Explicaê

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 - Inicie a aula falando de maneira breve, do surgimento da fotografia no início do século XIX. É

  bom reforçar que a máquina fotográfica revolucionou os modos de pensar a arte e trouxe

  novas possibilidades de criação de imagens. No início, a fotografia teve mais a função de

  documentar momentos da vida cotidiana, mas depois, passou a ser considerada uma

  linguagem artística. Hoje, a fotografia tem dominado o mundo das artes visuais assim como o

  vídeo. O que não significa que os artistas tenham deixado a pintura, o desenho, a escultura,

  os meios mais tradicionais, de lado, mas é notória a entrada da fotografia como arte no

  circuito artístico e cultural contemporâneo.

- Comente também que é notável, que cada vez mais crianças e jovens tenham acesso a

    equipamentos digitais que os permitem capturar, com muita facilidade, instantes da vida. E

aproveitando essa "mania" de tirar fotos a aula de hoje irá introduzir o conceito de "planos",

    de "enquadramento", de ponto de vista do fotógrafo, tão necessário para garantir uma boa

    foto.

- Apresente algumas fotografias de artistas, como por exemplo, uma de Sebastião Salgado:

  Sebastião Salgado :

    Disponível:http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u410.jhtm

    http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u410.jhtm 

 

  Imagem

Fonte: http://photos1.blogger.com/hello/191/2091/1024/Salgado05.jpg

- Ao apresentar essa fotografia do famoso artista brasileiro, ressalte o ângulo escolhido por ele

  para fazer o registro da cena.

- Peça aos alunos para descreverem o que vêem e dizerem de onde elas acham que Salgado

  tirou a foto. E mais, por que será que ele escolheu este ângulo, este ponto de vista? O que ele conseguiu captar ao fotografar num plano geral? Associe a escolha do artista com sua

  intenção de revelar a multidão de garimpeiros a procura de ouro e o desenho que se forma

  com os inúmeros corpos andando em direções variadas. 

 - Pontue que o fotógrafo optou por capturar aquele momento, daquele ângulo específico, não

  foi obra do acaso. Logo, se conhecemos os planos e percebemos que a escolha dos mesmos pode dar significado ou mesmo alterar a interpretação do observador, é interessante

  conhecermos melhor algumas das possibilidades de enquadramento.

- Converse com o grupo que ao termos conhecimento dos enquadramentos, passamos a

  fotografar com intenção e não simplesmente clicando o botão da máquina ou do celular por

Acaso.

- Trabalhe nessa aula com três planos e exemplifique cada um deles: (1.) plano geral: toma o

  máximo da extensão do local, da paisagem que se quer fotografar; (2.) plano médio: fecha o

  ângulo e se aproxima mais do modelo/tema escolhido; (3.) plano de detalhe: apresenta

  apenas algumas partes ou parcelas do modelo.

Imagem   Imagem    Imagem 


                   Plano Geral                                             Plano médio                               Plano de detalhe

- Peça aos alunos para cortar um retângulo (de 6X4 cm) no centro de uma folha A4. Com esse

  visor, faça alguns exercícios sobre plano geral, médio e de detalhe em sala de aula, pedindo

  que cada aluno posicione o seu visor a frente dos olhos de acordo com os planos estudados,

  um de cada vez.

-  Com esse exercício, os alunos que ainda não entenderam bem a diferença entre os três

    planos, apresentarão suas dúvidas.

- Corrija, se aparecerem erros, antes de propor a saída de sala para a captura das imagens.

Imagem

  Fonte:http://farm1.static.flickr.com/35/73777190_40278488f9.jpg?v=0


- Peça ao grupo que faça as anotações sobre os nomes e características de cada plano

  mencionado. 

 - Após a explanação, as anotações e os exercícios com o visor, sugira ao grupo sair da sala para

  capturar pelo menos duas imagens para cada plano estudado com suas máquinas digitais ou

  seus celulares. Chame atenção para a existência de outros planos, mas que, para iniciar o

  estudo, o trabalho ficará em torno dos três planos selecionados.

- Após a captura realizada pelos alunos com seus equipamentos, se puder transferir todas as

  imagens para o computador e em seguida, projetá-las na parede é possível fazer uma análise

  individual junto de cada aluno da proposta da aula. Bem como, observar com o grupo as

  escolhas que cada um foi capaz de fazer e também dar a oportunidade para as justificativas. -- Esse momento pode ser rico para     conversas não somente sobre se os planos estão corretos

  ou não, mas sobre os temas escolhidos, as cores, luz, os efeitos capturados, etc.

- Essa aula não intenciona que as imagens recolhidas pelos alunos sejam necessariamente

  reveladas ou impressas. No entanto, se houver essa possibilidade, durante a apresentação

  das imagens, peça que cada aluno escolha uma das imagens feitas por ele para que a mesma

  possa ser revelada ou impressa. Dessa forma, é possível ficar também com um registro

  material das aulas e não apenas digital.

- Convide o grupo a montar um álbum com as fotos escolhidas.

- E ainda, caso não possa transferir as imagens capturadas pelos alunos para o computador,

  organize a turma para que cada aluno mostre em sua própria máquina ou celular o trabalho

  de captura das imagens segundo os planos estudados. Dessa forma, fica mais difícil a

  participação de toda turma na análise das imagens, mas mesmo assim, a proposta é válida

  com análise individual. 

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26277