Veja o gráfico a seguir.
Fonte: IBGE
Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/09/27/pnad-2012-analfabetismo-volta-a-crescer-e-trabalho-infantil-despenca-no-brasil.htm?mobile>. Acesso em: 17 out. 2013.
A) Qual a região do Brasil que apresenta o maior número de crianças em situação de trabalho infantil?
B) Qual a região do Brasil que apresenta o menor número de crianças em situação de trabalho infantil?
C) Quais os fatores que influenciaram a região Norte para que tenham o maior número de crianças trabalhando?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | B. Classes de Palavras
Artistas, costureiras, soldadores e desenhistas manejam ferro, madeira, isopor e tecido. No galpão do boi Garantido, o do coração vermelho, todos se esmeram (nunca usam o verbo caprichar) para preparar um espetáculo que supere o do rival. No ano passado, foi o Caprichoso, o da estrela azul, o ganhador da disputa de bois-bumbá do famoso Festival de Parintins, que todo final de junho atrai cerca de cem mil pessoas para a doce ilha situada na margem direita do rio Amazonas. No curral da torcida caprichosa, “alegoristas”, passistas e percussionistas preferem não dizer que uma nova vitória está garantida. Dizem, sim, com todas as letras, que está assegurada.
Fernanda Pompeu. Caprichada e garantida.
(FUVEST 2009 1ª FASE) As marcas linguísticas e o modo de organização do discurso que caracterizam o texto são, respectivamente,
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Papel vegetal ou papel oficio
- Folhas de plantas
- Giz de cera
- Lápis de cor
- Lápis preto HB
ORIENTAÇÕES
- Fazer um passeio com os alunos nos jardins da escola.
- Recolher folhas de árvores.
- Fazer uma roda e conversar com os alunos mostrando a variedade de tamanhos e formas, diferentes das folhas.
- Já em sala de aula, o professor deverá distribuir folhas de papel para as crianças. Cada criança já vai estar com as folhas das árvores que colheram.
- Coloque a folha (árvore) em uma superfície lisa, sobre a mesa, o papel por cima da folha (árvore) e com o giz de cera deitado, pressione sobre o papel.
- Faça esta experiência usando também lápis preto HB e lápis de cor.
- Depois dos trabalhos prontos, monte uma exposição.
SUGESTÃO: Se for possível, o professor deverá pesquisar o nome das folhas das árvores que foram impressas pelos alunos. Será de grande valia, a identificação dessas folhas/árvores para a montagem da exposição.
Fonte: http://emef-luiza.blogspot.com.br/2015/08/
Studiare 105144
MATERIAL
- Papel vegetal ou papel oficio
- Folhas de plantas
- Giz de cera
- Lápis de cor
- Lápis preto HB
ORIENTAÇÕES
- Fazer um passeio com os alunos nos jardins da escola.
- Recolher folhas de árvores.
- Fazer uma roda e conversar com os alunos mostrando a variedade de tamanhos e formas, diferentes das folhas.
- Já em sala de aula, o professor deverá distribuir folhas de papel para as crianças. Cada criança já vai estar com as folhas das árvores que colheram.
- Coloque a folha (árvore) em uma superfície lisa, sobre a mesa, o papel por cima da folha (árvore) e com o giz de cera deitado, pressione sobre o papel.
- Faça esta experiência usando também lápis preto HB e lápis de cor.
- Depois dos trabalhos prontos, monte uma exposição.
SUGESTÃO: Se for possível, o professor deverá pesquisar o nome das folhas das árvores que foram impressas pelos alunos. Será de grande valia, a identificação dessas folhas/árvores para a montagem da exposição.
Fonte: http://emef-luiza.blogspot.com.br/2015/08/
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UNIC) O macrófago é uma célula derivada de um tipo de leucócito, o monócito, que é formado na medula hematopoiética. Os monócitos circulantes saem do sangue atravessando a parede dos vasos sanguíneos e se estabelecem no tecido conjuntivo e, nesse tecido, se transformam em macrófagos. Os macrófagos são considerados fagócitos profissionais, isto é, células cuja função primária é a de fagocitar partículas, sejam elas restos celulares, partículas inertes ou micro-organismos. Há outros tipos de células que eventualmente podem fagocitar e que não são, portanto, fagócitos profissionais. Atualmente, se sabe que, além de fagocitar, o macrófago tem uma enorme importância no desenrolar da resposta imunitária, produzindo e secretando um grande número de moléculas que, entre outras funções:
• atraem outras células para um local em que esteja ocorrendo uma reação inflamatória;
• regulam o funcionamento de células envolvidas na resposta imunitária;
• podem induzir a produção aumentada de células envolvidas em uma resposta inflamatória e/ou imunitária.
Além disso, os macrófagos têm a capacidade de expor em suas superfícies fragmentos de moléculas derivadas de sua ação fagocitária, exibindo estes fragmentos para células do sistema imunitário (linfócitos) que podem iniciar uma resposta imunitária após o reconhecimento destes fragmentos. Exercendo esta função, os macrófagos recebem também o nome de células apresentadoras de antígenos.
Os macrófagos, por apresentar uma grande capacidade fagocitária, terá em seu citoplasma:
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UNIT) O sedentarismo é definido, do ponto de vista da medicina moderna, como o pouco gasto de calorias com atividades ocupacionais, sendo o principal causador do aumento da incidência de várias doenças, como:
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(IFBA) O mineral esfalerita, composto de sulfeto de zinco (ZnS), é usado em telas de raios X e tubos de raios catódicos, pois emite luz por excitação causada por feixe de elétrons. Uma das etapas da obtenção do metal pode ser representada pela seguinte equação química não balanceada:
ZnO(s) + ….. SO2(g) → ….. ZnS(s) + ….. O2(g)
Nessa equação, se o coeficiente estequiométrico da esfalerita for 2, os coeficientes estequiométricos, em números mínimos e inteiros, do oxigênio, do óxido de zinco e do dióxido de enxofre serão, respectivamente: