TEXTO I
Cinema Novo
O filme quis dizer: “Eu sou o samba”
A voz do morro rasgou a tela do cinema
E começaram a se configurar
Visões das coisas grandes e pequenas
Que nos formaram e estão a nos formar
Todas e muitas: Deus e o diabo, vidas secas, os fuzis,
Os cafajestes, o padre e a moça, a grande feira, o desafio
Outras conversas, outras conversas sobre os jeitos do Brasil
VELOSO, C.; GIL, G. In: Tropicália 2. Rio de Janeiro: Polygram, 1993 (fragmento).
TEXTO II
O cinema brasileiro partiu da consciência do subdesenvolvimento e da necessidade de superá-lo de maneira total, em sentido estético, filosófico, econômico: superar o subdesenvolvimento com os meios do subdesenvolvimento. Tropicalismo é o nome dessa operação; por isso existe um cinema antes e depois do Tropicalismo. Agora nós não temos mais medo de afrontar a realidade brasileira, a nossa realidade, em todos os sentidos e a todas as profundidades.
ROCHA, G. Tropicalismo, antropologia, mito, ideograma. In: Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra;
Embrafilme, 1981 (adaptado).
Uma das aspirações do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro dos anos 1960, incorporadas pela letra da canção e detectáveis no texto de Glauber Rocha, está na
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia as informações a seguir.
A condição da mulher na Grécia variou bastante, dependendo da época, da cidade - estado, da classe social. Na literatura e no teatro, apareceram algumas mulheres nobres agindo com
bastante independência. Também há registros de poetisas e discípulas de filósofos. Mas geralmente as mulheres tinham um papel subordinado.
SCHMIDT, Mario Furley. Nova História crítica: ensino médio. 1ª Ed. São Paulo, Nova Geração,2005. p.27
A partir das informações, caracterize o papel da mulher na sociedade ateniense.
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(UNESP) O cloreto de cobalto(II) anidro,CoCl2, é um sal de cor azul, que pode ser utilizado como indicador de umidade, pois torna-se rosa em presença de água. Obtém-se esse sal pelo aquecimento do cloreto de cobalto(II) hexa-hidratado, CoCl2 . 6 H2O, de cor rosa, com liberação de vapor de água.
A massa de sal anidro obtida pela desidratação completa de 0,1 mol de sal hidratado é, aproximadamente,
Dados: Co = 58,9; Cl = 35,5.
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- Inicie a aula falando de maneira breve, do surgimento da fotografia no início do século XIX. É
bom reforçar que a máquina fotográfica revolucionou os modos de pensar a arte e trouxe
novas possibilidades de criação de imagens. No início, a fotografia teve mais a função de
documentar momentos da vida cotidiana, mas depois, passou a ser considerada uma
linguagem artística. Hoje, a fotografia tem dominado o mundo das artes visuais assim como o
vídeo. O que não significa que os artistas tenham deixado a pintura, o desenho, a escultura,
os meios mais tradicionais, de lado, mas é notória a entrada da fotografia como arte no
circuito artístico e cultural contemporâneo.
- Comente também que é notável, que cada vez mais crianças e jovens tenham acesso a
equipamentos digitais que os permitem capturar, com muita facilidade, instantes da vida. E
aproveitando essa "mania" de tirar fotos a aula de hoje irá introduzir o conceito de "planos",
de "enquadramento", de ponto de vista do fotógrafo, tão necessário para garantir uma boa
foto.
- Apresente algumas fotografias de artistas, como por exemplo, uma de Sebastião Salgado:
Sebastião Salgado :
Disponível:http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u410.jhtm
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u410.jhtm
Fonte: http://photos1.blogger.com/hello/191/2091/1024/Salgado05.jpg
- Ao apresentar essa fotografia do famoso artista brasileiro, ressalte o ângulo escolhido por ele
para fazer o registro da cena.
- Peça aos alunos para descreverem o que vêem e dizerem de onde elas acham que Salgado
tirou a foto. E mais, por que será que ele escolheu este ângulo, este ponto de vista? O que ele conseguiu captar ao fotografar num plano geral? Associe a escolha do artista com sua
intenção de revelar a multidão de garimpeiros a procura de ouro e o desenho que se forma
com os inúmeros corpos andando em direções variadas.
- Pontue que o fotógrafo optou por capturar aquele momento, daquele ângulo específico, não
foi obra do acaso. Logo, se conhecemos os planos e percebemos que a escolha dos mesmos pode dar significado ou mesmo alterar a interpretação do observador, é interessante
conhecermos melhor algumas das possibilidades de enquadramento.
- Converse com o grupo que ao termos conhecimento dos enquadramentos, passamos a
fotografar com intenção e não simplesmente clicando o botão da máquina ou do celular por
Acaso.
