forrar o chão com papel metro branco, colocar as colherinhas de tinta em diversas cores e deixar que as crianças façam juntas um grande quadro.
- Fonte: http://www.ideiacriativa.org/2014/02/tecnica-pintura-com-canudos-atividade.html
- Fonte: http://arteearteiros.blogspot.com.br/search/label/T%C3%89CNICAS%20DE%20PINTURA
Enunciado:
CÍRCULO DAS CORES
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Muitos imigrantes de Hunsrück, localizada no sudoeste da Alemanha, chegaram ao Brasil no século 19 trazendo consigo uma variante do alemão, o hunsrückisch. Em contato com o português, essa variante se fundiu com algumas palavras, dando origem a uma nova língua falada no Brasil há quase 200 anos, considerada uma língua de imigração.
A partir de 2007, línguas de imigração se tornaram línguas cooficiais em 19 municípios, sendo ensinadas nas escolas municipais. Em 2012, o hunsrückisch se tornou patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul, falado também em Santa Catarina e no Espírito Santo.Disponível em: www.dw.com. Acesso em: 11 jun. 2019 (adaptado).Ao informar que o hunsrückisch é falado em algumas regiões do país, o texto revela que o Brasil