Um naturalista faz um estudo sobre várias espécies, apontando diferenças nas percepções de cores, odores e sons entre elas. Um dos resultados, que faz referência à capacidade de recepção de ondas sonoras com consequente estímulo ao aparelho auditivo, foi mostrado no esquema a seguir.
Durante os experimentos desenvolvidos nos estudos o naturalista pôde ouvir os sons que também estimularam o aparelho auditivo dos(as)
Questões relacionadas
- Biologia
(IFSC) Os animais são comumente divididos em dois grupos: vertebrados e invertebrados. Os invertebrados representam cerca de 97% de todas as espécies de animais, no entanto costumam ser menos conhecidos do que os vertebrados. Sobre os animais vertebrados e invertebrados, é CORRETO afirmar que:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: O professor de Educação Física orientou as crianças a formarem duplas a cada vez que ele dissesse o número 2. ALMEIDA, Telma Teixeira de Oliveira. Jogos e brincadeiras no ensino infantil e fundamental. São Paulo: Cortez, 2005.
Enunciado:
De acordo com a imagem, quantas duplas serão formadas?
- Biologia | 10.5 Cordados
Sete espécies de sapos Bachycephalus são descobertas na Brasil.
Um estudo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), divulgado na publicação científica PeerJ, afirma que as descobertas foram fruto de cinco anos de pesquisa em áreas montanhosas da Mata Atlântica no Paraná e em Santa Catarina. Todos eles têm cerca de um centímetro de comprimento e muitos possuem peles coloridas e venenosas, que afastam predadores.
Fonte: BBC, 05/06/2015. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias. Acesso em: 11/08/2015.
Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Os anfíbios são encontrados em todos os ambientes: marinho, água doce e terrestre. O nome do grupo, anfíbios (do grego, amphi - dos dois lados + bios - vida), foi dado em razão da maioria de seus representantes possuírem a fase larval aquática e a fase adulta, terrestre.
( ) Os anfíbios adultos precisam viver em ambientes úmidos, pois sua pele é fina e pobremente queratinizada, muito sujeita à perda de água. Uma delgada epiderme, dotada de inúmeras glândulas mucosas, torna a pele úmida e lubrificada, constituindo-a em um importante órgão respiratório.
( ) A classe dos anfíbios é uma classe de transição entre o ambiente aquático e terrestre. Para isso, durante a sua evolução, eles foram adquirindo novas características como o desenvolvimento de patas para a locomoção na terra, o aparecimento dos pulmões e a presença de ovos com casca, capaz de evitar o dessecamento do embrião.
( ) A Mata Atlântica, um bioma que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, é uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade. A fauna possui muitas espécies distintas, sendo várias delas endêmicas, ou seja, encontradas apenas nesse ecossistema. Entre os animais desse bioma estão: tamanduá, tatu-canastra, onça pintada, lontra e o mico-leão.
( ) Animal Peçonhento é aquele que produz substâncias tóxicas (veneno) em células especializadas de seu corpo, sendo que a forma de inoculação dependerá da espécie do animal. Podemos encontrar espécies peçonhentas na classe dos artrópodes, répteis, anfíbios e peixes.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNEAL) Extraia um átomo do seu corpo, e ele estará tão sem vida quanto um grão de areia. Somente quando se reúnem no refúgio protetor de uma célula é que esses materiais diversos podem fazer parte da dança surpreendente a que chamamos de vida. Sem a célula, não passam de substâncias químicas interessantes. Mas sem as substâncias químicas, a célula não tem utilidade. (BRYSON, 2005, p. 295).
Com base nessa informação, considera-se como uma condição no estabelecimento e manutenção de vida, conforme o conceito defendido pelo texto, a presença de:
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
(EPCAR (AFA) Num local onde a aceleração da gravidade é constante, um corpo de massa m, com dimensões desprezíveis, é posto a oscilar, unido a uma mola ideal de constante elástica k, em um plano fixo e inclinado de um ângulo θ, como mostra a figura abaixo.
Nessas condições, o sistema massa-mola executa um movimento harmônico simples de período T. Colocando-se o mesmo sistema massa-mola para oscilar na vertical, também em movimento harmônico simples, o seu novo período passa a ser T’.
Nessas condições, a razão T’/T é