Embora o aspecto mais óbvio da Guerra Fria fosse o confronto militar e a cada vez mais frenética corrida armamentista, não foi esse o seu grande impacto. As armas nucleares nunca foram usadas. Muito mais óbvias foram as consequências políticas da Guerra Fria.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991.São Paulo: Cia. das Letras, 1999 (adaptado).
O conflito entre as superpotências teve sua expressão emblemática no(a)
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- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
Muitos jovens ficam expostos a sons de elevada intensidade, como em casas noturnas e shows, além de utilizar fones de ouvido, de forma que quem os circunda também ouve a “música”. A exposição prolongada a ruídos de tais intensidades pode causar danos irreversíveis à audição, que são devidos:
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
No Período Cretáceo, surgiram as angiospermas, caracterizadas pela presença de flores e frutos. Essas características contribuíram para que essas plantas ocupassem rapidamente diversos ambientes em nosso planeta. Os frutos têm importante papel nessa ocupação porque ajudam a:
- História
Nas afirmativas abaixo, assinale com a letra C as corretas e com a letra I as incorretas.
São entendidas como consequências econômicas e/ou políticas do ataque terrorista às Torres Gêmeas, ocorrido em 11 de setembro de 2001, nos EUA:
( ) A Guerra ao Terror, declarada por George W. Bush.
( ) A guerra contra o Iraque, com a justificativa de procura de armas de destruição em massa.
( ) A ofensiva dos EUA e países aliados ao Afeganistão e ao regime Talibã.
( ) O abalo e a perda de credibilidade da economia norte-americana que gerou crises como a de 2008.
A sequência CORRETA de respostas encontra-se na alternativa:
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
Dança e folguedos regionais ou folclóricos
Diferentes manifestações culturais e folclóricas se utilizam da dança como meio de expressão.
Nesta sugestão de trabalho, será proposta aos alunos uma pesquisa prévia desse assunto.
Procedimentos
1.º Professor, divida a sala em grupos e estabeleça algumas manifestações culturais como tema de investigação. Como sugestão (podem-se acrescentar ou escolher outras vertentes) de temas de pesquisa para os grupos. apresentamos: capoeira, congado, folia de reis ou reisado e dança de São Gonçalo. Forneça aos alunos sugestão de sites confiáveis para facilitar o acesso às informações que você deseja coletar.
2.º Os alunos deverão fazer uma pesquisa prévia e realizar uma apresentação para a turma, seja com uso de multimídias ou cartazes (o que for mais viável). Auxilie os alunos na escolha da forma de apresentação. Prepare com antecedência material para projeção, som ou papéis para os alunos confeccionarem os cartazes.
3.º Podem ser analisadas as vestes, as músicas, as regras de apresentação. Além disso, em relação à capoeira, a situação intermediária em que se encontra como um sistema de defesa e a dança, simultâneos.
4.º Sugira aos alunos que apresentem uma pequena performance de como seria a dança folclórica pesquisada. Eles poderão improvisar as roupas, escolher a música que geralmente é usada na apresentação e, em um dia marcado por você, professor, as crianças apresentariam as danças para os outros alunos da escola. Peça auxílio para os professores de Educação Física, na execução dos passos próprios de cada dança.
Material de pesquisa sobre danças e folguedos regionais disponível em:
<http://www.brasilcultura.com.br/antropologia/dancas-folcloricas-brasileiras/>.Acesso em: 20 abr. 2015.
<https://www.youtube.com/watch?v=aO96RV3u1OU>.Acesso em: 20 abr. 2015.
<http://www.gazetadebeirute.com/2013/04/a-cultura-e-danca-popular-do-brasil.html>.
Acesso em: 20 abr. 2015.
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que uma praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoa do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou elI - carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se