Embora a energia nuclear possa ser utilizada para fins pacíficos, recentes conflitos geopolíticos têm trazido preocupações em várias partes do planeta e estimulado discussões visando o combate ao uso de armas de destruição em massa. Além do potencial destrutivo da bomba atômica, uma grande preocupação associada ao emprego desse artefato bélico é a poeira radioativa deixada após a bomba ser detonada.
Qual é o processo envolvido na detonação dessa bomba?
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Uma bicicleta do tipo mountain bike tem uma coroa com 3 engrenagens e uma catraca com 6 engrenagens, que, combinadas entre si, determinam 18 marchas (número de engrenagens da coroa vezes o número de engrenagens da catraca).
Os números de dentes das engrenagens das coroas e das catracas dessa bicicleta estão listados no quadro.
Sabe-se que o número de voltas efetuadas pela roda traseira a cada pedalada é calculado dividindo-se a quantidade de dentes da coroa pela quantidade de dentes da catraca. Durante um passeio em uma bicicleta desse tipo, deseja-se fazer um percurso o mais devagar possível, escolhendo, para isso, uma das seguintes combinações de engrenagens (coroa × catraca):
A combinação escolhida para realizar esse passeio da forma desejada é:
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(UFPR) A água apresenta inúmeras propriedades que são fundamentais para os seres vivos. Qual, dentre as características a seguir relacionadas, é uma propriedade da água de importância fundamental para os sistemas biológicos?
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) Adultos e crianças têm o hábito de colecionar miniaturas de carros. Vários padrões de coleção são encontrados, desde modelos com marcas específicas até modelos de um determinado período. A “fidelidade” ao modelo original das miniaturas encanta qualquer pessoa, isso é possível, entre outros itens, pela “obediência” às proporções de um veículo original. São encontrados carros em miniatura numa escala de 1:90 ou 1:45.
Miniaturas M1 e M2 de um carro, do mesmo modelo, foram confeccionadas, respectivamente, nas escalas 1:90 e 1:45. Que relação existe entre a área da superfície das duas miniaturas?
- Biologia
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou em setembro de 2011 a produção comercial no Brasil de um feijão geneticamente modificado desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A alteração genética no feijão impede que a planta contraia a doença conhecida como mosaico dourado, capaz de dizimar plantações inteiras.
Esta doença é causada por um vírus que promove danos em quase todas as regiões onde se cultiva feijão nas Américas. Este vírus é transmitido pela mosca branca (Bermisia tabaci) que, ao se alimentar das plantas, acaba transferindo o vírus. O principal método para o controle da mosca branca é o uso frequente de inseticidas nas lavouras. Contudo, poucos inseticidas têm se mostrado eficientes no controle da praga, elevando os custos de produção sem reduzir a taxa de transmissão do vírus. Para combater o vírus, os pesquisadores da Embrapa introduziram nas plantas de feijão um gene que é transcrito em um RNA de interferência, que possui a capacidade de promover a degradação de um mRNA viral específico. O mRNA viral, alvo da degradação, é responsável pela síntese de uma proteína necessária para que ocorra a multiplicação do vírus na célula vegetal (proteína Rep). Desta forma, o feijoeiro transgênico impede a multiplicação do vírus e evita a doença.
(Adaptado de http://www.ctnbio.gov.br/index.php/content/view/16501.html)
Com referência ao efeito esperado do feijoeiro geneticamente modificado sobre a população de mosca branca e ao controle da doença do mosaico dourado, afirma-se:
I. O feijoeiro transgênico está protegido do mosaico dourado, mesmo na presença da mosca branca.
II. A manipulação genética das plantas interfere na multiplicação da mosca branca.
III. A transmissão do vírus será reduzida devido à diminuição da população de moscas brancas hospedeiras.
IV. A ausência da produção da proteína Rep nas células do vegetal impede a proliferação viral no feijoeiro.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Variação linguística
Texto base: O texto a seguir foi retirado do Guia do Estudante de Redação. Observe as quatro ideias (e nenhum milagre) de Sérgio Gwercman, redator-chefe da revista Superinteressante, para escrever bem: ▪ Não use palavras que você não conhece. Você pode estar mandando bem com aquela palavra difícil. Mas também pode estar usando-a no contexto incorreto e com a grafia errada. Na dúvida, recorra a um sinônimo – toda ideia pode ser escrita de outro jeito. A moral da história é uma conta simples: o benefício que o emprego de uma palavra metida à besta pode trazer ao seu texto (benefício para lá de discutível, aliás, como você vai ver abaixo) é muito menor que o prejuízo causado por um equívoco. Caia fora. ▪ Não se leve a sério. Tem muita gente que acha que coloquialismo diminui a qualidade do texto. Normalmente, são as mesmas pessoas que acreditam que podem usar palavras empoladas para esconder a falta de ideais. O erro delas é acreditar que basta fingir que você é inteligente para todo mundo acreditar que você realmente é inteligente. Quem se leva muito a sério na hora de escrever aposta que é a forma do texto que impressiona o leitor. Errado: o segredo do bom texto está no conteúdo. E se o que você escrever, além de inteligente, for leve e arrancar uns risinhos do seu leitor, aí você ganhou uns pontos. ▪ Organize suas ideias. É como aqueles ensinamentos sobre a vida: para ter sucesso, você precisa saber aonde quer chegar e qual sua estratégia para ir até lá. Antes de começar a escrever, organize seu raciocínio. O que você vai falar? Como introduzir o assunto? Quais os argumentos que vão entrar primeiro, como você vai chegar até a conclusão? Sabe aquele papo de que texto precisa ter começo, meio e fim? É isso. ▪ Rascunhe sem compromisso. Pode parecer contraditório com a ideia de organizar seu raciocínio. Mas não é. Construído o esqueleto do texto, é hora de pôr os tijolinhos. É esse é o momento de sair escrevendo e ver no que aquilo tudo vai dar. Às vezes, seu projeto inicial vai para o lixo. Não faz mal. Aqui é o momento de deixar a criatividade aparecer, de ter as sacadas e, mais importante de tudo, colocar a sua personalidade no texto. (Guia do Estudante, Redação, Vestibular + Enem 2010. p. 8)
Enunciado:
Em outras palavras, podemos resumir o que Sérgio Gwercman afirma sobre escrever bem na seguinte alternativa: