O índice de eficiência utilizado por um produtor de leite para qualificar suas vacas é dado pelo produto do tempo de lactação (em dias) pela produção média diária de leite (em kg), dividido pelo intervalo entre partos (em meses). Para esse produtor, a vaca é qualificada como eficiente quando esse índice é, no mínimo, 281 quilogramas por mês, mantendo sempre as mesmas condições de manejo (alimentação, vacinação e outros). Na comparação de duas ou mais vacas, a mais eficiente é a que tem maior índice.
A tabela apresenta os dados coletados de cinco vacas:
Após a análise dos dados, o produtor avaliou que a vaca mais eficiente é a:
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
(UNICENTRO)
2NH4NO3(s) → 2N2(g) + O2(g) + 4H2O(v) ΔHo = − 410,0kJ
O nitrato de amônio NH4NO3(s) é utilizado na agricultura como fertilizante para promover o crescimento e a frutificação de plantas, entretanto é um explosivo potente que, ao se decompor, libera, rapidamente, um volume muito grande de gases de acordo com a equação termoquímica.
A partir dessas informações, dessa equação termoquímica e admitindo-se que os gases desprendidos na explosão são ideais, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- A compreensão dos parâmetros do som é importante não só para uma boa
interpretação musical como também para um bom entendimento da escrita musical,
uma vez que estas propriedades do som são usadas como referências para a grafia da
música na nossa cultura.
- Tradicionalmente a grafia musical utiliza-se de quatro parâmetros básicos: altura,
intensidade, duração e timbre.
- Nesta aula o aluno compreenderá o conceito de intensidade em Música. Além disso,
participará de uma atividade musical que fortalecerá seu entendimento auditivo do
parâmetro em questão.
- Inicie o trabalho falando – num tom normal de voz – sobre qualquer coisa que você
queira. Fale sobre assuntos sobre o mundo da indústria musical e ou cultural: um
cantor ou uma cantora que esteja em evidência, uma banda que acabou de lançar um
disco, etc.
- Abaixe gradativamente o volume de sua voz até que os alunos notem que há algo
errado. Então comece a cochichar. Subitamente aumente a intensidade até estar
quase gritando, o que causará um susto nos alunos.
- Interrompa a história e pergunte o que aconteceu de diferente em sua forma de falar
do início da aula até aquele momento. Os alunos certamente dirão que sua voz
mudou e é muito comum o uso de diferentes adjetivos, muitas vezes inadequados,
como, "grosso" , "agudo" , "grave", "bravo" e outros mais para se referir a sua
maneira de falar.
- Explique que o que mudou foi a intensidade sonora e que este recurso é uma das
qualidades ou propriedades do som. Explique que a intensidade está ligada a energia
que se imprime a fonte sonora. Assim, quanto mais enérgico o movimento, mais forte
será o som e vice-versa. Exemplificando: se tocarmos uma corda de violão com muita
delicadeza, produziremos um som fraco, com pouca intensidade; se tocarmos com
bastante força, produziremos um som forte. Da mesma forma com um tambor ou
qualquer outro instrumento.
- Fale sobre a possibilidade da intensidade variar de forma gradativa ou abrupta. Ouça
com a turma exemplos musicais observando as variações da intensidade.
- É interessante fazer as observações nos momentos em que acontecem as mudanças
na intensidade das músicas utilizadas como exemplo ; Disponível:
https://www.youtube.com/channel/UC920MdLghXzI3oXHhlp7N1w
https://www.youtube.com/watch?v=k4HcBOy4t3Y
https://www.youtube.com/watch?v=hV6S1YhbHOU
- Agora é hora de propor um exercício.
- Divida os alunos em pequenos grupos e peça a eles para executar uma pequena
canção variando a intensidade tanto de forma abrupta quanto de forma gradativa.
Auxilie os alunos quando necessário
- Faça uma apresentação para todos da escola.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576
- Química | 2.6 Eletroquímica
As pilhas de marca-passo precisam ser pequenas, confiáveis e duráveis, evitando algumas cirurgias para sua troca. Como não formam gases, elas podem ser hermeticamente fechadas. Sua duração é de aproximadamente 10 anos. Essas pilhas são formadas por lítio metálico e iodo (LiI). Assinale a alternativa que mostra as semirreações que ocorrem corretamente para formar o produto LiI
.
- Geografia - Fundamental | 5.01 Estados Unidos
Observe o mapa abaixo:
Nos Estados Unidos, há novas aglomerações que se estabeleceram após a Segunda Guerra Mundial, favorecidas pela abundância de recursos minerais das Montanha Rochosas e pelo elevado potencial hidroelétrico. Com base no mapa e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que localiza a região em que estão essas aglomerações e o tipo de indústria que há em maior quantidade.
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UNEB) Até recentemente, a NASA enfrentou uma aguda escassez de plutônio, o que comprometeu suas futuras missões ao espaço incomensurável. Em 2013, o Departamento de Energia dos EUA anunciou, após uma pausa de 25 anos, que reiniciaria a produção de plutônio-238, a espinha dorsal das baterias nucleares de longa duração, que têm alimentado numerosas missões desde 1969. A escassez de plutônio mais o pequeno estoque existente mal atendem às missões planetárias para as gélidas luas de Júpiter e Saturno, planejadas para a próxima década. Por essa razão, a NASA tem estudado alternativas e, recentemente, demonstrou interesse em uma tecnologia que tem propulsionado torpedos da Marinha dos EUA.
A Marinha começou a experimentar com os chamados Sistemas de propulsão de Energia Química Armazenada (SCEPS) na década de 1920, mas foi só nos anos 1980 que engenheiros da Universidade da Pensilvânia adaptaram a tecnologia para ogivas capazes de ir rápido e fundo o suficiente em sua caça a submarinos soviéticos. O sistema SCEPS aproveita a reação química de dois reagentes que permanecem armazenados e separados até serem necessários. Em torpedos, o sistema normalmente mantém sua energia em reserva como um bloco sólido de lítio e um tanque do gás inerte hexafluoreto de enxofre. Quando acionada, a reação dos dois materiais gera calor, que gira a turbina a vapor da arma para produzir milhares de quilowatts (kW) de energia.
O engenheiro de sistemas espaciais da Universidade da Pensilvânia propôs uma missão de demonstração para Vênus, onde uma sonda robótica de pouso, alimentada pelo sistema SCEPS, aproveitaria o dióxido de carbono atmosférico do planeta para reagir com o lítio. O calor resultante poderia acionar um gerador elétrico para produzir energia equivalente a cerca de três lâmpadas, uma reserva, ou receita considerável para missões espaciais. (HSU, 2015, p. 16).
Pilhas e baterias são geradores elétricos que compõem a classe de geradores químicos, porque são capazes de transformar energia química em energia elétrica. Os geradores químicos tornaram possível a produção de cargas elétricas contínuas e uniformes. A função básica desses dispositivos é aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam, e são chamadas fontes de força eletromotrizes. Considerando-se as informações do texto e com base nos conhecimentos de Física, é correto afirmar: