(ENEM 2020 1° APLICAÇÃO) Hino à Bandeira
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!
BILAC, O.; BRAGA, F. Disponível em: www2.planalto.gov.br.
Acesso em: 10 dez. 2017 (fragmento).
No Hino à Bandeira, a descrição é um recurso utilizado para exaltar o símbolo nacional na medida em que
Questões relacionadas
- Matemática | 13.2 Triângulos e seus Pontos Notáveis
Pretende-se construir um mosaico com o formato de um triângulo retângulo, dispondo-se de três peças, sendo duas delas triângulos congruentes e a terceira um triângulo isósceles. A figura apresenta cinco mosaicos formados por três peças.
Na figura, o mosaico que tem as características daquele que se pretende construir é o:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Muçulmanos se reúnem na Grande Mesquita de Meca, para a celebração do "Hajj."
Peregrinos muçulmanos de diversas partes do mundo se reuniram, nesta quarta-feira, na Grande Mesquita de Meca, para a celebração do Hajj. Anualmente, cerca de 2,5 milhões de fiéis de mais de 160 países se encontram nas cidades sagradas de Meca e Medina, no oeste da Arábia Saudita, informou a AP.
Hajj é o nome dado à peregrinação realizada até a cidade santa de Meca. Um dos cinco pilares do islã, é obrigatório pelo menos uma vez na vida para todos os fiéis que disponham de meios financeiros de peregrinar.
O Hajj só pode ser executado uma vez por ano, entre o oitavo e o décimo dia do mês de Dhu al-Hijja. Se a peregrinação ocorrer em outra data, não é considerada um Hajj, apenas uma boa ação.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4109311-EI308,00muculmanos+lotam+Grande+Mesquita+de+Meca+para+o+Hajj.html. Acesso em 18/11/09
a) Identifique uma semelhança entre a cidade de Meca e algumas cidades do mundo antigo.
b) Por que essas cidades atraiam ou atraem tantas pessoas?
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
Os organismos vivos são assim denominados por apresentarem, entre outras propriedades, metabolismo próprio. Considerando essa informação, das seguintes alternativas, qual NÃO é uma característica dos organismos vivos?
- Biologia | 3.3 Vitaminas
(UEPB) Leia o trecho transcrito da entrevista intitulada “Fome oculta”, realizada por Maria Fernanda Elias Llanos, com a Professora Dra. Andréa Ramalho, da UFRJ, que se encontra na Revista NestIé. Bio – págs. 4-9, maio de 2011.
“Segundo o Dr. Jacques Diouf diretor-geral da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), a fome permanece a maior tragédia e o maior escândalo do mundo, sendo que o número de pessoas subnutridas encontra-se inaceitavelmente alto. A carência de micronutrientes, conhecida como fome oculta, afeta cerca de um terço da população mundial e está relacionada principalmente à deficiência de ferro, zinco, iodo e vitamina A. (...) No Brasil, as deficiências mais significativas são as de ferro e vitamina A. “.
Agora analise as proposições que seguem:
I. A vitamina A, encontrada em vegetais verdes e amarelos, frutas amarelas e alaranjadas, gema de ovo, leite e derivados e ligado, é necessária à manutenção da integridade da pele, dos epitélios respiratório, intestinal e urinário, além de atuar na síntese de pigmentos da retina.
II. No Brasil a deficiência de iodo não é significativa, visto que o país já obrigou, por força de lei, a adição de iodo ao sal de cozinha. A carência deste oligoelemento gera o hipertireoidismo.
lII. O ferro pode ser obtido a partir da ingestão de leguminosas, vegetais verde-escuros, fígado e carnes; assim, feijão com arroz, salada dc alface com rúcula e bife é um bom caminho para evitar a carência deste microminerais, indispensável na constituição da hemoglobina e mioglobina.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
- Filosofia | 4.4 Iluminismo
(Unesp) Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da vontade geral, e recebemos, enquanto corpo, cada membro como parte indivisível do todo. [...] um corpo moral e coletivo, composto de tantos membros quantos são os votos da assembleia [...]. Essa pessoa pública, que se forma, desse modo, pela união de todas as outras, tomava antigamente o nome de cidade e, hoje, o de república ou de corpo político, o qual é chamado por seus membros de Estado [...].
(Jean-Jacques Rousseau. Os pensadores, 1983.)
O texto, produzido no âmbito do Iluminismo francês, apresenta a doutrina política do