(FUVEST 2008 1ª FASE) A presença ou a ausência da estrutura da planta em uma gramínea, um pinheiro e uma samambaia está corretamente indicada em:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
A escola de Diogo fez um estudo sobre a importância da prática de esportes entre os alunos. A escola pretende saber quais são os esportes que os alunos mais gostam de praticar. Para isso, cada aluno respondeu à pergunta abaixo.
1. Escreva na tabela o total de alunos que preferiu cada esporte. Atenção! O professor marcou um ponto para cada voto.
a) Qual foi o esporte mais votado?
b) Qual é a diferença entre o esporte mais votado e o esporte menos votado?
c) Qual o total de crianças que participaram da pesquisa?
d) Quais esportes tiveram o mesmo número de votos?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Texto base: 10470095
Leia a crônica “O telefone”, de Rubem Braga, para responder à questão. O telefone Honrado Senhor Diretor da Companhia Telefônica Quem vos escreve é um desses desagradáveis sujeitos chamados assinantes; e do tipo mais baixo: dos que atingiram essa qualidade depois de uma longa espera na fila. Não venho, senhor, reclamar nenhum direito. Li o vosso Regulamento e sei que não tenho direito a coisa alguma, a não ser pagar a conta [...] Ele nos ensina a ser humildes; ele nos mostra o quanto nós, assinantes, somos desprezíveis e fracos. Aconteceu, por exemplo, senhor, que outro dia um velho amigo deu-me o prazer de me fazer uma visita [...] Ia a conversa quente e cordial [...] quando o telefone tocou. Atendi. Era alguém que queria falar ao meu amigo. Um assinante mais leviano teria chamado o amigo para falar. Sou, entretanto, um severo respeitador do (substantivo) ; em vista do que, (verbo) ao meu amigo que alguém queria lhe falar, o que infelizmente eu não podia permitir; estava, entretanto, disposto a tomar e transmitir qualquer recado. Irritou-se o amigo, mas fiquei (adjetivo) mostrando-lhe o artigo 2 do Regulamento, segundo o qual o aparelho instalado em minha casa só pode ser usado “pelo assinante, pessoas de sua família, seus representantes ou empregados”. Devo dizer que perdi o amigo, mas salvei o Respeito ao Regulamento [...] BRAGA. Rubem. O telefone. In: Crônicas.
São Paulo: Ática, 1979. (Coleção para gostar de ler).
Enunciado:
A partir dos detalhes da crônica, o leitor pode inferir que o assinante da linha telefônica é uma pessoa:
- Arte | 3. Idade Antiga
WEIWEI, A. Dropping a Han Dynasty Urn (Derrubando uma urna da Dinastia Han), 1995.
Aclamado em 2011 e 2012 como o artista/ativista mais influente do mundo pela revista europeia ArtReview, o chinês Ai Weiwei (1957) é um exemplo vivo da atualização das linguagens plásticas para as narrativas contemporâneas.
A postura ousada e insolente do artista chinês, ao quebrar um artefato de cerâmica raro, combina com a estratégia de
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UFPR) A troca do gás oxigênio entre o ar atmosférico, presente nos alvéolos pulmonares, e os capilares sanguíneos pode ser expressa pela fórmula:
Difusão do gás: AQ E.D.(P1 – P2)
A = área alveolar.
E = distância entre o tecido epitelial do alvéolo pulmonar e capilar sanguíneo.
D = coeficiente de difusão do gás.
(P1 – P2) = diferença de pressão do gás entre o ar alveolar (atmosférico) e o sangue.
Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica, e o ar atmosférico torna-se mais rarefeito. Ao escalar uma montanha, o alpinista percebe que sua respiração vai ficando mais difícil. Essa dificuldade é ocasionada porque um dos fatores, expresso na fórmula, está alterado. Qual é esse fator?
- História | 2.3 Segundo Reinado
Em 1881, a Câmara dos Deputados aprovou uma reforma na lei eleitoral brasileira, a fim de introduzir o voto direto. A grande novidade, porém, ficou por conta da exigência de que os eleitores soubessem ler e escrever. As consequências logo se refletiram nas estatísticas. Em 1872, havia mais de 1 milhão de votantes, já em 1886, pouco mais de 100 mil cidadãos participaram das eleições parlamentares. Houve um corte de quase 90 por cento do eleitorado.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
Nas últimas décadas do século XIX, o Império do Brasil passou por transformações como as descritas, que representaram a