O toyotismo, a partir dos anos 1970, teve grande impacto no mundo ocidental, quando se mostrou para os países avançados como uma opção possível para a superação de uma crise de acumulação.
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009 (adaptado).
A característica organizacional do modelo em questão, requerida no contexto de crise, foi o(a)
Questões relacionadas
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
A questão colocada em debate pela charge é
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
HTT
- Antes de iniciar o aquecimento com os alunos, prepare-se consultando os links indicados
abaixo para organizar o seu trabalho e saber mais. Comece a sequência com uma conversa
sobre as tecnologias digitais e os recursos que elas proporcionam, quando pensamos em
produção de imagem. Comente sobre as ferramentas, recursos e meios tecnológicos que
fazem parte do cotidiano dos alunos, como fotos e vídeos produzidos por meio de celulares,
imagens veiculadas por meio das redes sociais, etc.
Disponível: Link do livro digitalizado: Máquina e imaginário – O desafio das Poéticas
Tecnológicas, Por Arlindo Machado.
http://enciclopedia.itaucultural.org.br - definição de Surrealismo
http://obviousmag.org/archives/2010/11/colagens_de_marek_haiduk.html
https://www.flickr.com/photos/12392884@N00/
https://bronx1985.wordpress.com/2010/11/09/a-arte-delicada-e-surreal-de-miraruido/
-O professor vai fazer as seguintes perguntas para a turma:
. Na maioria das vezes, porque tiramos fotos com os telefones celulares?
. Fotos tiradas por celular têm a mesma intenção das fotos tirada por uma câmera digital?
. Alguém já editou uma foto no computador?
. É possível pensar em produzir uma foto artística utilizando o celular ou a câmera digital?
. Como?
- Depois dessa conversa, apresente para turma as produções dos artistas Marek Haiduk e
Joseba Elorza.
Disponível: http://www.flickr.com/photos/12392884@N00/ - Marek Haiduck http://bronx1985.wordpress.com/2010/11/09/a-arte-delicada-e-surreal-de-miraruido/ - Joseba Elorza
- Comente o processo de construção das imagens por esses artistas, a partir de fotografias e
gravuras prontas. Por meio de montagem em computador, criam um mundo imaginário,
inventando paisagens, situações e cenários inusitados.
- Reflita com eles sobre as diferenças que poderão existir entre uma fotografia e uma
fotomontagem.
- Perguntas que poderão ser interessantes:
. Essas fotomontagens nos contam alguma história?
. Se compararmos as fotomontagens desses artistas com as fotos que estamos acostumados a
tirar, encontraremos narrativas distintas? Por quê?
- Finalize a conversa apresentando para os alunos os conceitos sobre o mundo imaginário
constituído pelo movimento surrealista.
Disponível: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=_M_TnM8UQNwC&oi=fnd&pg=PA9&dq=novas+tecnologias+na+arte&ots=rydbasCn06&sig=w4i-D3nHUEp4MKLhv_jrKLO98bc#v=onepage&q=novas%20tecnologias%20na%20arte&f=false
- Para ilustrar a sua apresentação, você poderá recorrer às próprias imagens das produções de
Marek Haiduk e Joseba Elorza, assim como aos trabalhos de artistas como Max Ernest, René
Magritte e Man Ray.
- Organize os alunos em pequenos grupos.
- Distribua revistas e jornais para cada grupo e peça para pesquisarem imagens de modo que,
relacionando-as umas com as outras, possam constituir uma narrativa surreal.
- Com as imagens selecionadas, intervenha junto aos grupos pedindo para que mostrem e
comentem sobre suas escolhas.
- Oriente-os se precisarão tirar fotos das imagens selecionadas para depois descarregá-las no
computador, ou se utilizarão diretamente o scanner.
- Com as imagens já no computador, ajude cada grupo a organizar suas imagens em uma pasta
com as devidas identificações, que poderão ser o título de suas fotomontagens.
- Para essa etapa, é importante considerar o tempo que poderá envolver a produção final da
fotomontagem.
- Caso tenha apenas um computador a ser utilizado em aula, ou então se o equipamento não
for suficiente para manter todos os grupos em suas tarefas, você poderá dar atividades
paralelas como alternativa. Por exemplo, enquanto alguns grupos elaboram suas
fotomontagens, peça para os outros explorarem, com as máquinas e celulares, outras
imagens em busca de novas narrativas.
-A proposta é captar imagens do entorno, de objetos, pessoas, etc. E não mais imagens
prontas e editadas em revistas e jornais.
- Com um programa de edição de imagens, oriente os grupos a editarem as imagens que
selecionaram, explorando recursos como corte, alteração das cores, eliminação de fundos,
transparências, sobreposições, justaposições etc.
- Com as imagens editadas, peça para que façam uma colagem digital, organizando as imagens
de tal forma que resulte numa composição narrativa.
- Caso o programa que tenha disponível dificulte alcançar o resultado esperado, você poderá
então orientar os alunos a primeiro editarem as imagens separadamente, depois imprimi-las
para fazer a composição com tesoura e cola.
- Finalizada a colagem, digitalize o resultado final por meio do scanner e, por fim, caso o grupo
ache necessário, deixe-os reeditarem a imagem novamente.
- Por fim, elabore com eles etiquetas com os títulos dos trabalhos, seus autores e turma.
- Quando todos os grupos tiverem finalizado seus trabalhos, imprima as etiquetas juntamente
com os resultados e exposição-os em um mural, ou qualquer lugar na sala de aula que seja
adequado para se fazer uma apreciação coletiva.
Fonte: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/colagem-digital/
- Física | 3.1 Termometria
(ULBRA) Antônio, um estudante de Física, deseja relacionar a escala Celsius com a escala de seu nome (°A). Para isso, ele faz leituras de duas temperaturas com termômetros graduados em °C e em °A. Assim, ele monta o gráfico abaixo.
Qual a relação termométrica entre a temperatura da escala Antônio e da escala Celsius?
- Filosofia | 6. Temática
A crítica é uma questão de distância certa. O olhar hoje mais essencial, o olho mercantil que penetra no coração das coisas, chama-se propaganda. Esta arrasa o espaço livre da contemplação e aproxima tanto as coisas, coloca-as tão debaixo do nariz quanto o automóvel que sai da tela de cinema e cresce, gigantesco, tremeluzindo em direção a nós. E, do mesmo modo que o cinema não oferece móveis e fachadas a uma observação crítica completa, mas dá apenas a sua espetacular, rígida e repentina proximidade, também a propaganda autêntica transporta as coisas para primeiro plano e tem um ritmo que corresponde ao de um bom filme.
BENJAMIN, W. Rua de mão única: infância berlinense – 1900. Belo Horizonte: Autêntica, 2013 (adaptado).
O texto apresenta um entendimento do filósofo Walter Benjamin, segundo o qual a propaganda dificulta o procedimento de análise crítica em virtude do(a)
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(FTT) O mecanismo de transporte de seiva bruta nos vegetais de grande porte depende, em menor escala, da capilaridade que existe nos vasos xilemáticos e da pressão promovida pela raiz durante a absorção de água e nutrientes do solo. Porém, a principal força responsável pela ascensão da água até a copa das árvores é decorrente: