hoy todo son ordenadores y más ordenadores
y pronto todo el mundo tendrá uno,
los niños de tres años tendrán ordenadores
y todo el mundo conocerá todo
lo relacionado con los demás
mucho antes de que lleguen a conocerse
y por eso nadie querrá conocerse.
Nadie querrá conocer a nadie
nunca jamás
y todos serán
unos solitarios
como lo soy yo hoy.
Disponível em: https://pijamasurf.com. Acesso em: 18 fev. 2021.
Esse poema encontra-se no livro The continual condition, obra de Charles Bukowski, coleção publicada postumamente em 2009. Nesse poema o autor prevê
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: No mundo inteiro, o trabalho da criança é explorado e pouco remunerado. Cada país tem sua cultura e justifica o trabalho infantil de alguma maneira. Leia a reflexão de um pesquisador sobre o trabalho infantil: E com o que sonha uma criança que só conhece da vida o horizonte delimitado pelo carvão, sisal, pela cana ou pedreira? Será que sonha em ser cantor, atriz, bombeiro ou enfermeira? “Meu maior desejo”, disse um menino carvoeiro, “é não tossir à noite por causa da fumaça do forno. Aí dá para dormir”. É próprio da criança e do jovem projetar-se no futuro e sonhar com o que virá. Mas o sonho maior do menino carvoeiro está preso, como ele, ao seu duro cotidiano. Combatendo o trabalho Infantil. Disponível em http://white.lim.ilo.org/ipec/documentos/escola1_br.pdf. Acesso em: 03 abril 2015.
Enunciado:
Qual é o alerta feito pelo texto?
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
A tabela a seguir apresenta dados referentes a uma classe do Oitavo Ano de um colégio.
Analise-a atentamente.
Nessa classe, a chance de se sortear um menino de 14 anos é de:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UFJF) Nas cobranças de faltas em um jogo de futebol, uma bola com massa de 500 gramas pode atingir facilmente a velocidade de 108 km/h .Supondo que no momento do chute o tempo de interação entre o pé do jogador e a bola seja de 0,15 segundos, podemos supor que a ordem de grandeza da força que atua na bola, em newton, é de:
- História | 6.12 Nazifascismo
Em 1937, Guernica, na Espanha, foi bombardeada sob o comando da força aérea da Alemanha nazista, que apoiou os franquistas durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
A pintura-mural de Picasso e a fotografia retratam os efeitos do bombardeio, ressaltando, respectivamente:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02. Semântica
Texto base: A questão refere-se a um artigo publicado em um provedor de acesso à internet brasileiro – IG (Internet Group) – na seção Último Segundo, coluna Todoprosa, categoria A palavra é..., elaborado pelo jornalista e escritor Sérgio Rodrigues. Leia-o e observe-o com atenção.
Curiosidades etimológicas: Bonito
(31/10/2009 - 17:02) A história da palavra “bonito” prova que tem raízes mais fundas do que se imagina a identificação entre as ideias de beleza e bondade, que num exame superficial talvez tenhamos a tentação de atribuir a uma “ditadura estética” inaugurada pela cultura de massa e cujos arquétipos poderiam ser dois personagens de velhos filmes de faroeste: o mocinho de traços finos e o bandido abrutalhado com uma cicatriz na cara. No entanto, depois de descontados os contrabandos raciais com que o cinema americano temperou a seu modo o paralelo entre beleza e bondade (olhos azuis para cá, negros para lá), as ideias continuam de mãos dadas. A palavra “bonito” chegou ao português no século 16. Descende do latim bonus (bom), provavelmente depois de uma tabelinha com o espanhol bueno, do qual é um diminutivo. Em resumo: bonito, na origem, é bonzinho. E para não deixar dúvida alguma no ar, “belo” vem do latim bellus, também diminutivo de bonus. Fonte: http://colunistas.ig.com.br/sergiorodrigues/2009/10/31/curiosidades-etimologicas-bonito/ - 1º/11/2009 – adaptado.
Enunciado:
A palavra bonito, conforme vocábulo encontrado em um dicionário e as ‘raízes profundas’ do termo, conforme o contexto do artigo publicado pelo escritor Sérgio Rodrigues, possui os mesmos significados? Justifique sua resposta.