Mulher, você vai gostar
Tô levando uns amigos pra conversar
Eles vão com uma fome
Que nem me contem
Eles vão com uma sede de anteontem
Salta a cerveja estupidamente
Gelada pr'um batalhão
E vamos botar água no feijão
Mulher
Você vai fritar
Um montão de torresmo pra acompanhar
Arroz branco, farofa e a malagueta
A laranja-bahia ou da seleta
Jogue o paio, a carne seca
Toucinho no caldeirão
E vamos botar água no feijão.
Disponível em: https://www.letras.com.br. Acesso em: 23 fev. 2021. VOT2021.
A composição de Chico Buarque recorre à receita da feijoada. Considerada um prato típico da culinária brasileira, a feijoada expressa um processo de
Questões relacionadas
- História
Não nos esqueçamos de que este é um tempo de abertura. Vivemos sob o signo da anistia que é esquecimento, ou devia ser. Tempo que pede contenção e paciência. Sofremos todo ímpeto agressivo. Adocemos os gestos. O tempo é de perdão. (...) Esqueçamos tudo isto, mas cuidado! Não nos esqueçamos de enfrentar, agora, a tarefa em que fracassamos ontem e que deu lugar a tudo isto. Não nos esqueçamos de organizar a defesa das instituições democráticas contra novos golpistas militares e civis para que em tempo algum do futuro ninguém tenha outra vez de enfrentar e sofrer, e depois esquecer os conspiradores, os torturadores, os censores e todos os culpados e coniventes que beberam nosso sangue e pedem nosso esquecimento.Darcy Ribeiro. “Réquiem”, Ensaios insólitos. Porto Alegre: L&PM, 1979.
O texto remete à anistia e à reflexão sobre os impasses da abertura política no Brasil, no período final do regime militar, implantado com o golpe de 1964. Com base nessas referências, escolha a alternativa correta.
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Texto base: A figura que segue, representa um hexágono regular.
Enunciado:
Sabendo-se queesão diagonais desse polígono, a medida do ângulo é igual a:
- Matemática | 05. Matrizes
(UERJ) Observe a matriz A quadrada e de ordem três.
Considere que cada elemento aij dessa matriz é o valor do logaritmo decimal de (i + j). O valor de x é igual a:
- Literatura | 8. Obras Literárias
Sobre as representações históricas da morte no Ocidente, Philippe Aries e Alcir Pécora comentam:
"O moribundo está deitado, cercado por seus amigos e familiares. Está prestes a executar os ritos que bem conhecemos. (...) Seres sobrenaturais invadiram o quarto e se comprimem na cabeceira do 'jacente'. A grande reunião que nos séculos XII e XII tinha lugar no final dos tempos se faz, então, a partir do século XV, no quarto do enfermo."
(Philippe Aries, História da morte no Ocidente: da Idade Média aos nossos dias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012, p. 53.
"(...) essa espécie de arte de morrer de Vieira se opõe à tradição das artes moriendi fundadas na preparação para a última prova" que acontece apenas no quarto do moribundo. Não é mais lá que se decide a salvação ou a condenação do cristão, mas no exato momento de suas escolhas e ações ao longo da vida, vale dizer, na resolução adequada a ser tomada hic et nunc (aqui e agora).
(Alcir Pécora, A arte de morrer, segundo Vieira, em Antonio Vieira, Sermões de quarta-feira de cinza. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016. pág. 51.)
Com base nos excertos anteriores e na leitura dos três Sermões de Quarta-feira de Cinza, assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.1 Elementos Estruturais da Palavra
Leia o texto.
Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do século XX.
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade (AIB), e que ajudará a promover a consciência da importância da biodiversidade em todo o mundo.
É uma oportunidade para:
- salientar a importância da biodiversidade para o nosso bem-estar;
- refletir sobre as conquistas já alcançadas para salvaguardar a biodiversidade;
- encorajar o nosso esforço redobrado para reduzir o índice de perda de biodiversidade.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiversidade /http://2010aib.blogspot.com/2010/02/2010-ano-internacional da.html/ – 26/5/2010 – adaptados.
Fonte: http://files.fotografiaecologica.webnode.com.pt/200000207-ad1c7ae16d/ano%20internacional%20da%20biodiversidade%202010.jpg – 26/5/2010 – adaptado.
Consultando um dicionário, explique as duas classes em que se encontram as duas palavras inseridas na segunda frase: a e nossa, de acordo às duas frases estabelecidas ao Ano Internacional da Biodiversidade em 2010: Biodiversidade é vida e Biodiversidade é a nossa vida