A fim de testar uma nova invenção, um cientista sobe ao topo de um prédio e fica a uma altura de 12 metros acima do solo. Desse ponto, ele dispara um projétil, que descreve uma trajetória parabólica e atinge uma altura máxima de 16 metros acima do solo. Na descida, o projétil atinge o chão em um ponto que está a 6 metros de distância da base do prédio. Para estudar melhor seu experimento, o cientista representou a trajetória do projétil em um plano cartesiano, como na figura.
A função utilizada pelo cientista para descrever a trajetória do projétil foi
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
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- História - Fundamental | 06. Colonização Espanhola na América
Texto base: O texto a seguir expressa uma forma de se ver a conquista e a colonização da América pelos espanhóis. [...] Assim, não pense ninguém que foram tirados o poder, os bens e a liberdade (dos indígenas): e sim que Deus lhes concedeu a graça de pertencerem aos espanhóis, que os tornaram cristãos e que os trata e os consideram exatamente como digo. [...] Ensinaram-lhes o uso do ferro e da candeia (...) Deram-lhes moedas para que saibam o que compram e o que vendem, o que devem e possuem. Ensinaram-lhes latim e ciências, que valem mais do que toda a prata e todo o ouro que eles tomaram. Porque, com conhecimentos, são verdadeiramente homens, e da prata nem todos tiravam muito proveito. [...] GÓMARA, Francisco López de. "Historia General de las India". Coletânea de Documentos para a História da América. São Paulo: CENP, 1978. (Fragmento)
Enunciado:
- A) Identifique no texto como a conquista dos povos indígenas era vista pelos espanhóis. Dê dois (2) exemplos que comprovem sua resposta.
- B) Com base em sua análise da imagem, você concorda com o autor do texto quando ele diz "[...] Assim, não pense ninguém que foram tirados o poder, os bens e a liberdade (dos indígenas)”? Justifique sua resposta.
- História | 6.09 Primeira Guerra Mundial
(MACKENZIE) A respeito da Primeira Guerra Mundial (1914–1918), analise o texto e a imagem que se seguem.
Na França (...) a bandeira tricolor, ou seja, o repúdio da bandeira branca (a monarquia) e da bandeira vermelha (o socialismo), e a soma das duas cores ao azul simbolizam emblematicamente um consenso que reunia laicos e cristãos. Os padres se revelaram oficiais tão bons quanto os professores. (...). A França e a Alemanha, duas nações cristãs, se massacraram durante mais de quatro anos. Hoje é possível apontar certa ingenuidade nesse ardor patriótico: no entanto, foi ele que permitiu a vitória à França e, para os alemães, evitou que suas forças armadas se desintegrassem em 1918.
Gerard Vincent. Uma história do segredo
Biblioteca Nacional de Portugal, disponível em: http://purl.pt/609/1/
Em 1º plano, globo terrestre com mancha de sangue alastrando a partir da França; por detrás, soldado francês tentando, com dificuldade, fixar nesse ponto uma bandeira um pouco esfarrapada com a palavra “Liberté” (“Liberdade”). O soldado veste uma farda de cor azul; a bandeira é branca, com letras vermelhas, mesma cor do sangue que escorre sobre o globo. Vermelho, azul e branco são as cores da bandeira francesa.
Pela análise do texto e da imagem, conclui-se que uma ideologia está por trás, tanto da discussão realizada no excerto, quanto na montagem e na organização do cartaz. Essa mesma ideologia esteve não somente entre as causas da Grande Guerra, mas também nas insatisfações que levariam à Segunda Guerra Mundial (1939–1945). Trata-se do:
- Matemática | 05. Matrizes
Uma construtora, pretendendo investir na construção de imóveis em uma metrópole com cinco grandes regiões, fez uma pesquisa sobre a quantidade de famílias que mudaram de uma região para outra, de modo a determinar qual região foi o destino do maior fluxo de famílias, sem levar em consideração o número de famílias que deixaram a região. Os valores da pesquisa estão dispostos em uma matriz A = , i, j {1, 2, 3, 4, 5}, em que o elemento corresponde ao total de famílias (em dezena) que se mudaram da região i para a região j durante um certo período, e o elemento é considerado nulo, uma vez que somente são consideradas mudanças entre regiões distintas. A seguir, está apresentada a matriz com os dados da pesquisa.
Qual região foi selecionada para o investimento da construtora?
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
(UNIOESTE) Texto 1
“[...] Quando um homem deseja professar a bondade, natural é que vá à ruína, entre tantos maus. Assim, é preciso que, para se conservar, um príncipe aprenda a ser mau, e que se sirva ou não disso de acordo com a necessidade”.
(MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 2004, p. 99).
Texto 2
“[...] Assim deve o príncipe tornar-se temido, de sorte que, se não for amado, ao menos evite ódio, pois é fácil ser, a um só tempo, temido e não odiado, o que ocorrerá uma vez que se prive da posse dos bens e das mulheres dos cidadãos e dos súditos, e, mesmo quando forçado a derramar o sangue de alguém, poderá fazê-lo apenas se houver justificativa apropriada e causa manifesta” [...].
(MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 2004, p. 106-7)
Considerando o pensamento de Maquiavel e os textos citados, assinale a alternativa CORRETA