- Trabalhe nessa aula com três planos e exemplifique cada um deles: (1.) plano geral: toma o
máximo da extensão do local, da paisagem que se quer fotografar; (2.) plano médio: fecha o
ângulo e se aproxima mais do modelo/tema escolhido; (3.) plano de detalhe: apresenta
apenas algumas partes ou parcelas do modelo.
Plano Geral Plano médio Plano de detalhe
- Peça aos alunos para cortar um retângulo (de 6X4 cm) no centro de uma folha A4. Com esse
visor, faça alguns exercícios sobre plano geral, médio e de detalhe em sala de aula, pedindo
que cada aluno posicione o seu visor a frente dos olhos de acordo com os planos estudados,
um de cada vez.
- Com esse exercício, os alunos que ainda não entenderam bem a diferença entre os três
planos, apresentarão suas dúvidas.
- Corrija, se aparecerem erros, antes de propor a saída de sala para a captura das imagens.
Fonte:http://farm1.static.flickr.com/35/73777190_40278488f9.jpg?v=0
- Peça ao grupo que faça as anotações sobre os nomes e características de cada plano
mencionado.
- Após a explanação, as anotações e os exercícios com o visor, sugira ao grupo sair da sala para
capturar pelo menos duas imagens para cada plano estudado com suas máquinas digitais ou
seus celulares. Chame atenção para a existência de outros planos, mas que, para iniciar o
estudo, o trabalho ficará em torno dos três planos selecionados.
- Após a captura realizada pelos alunos com seus equipamentos, se puder transferir todas as
imagens para o computador e em seguida, projetá-las na parede é possível fazer uma análise
individual junto de cada aluno da proposta da aula. Bem como, observar com o grupo as
escolhas que cada um foi capaz de fazer e também dar a oportunidade para as justificativas. -- Esse momento pode ser rico para conversas não somente sobre se os planos estão corretos
ou não, mas sobre os temas escolhidos, as cores, luz, os efeitos capturados, etc.
- Essa aula não intenciona que as imagens recolhidas pelos alunos sejam necessariamente
reveladas ou impressas. No entanto, se houver essa possibilidade, durante a apresentação
das imagens, peça que cada aluno escolha uma das imagens feitas por ele para que a mesma
possa ser revelada ou impressa. Dessa forma, é possível ficar também com um registro
material das aulas e não apenas digital.
- Convide o grupo a montar um álbum com as fotos escolhidas.
- E ainda, caso não possa transferir as imagens capturadas pelos alunos para o computador,
organize a turma para que cada aluno mostre em sua própria máquina ou celular o trabalho
de captura das imagens segundo os planos estudados. Dessa forma, fica mais difícil a
participação de toda turma na análise das imagens, mas mesmo assim, a proposta é válida
com análise individual.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26277
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
The Force is strong with Disney’s tentpole franchise. At least Disney hopes so. In 2012, the Walt Disney Company bought the production company Lucasfilm from its founder, “Star Wars” creator George Lucas, for $4 billion. Now, the company is offering some details about the what movies it’s going to roll out and when. Last week, The Hollywood Reporter announced Lucasfilm’s plans to make a movie about space pirate and all-around scoundrel Han Solo. It arrives in 2018, three years after “Star Wars Episode VII: The Force Awakens” opens. […] This is true. But despite the “Star Wars” franchise’s reputation for blockbusters, a $200 million investment in the Han Solo movie alone actually comes with some risks. The movie belongs to a fan-oriented series called “The Star Wars Anthology,” which explores subplots only touched upon in the original films. As such, they represent a true test of whether or not Disney’s purchase of Lucasfilm was worth it. After all, a lot of those fans hated the “Star Wars” prequels. What if they don’t show up? And what if the filmmakers get it wrong and do something stupid, like fill the role of Han Solo with Zac Efron? It could mean another “John Carter”-sized, $200 million disaster for Disney, and bad news for the projects that Lucasfilm has planned. […] by Daniel Bukszpan. Fortune. Available at: http://fortune.com/2015/07/13/star-wars-movies-disney/ Accessed on: oct. 30, 2015. Glossary Scoundrel = mercenário Preguels = filmes que contam a origem de outros filmes
Enunciado:
Based on the text, write a paragraph to point out and explain the risks that a movie about space pirate and scoundrel Han Solo run.
- Geografia - Fundamental | 6.03 América do Sul e os Países Latino-americanos
Na América Latina foram realizadas mudanças de ordem política e econômica que têm contribuído para dinamizar sua participação no cenário mundial.
Fonte:http://vivianypfleger.com/2009/11/30/o-brasil Acesso em: 2/7/2011
A partir da interpretação das informações podemos inferir que a América Latina pode dinamizar sua participação no cenário mundial devido