A tabela a seguir apresenta dados referentes a uma classe do Oitavo Ano de um colégio.
Analise-a atentamente.
Nessa classe, a chance de se sortear um menino de 14 anos é de:
Questões relacionadas
- História | 6.15 Descolonização
Os Estados africanos pós-coloniais aceitaram as formas herdadas do período anterior, concebendo os territórios e fronteiras, as estruturas do Estado e as formas de administração do mesmo modo como as potências colonialistas ocidentais. Não levaram em conta as divergências étnicas ou étnico-religiosas, nem a influência dos poderes locais, controlados pelos chefes tradicionais. Estes continuaram a representar uma forma de poder paralelo, com respaldo da população.
MACEDO, J. R. História da África. São Paulo, Editora Contexto, 2018. VOT2021
Após a Segunda Guerra Mundial ocorreu o processo de descolonização africano e asiático. De acordo com texto do historiado José R. Macedo, a descolonização
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Ao iniciar a explicação do conteúdo de sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas, o professor de Marina começou a resolver o seguinte sistema pelo método da substituição:
O professor pediu aos alunos que terminassem a resolução.
Qual foi o resultado encontrado por Marina, sabendo-se que ela acertou o problema?
- Física | 3.2 Dilatação
Dilatação com barra metálica experimental
Uma barra metálica de um material experimental, à temperatura TA, tem comprimento LA. Quando essa barra é aquecida à temperatura TB, sendo TB > TA, tem comprimento LB = 1,331 LA. Sabe-se que a cada aumento de temperatura de 20K, a barra aumenta seu comprimento em 10%. Então, é CORRETO afirmar que a diferença de temperatura TB – TA é
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
Uma reação bastante comum que sugere como ocorre a transformação da matéria é a que transforma o calcário obtido a partir das explorações dos depósitos em hidróxido de cálcio. A reação ocorre em duas etapas conforme equações químicas apresentadas a seguir.
I. CaCO3(s) ® CaO(s) + CO2(g)
II. CaO(s) + H2O(l) ® Ca(OH)2(s)
FELTRE, R. Química: físico-química. São Paulo: Moderna, 2004.
São conhecidas as massas molares do carbono (12 g/mol), do hidrogênio (1 g/mol), do oxigênio (16 g/mol) e do cálcio (40 g/mol). Uma indústria que necessita produzir 385 kg de hidróxido de cálcio, através de uma reação de rendimento de 80% deverá utilizar uma massa de carbonato de cálcio com grau de pureza de 65% próximo de
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Cite dois tipos de brincadeiras ou jogos que as crianças do passado praticavam:
- - Individualmente
- - Coletivamente