A terra parece que evapora tumultos; a água exalta motins; o ouro troca desaforos; destilam liberdade os ares; vomitam insolências as nuvens; influem desordem os astros; o clima é tumba de paz e berço da rebelião; a natureza anda inquieta consigo, e amotinada lá por dentro, é como no inferno.
Conde de Assumar, governador de Minas Gerais entre 1717 e 1721. Revista Nossa História. Ano 3, nº 33, julho 2006. VOT 2021.
A situação da capitania de Minas Gerais descrita pelo governador revela que a sociedade da época
Questões relacionadas
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(UFF) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Tendo em vista os mapas, pode-se afirmar que a região considerada
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(IFSUL) Crônica parafraseada de uma Síria em guerra
Ela abre os olhos. Não fosse o cheiro horrível de morte, o silêncio seria até agradável, mas o olfato a lembra que não há paz 1– nem pessoas, vizinhos, crianças. A trégua na manhãzinha não traz esperança. Tão somente lhe permite descansar o corpo, mas não a mente. As lembranças da noite anterior ainda produzem sobressaltos. Bombas, casas caindo e soldados gritando.
Levanta-se, bebe o pouco da água que restou do copo ao lado da cama. Já não é tão limpa, nem farta como antes. Sempre um gosto amargo misturado com H2O.
Abre a geladeira, e só encontra comida enlatada e congelada. E mesmo não tão congelada assim, já que os cortes diários de eletricidade derretem as camadas de gelo.
Os sobrinhos ainda dormem, e ela tenta orar. Não consegue. A mente desconcentra-se facilmente. Em uma prece fragmentada, pede a Deus descanso e trégua. E faz a oração sem pensar muito. Não precisa; é a mesma oração das últimas semanas.
Ela não quer sair de casa. Não é teimosia, é falta de opção. 2“Para onde ir?”, pergunta, com uma voz desesperançosa. Está tão confusa que não consegue imaginar saídas.
Nem a piedade de enterrar os mortos o governo permite. Cadáveres estão espalhados pelas ruas. As forças de Assad 3impediram de sepultar ou mesmo remover os restos mortais. Ou seja, mesmo viva, ela não tem como fugir da morte escancarada diante de seus olhos. Não é fácil acreditar na vida, quando a realidade grita o contrário.
Se não podem sepultar os mortos, os sobreviventes tentam ao menos ajudar a curar as feridas dos machucados. Não podem levá-los aos hospitais da cidade, já que há um medo generalizado de que o governo prenda os feridos como se fossem prisioneiros de guerra. Resta improvisar atendimento nos campos. Não bastasse a precariedade do atendimento, não há medicamentos suficientes.
Rebeca, de 32 anos, é trabalhadora autônoma. Ou melhor, 4era. Agora já não sabe mais o que é e o que faz em sua cidade Damasco, capital da Síria.
Crônica parafraseada do depoimento de uma moradora da capital da Síria (identificada apenas pela letra “R”) ao jornal Folha de São Paulo, de quarta-feira, dia 25. A Síria está em revolta há 16 meses contra a ditadura de Bashar al-Assad. Nos últimos dias, o confronto contra os rebeldes se acirrou e as mortes aumentaram.
Disponível em: http://ultimato.com.br/sites/fatosecorrelatos/2012/07/26/cronica-parafraseada-de-uma-siria-em-guerra/
Acesso em: 14 set. 2015.
Sobre a acentuação gráfica, são feitas as seguintes afirmações.
I. As palavras horrível, agradável e fácil seguem a regra de acentuação gráfica das oxítonas.
II. Os vocábulos só, há e já recebem acento gráfico em decorrência de regras distintas.
III. A presença ou a ausência do acento gráfico na palavra e é determinante para a classificação gramatical desse vocábulo.
IV. As palavras levá-las, diários, contrário seguem a regra de acentuação gráfica das paroxítonas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
- Matemática | 3.4 Modular
Sejam f e g as funções dadas por f(x) = |x| -2 e g(x) = f (f(x)), válidas para todo x real. Os valores do domínio de g que possuem imagem igual a 7 são
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
A charge retrata, de forma bem-humorada, o teste de aglutinação, que é utilizado frequentemente para determinar, de forma rápida, o grupo sanguíneo de um indivíduo.
Com base nos conhecimentos sobre o assunto, e considerando-se o resultado do paciente da imagem como verdadeiro, é incorreto afirmar:
- Física
Umgerador de corrente direta tem uma força eletromotriz de E volts e umaresistência interna de r ohms. E e r são constantes. Se R ohms é a resistênciaexterna, a resistência total é (R+r) ohms e, se P é a potência, então P=E2R/(r+R)2 . Sendo assim, qual é a resistência externa que consumirá omáximo de potência?